7 sintomas de obstrução intestinal em cães
Escrito e verificado por o biólogo Cesar Paul Gonzalez Gonzalez
A obstrução intestinal em cães refere-se a um bloqueio parcial ou total de líquidos e alimentos no intestino. Como você pode imaginar, isso pode ser mortal para os cães se não for tratado precoce e adequadamente, por isso é essencial detectar os sintomas de obstrução intestinal.
Os sinais clínicos de obstrução intestinal são bastante evidentes nos casos agudos, mas podem passar despercebidos em seus estágios iniciais. Por esse motivo, a seguir listamos alguns sintomas aos quais você deve estar atento em caso de obstrução intestinal canina.
Por que a obstrução intestinal é perigosa em cães?
A curiosidade dos cães geralmente os leva a morder, mastigar e consumir diferentes objetos que chamam sua atenção. Embora seja verdade que a maioria desses objetos é digerível, é possível que algumas coisas sintéticas, como plástico ou tecidos, fiquem presas no intestino. Com o tempo, esse bloqueio acumula resíduos e acaba impedindo a passagem dos alimentos (obstrução intestinal).
Durante a obstrução, os vasos sanguíneos que circundam o tecido intestinal também são comprimidos. Portanto, se o animal não for atendido logo, pode sofrer necrose. Além disso, objetos pontiagudos podem causar perfurações que liberam o conteúdo intestinal no peritônio. Isso significa que o cão corre o risco de sofrer de uma infecção generalizada grave conhecida como peritonite séptica.
Nos estágios iniciais da obstrução intestinal, os cães não correm perigo imediato. No entanto, essa condição é capaz de se agravar rapidamente e colocar sua vida em risco. Esta é a razão pela qual os guardiões devem estar bem atentos aos sinais que indicam a presença desse bloqueio no intestino.
Sintomas de uma obstrução intestinal canina
Os sintomas que indicam a presença de obstrução intestinal em cães variam de acordo com a localização e o tamanho do bloqueio. No entanto, existem alguns sinais clínicos bastante frequentes e que podem servir de alerta para os responsáveis. Entre eles estão os seguintes.
1. Letargia
Letargia refere-se a sonolência excessiva e falta de energia no animal. Embora não seja tão óbvio, a obstrução intestinal causa diversas doenças corporais em cães que se tornam mais fortes com o movimento. Por isso, evitam se movimentar abruptamente ou até mesmo deitar na maior parte do tempo.
2. Salivação excessiva
A saliva desempenha um papel fundamental durante o processo digestivo, pois ajuda a pré-digerir os alimentos e facilita seu trânsito pelo intestino. Por causa disso, quando o corpo detecta que o alimento demora mais do que o normal para sair do corpo, ele envia o sinal errado para secretar saliva.
3. Vômito
O vômito é um mecanismo natural do corpo que permite expelir qualquer objeto que prejudique o indivíduo. Quando há um bloqueio intestinal, o corpo estimula os reflexos do vômito para tentar resolver a obstrução. Claro, isso nem sempre é eficaz, mas o corpo do cão continuará tentando e causará vômitos frequentes.
4. Perda de apetite
A obstrução intestinal em cães gera uma pressão interna que causa muito desconforto e dor. Por causa disso, o animal pode perder o apetite ou até se recusar a comer. Em conjunto com os outros sintomas, é improvável que os espécimes concordem em consumir qualquer alimento.
5. Distensão abdominal
Com o passar do tempo, a obstrução intestinal em cães começa a acumular mais resíduos que aumentam de tamanho. Portanto, é causada uma inflamação que pode ser observada e até mesmo palpada. Isso pode ser mais ou menos óbvio, dependendo da gravidade do caso.
6. Ausência de fezes
A obstrução do intestino impede a passagem correta dos alimentos e, consequentemente, sua saída pelas fezes. Por isso, um dos sintomas mais evidentes de obstrução intestinal em cães é a ausência de fezes.
7. Dor abdominal
A inflamação que é gerada quando os resíduos se acumulam no intestino faz com que vários órgãos sejam pressionados. Consequentemente, há uma dor constante e lancinante na área, que só desaparecerá quando o bloqueio intestinal for liberado.
Apesar de os sintomas acima também aparecerem em outras patologias, eles devem ser considerados como um sinal de alerta que indica um problema no corpo do cão. Portanto, se você observar algum desses sinais clínicos, vá imediatamente a um veterinário para identificar a causa que o produz.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hernández Moore, E., Delgado Marín, N., López Guerrero, R., & Reguero Muñoz, J. L. (2007). ¿ ES EL LETARGO UN SIGNO FRECUENTE EN LA INVAGINACIÓN INTESTINAL?. Revista Archivo Médico de Camagüey, 11(5), 0-0.
- Hernández, C. A. (2010). Emergencias gastrointestinales en perros y gatos. Revista CES Medicina Veterinaria y Zootecnia, 5(2), 69-85.
- Rascón, P. M., Rodríguez, J. M., Rodríguez, A. G., Valls, D. A., Navas, B. B., Enrica, C. B., … & Núñez, C. V. (2015). Manual clínico del perro y el gato. Elsevier.
- Rodríguez, F., García, I., & Fominaya, H. (2021). Manual de gastroenterología clínica de pequeños animales. Grupo Asís Biomedia SL.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.