Gafanhoto: um pequeno inseto com apetite voraz

· fevereiro 4, 2019

Curiosamente, o gafanhoto consegue triplicar seu tamanho se transmutando. Dessa forma, as pragas desses animais são capazes de ingerir até 100 mil toneladas de plantas em um único dia.

Esse animal é conhecido desde os tempos antigos. Na verdade, em um dos livros mais antigos da história, a Bíblia, diz-se que este inseto aparentemente inofensivo foi o protagonista de uma das pragas do Egito. Falaremos em detalhes sobre ele a seguir!

Gafanhoto: pequeno, mas voraz

Muitos pensam que os gafanhotos são animais inofensivos, e são, mas apenas quando estão sozinhos.

Dessa forma, é possível dizer que este animal tem uma espécie de “vida dupla”. Sozinhos, são animais inofensivos que só querem viver felizes, saltando nos campos.

Eles são solitários e costumam viver dessa forma. No entanto, em algum momento de suas vidas, podem ter a oportunidade de viver com vários outros indivíduos de sua espécie.

Quando se reúnem em grandes grupos, os gafanhotos se tornam muito destrutivos, comendo e destruindo toda a vegetação que encontrarem em seu caminho.

Viver em conjunto faz com que se comportem de uma maneira diferente. Ou seja, mudam sua personalidade e também seu modo de vida.

Assim, aproveitam-se da “união faz a força” e se tornam um enxame imbatível que devasta tudo em seu caminho.

Obviamente, essa transformação não acontece com todos os gafanhotos. Entretanto, há uma estimativa aproximada de que acontece em 10 das oito mil espécies que existem.

"Nuvem" de gafanhotos

Nuvens de gafanhotos

Quando os gafanhotos se reúnem, podem cobrir áreas de 1,2 mil quilômetros. Dessa forma, pode haver cerca de 80 milhões desses animais por quilômetro quadrado.

Agora entendemos um pouco mais do que a Bíblia fala sobre a praga do antigo Egito! Foi graças a essa história, independentemente de ser verdadeira ou não (cada um tem sua opinião), que começou-se a investigar esse animal mais profundamente.

Eles são capazes de viajar cerca de 200 quilômetros por dia a cerca de dois mil metros de altura. Além disso, o mais impressionante é que eles podem devorar um enorme campo em um único dia. Até cem mil toneladas de plantas em 24 horas! Realmente são animais devastadores!

Uma das pragas mais conhecidas desses animais atualmente ocorreu na ilha de Madagascar, um local que praticamente vive da agricultura.

Em 2012, a existência de nuvens de gafanhotos chegou a um ponto extremo, o que gerou grandes perdas nesse campo e, portanto, medidas sérias tiveram de ser tomadas.

gafanhotos

O Governo começou uma fumigação que deveria ser realizada em um período de quatro anos, mas faltavam fundos para concluí-la.

Apesar disso, ela acabou sendo finalizada. No entanto, antes disso, outro grande surto desses insetos surgiu na África, na Austrália e no sul da Europa.

Em que momento os gafanhotos se reúnem?

Quando se tornam adultos, os gafanhotos podem até triplicar de tamanho. Ao longo da vida, eles mudam de cor, encurtam seu corpo, que logo depois passa a esticar, e seu cérebro cresce.

Uma vez que a mudança é concluída, eles liberam feromônios que atraem outros espécimes e começam a se reproduzir, até criar um enorme enxame que não se separará mais.