Shih-poo: tudo sobre essa raça

O shih-poo pode apresentar uma grande variedade de tamanhos, pois depende do tipo de poodle que seu progenitor é (padrão, médio ou toy).
Shih-poo: tudo sobre essa raça

Última atualização: 17 maio, 2022

As diferentes raças de cães que existem no mundo são produto da seleção artificial. Esse processo implica a interferência do ser humano na reprodução dos cães, selecionando suas características mais atraentes. Graças a isso, são criadas novas variedades que tentam satisfazer as necessidades dos tutores.

A maneira mais fácil de produzir novos tipos de cães é através da hibridização. Esse processo envolve encorajar o acasalamento de duas raças puras diferentes para gerar uma nova. Um exemplo disso é a raça shih-poo, que é resultado de um cruzamento entre um shih tzu e um poodle. Continue a leitura para descobrir tudo sobre essa nova raça.

Qual é a origem do shih-poo?

A maioria dos cães híbridos, também chamados de cães de design, que existem hoje não costumam ter uma origem precisa. Isso ocorre porque a criação seletiva é uma prática amplamente utilizada. Portanto, qualquer pessoa com o conhecimento necessário pode produzir uma nova raça de cão. No caso do shih-poo, não existe uma data específica considerada para sua criação e ninguém reivindicou ser seu criador original.

Essa raça vem do cruzamento entre um shih tzu e um poodle, por isso apresenta características de ambos os progenitores. Esses tipos de hibridizações têm sido alvo de muitas críticas por interferirem na “pureza” do animal. No entanto, de acordo com um artigo da revista Plos Genetics, os cães híbridos são menos propensos a sofrer de doenças congênitas do que os de raça pura.

Como é o shih-poo?

O shih-poo é geralmente uma raça pequena que mede entre 25 e 40 centímetros de altura, pesando cerca de 18 libras. Seu corpo mantém a pelagem encaracolada típica do poodle, mas é mais saliente ao redor dos olhos e das orelhas, semelhante à aparência do shih tzu. Essas características nem sempre são as mesmas entre os exemplares, pois é normal que os traços de um dos progenitores sejam mais evidentes que do outro.

A cabeça desse cachorro tem características de ambos os pais. Isso inclui um focinho não muito longo e olhos âmbar que fazem com que ele pareça muito fofo. Além disso, a coloração de sua pelagem pode apresentar diferentes tonalidades uniformes como cinza, marrom, branco, preto ou uma mistura destes.

Uma das grandes vantagens do shih-poo é que ele não apresenta os problemas típicos de raças braquicefálicas como o shih tzu. Isso porque as características físicas do poodle melhoram a estrutura do crânio, o que beneficia a saúde da raça. Essa é uma das razões pelas quais o processo de hibridização se tornou famoso.

Como é o caráter do shih-poo?

O shih-poo é uma raça carinhosa que adora brincar com seus tutores, sendo um excelente companheiro para toda a família. Ele tem uma personalidade alerta que o torna um bom guardião. No entanto, isso por si só pode causar problemas se o animal não for educado adequadamente.

Esse cão não é agressivo como outras raças pequenas, mas pode ter certos conflitos com estranhos. A melhor forma de evitar isso é através de passeios, pois é assim que eles se acostumam a conviver com estranhos e até com outros cães. Além disso, não o deixe sozinho por muito tempo, pois você pode causar ansiedade ou problemas de comportamento.

Quais são os principais cuidados do shih-poo?

A raça shih-poo é mais adequada para morar dentro de casa ou apartamento, embora você precise garantir que ela tenha seu próprio espaço. Isso não significa que seja uma boa ideia mantê-lo dentro de casa, pois também requer caminhadas e jogos diários para gastar a energia. Geralmente, é um tipo de cão que exige atenção de seus tutores, embora seja suficiente tê-lo por perto para que não se sinta isolado.

A educação do shih-poo é um pouco complexa e difícil no início, já que alguns exemplares apresentam uma personalidade mais teimosa. Nesses casos, o melhor treinamento é o reforço positivo. Essa estratégia consiste em recompensar o cão com um prêmio quando ele realiza a ação ordenada. Dessa forma, ele é “enganado” para aprender a seguir ordens e deixar de ser teimoso.

Os cuidados com esse cão também devem ser focados em proteger a aparência de sua pelagem, caso contrário, é provável que se formem nós. A escovação diária deve ser suficiente para evitar tal complicação. Além disso, você pode aproveitar o momento para brincar com o cachorro e estreitar o relacionamento .

O shih-poo é um cachorro saudável?

Por ser uma raça híbrida, o shih-poo costuma ter uma saúde excepcional, mas isso não significa que seja imune a alguma patologia. Lembre-se de que a pureza de alguns cães os torna mais propensos a certas doenças, por isso é sempre bom conhecê-los para estar alerta. A lista a seguir contém os problemas mais frequentes:

  • Displasia do quadril: um problema congênito que causa uma união instável entre os ossos do quadril.
  • Luxação da patela (rótula): refere-se ao deslizamento (luxação) do osso que é responsável pela estabilização da articulação do joelho. É muito comum em raças pequenas.
  • Dermatite: qualquer problema de pele que cause irritação e desconforto ao cão. O shih-poo possui uma pelagem encaracolada que aumenta a probabilidade de apresentar infecções (fungos ou bactérias) que levam à dermatite.
  • Atrofia progressiva da retina: é uma doença congênita comum em poodles e shih tzus. Caracteriza-se por causar a degeneração progressiva da visão.
  • Hipotireoidismo: refere-se à falta de hormônio tireoidiano que é muito importante durante o crescimento. Pode ser causado por fatores genéticos ou por patologias secundárias.

Em geral, a raça shih-poo é uma excelente opção de animal de estimação para quem procura um cão doméstico. Seu pequeno tamanho o torna perfeito para morar em lugares pequenos, como apartamentos, então o espaço não será um problema. No entanto, antes de levá-lo para casa certifique-se de que conseguirá suprir todas as suas necessidades para lhe dar uma boa qualidade de vida.

Pode interessar a você...
O Shih Tzu, um cão do Tibete
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O Shih Tzu, um cão do Tibete

O Shih Tzu, esse pequeno cãozinho com cara de leão, é um amante da comodidade e da atenção; gosta que todos em casa estejam em atenção a ele.



  • Ackerman, L. (2021). Purebreds, Mixed-Breeds, and Hybrids. Pet-Specific Care for the Veterinary Team, 175.
  • Donner, J., Anderson, H., Davison, S., Hughes, A. M., Bouirmane, J., Lindqvist, J., … & Lohi, H. (2018). Frequency and distribution of 152 genetic disease variants in over 100,000 mixed breed and purebred dogs. PLoS genetics, 14(4), e1007361.
  • Farrell, L. L., Schoenebeck, J. J., Wiener, P., Clements, D. N., & Summers, K. M. (2015). The challenges of pedigree dog health: approaches to combating inherited disease. Canine genetics and epidemiology, 2(1), 1-14.
  • Anderson, C. (2021). Investigating Media Influence on Canine Breed Popularity and Increasing Prevalence of Genetic Linked Disorders.
  • Lang, E. (2014). Shih Poo temperament, care, costs, feeding, health, grooming, and training all included. Internet Marketing Business Publishing.