Sisão: tudo sobre uma ave "quase ameaçada" de extinção

Os filhotes de sisão são bastante precoces. Aos 20 dias de idade já podem voar, independentemente de terem emplumado até 40 ou 45 dias após a eclosão. Saiba mais sobre essa espécie aqui.
Sisão: tudo sobre uma ave "quase ameaçada" de extinção
Georgelin Espinoza Medina

Escrito e verificado por a bióloga Georgelin Espinoza Medina.

Última atualização: 08 julho, 2023

Existem diferentes espécies de aves no mundo. Cerca de 10.644, com uma grande variedade de formas, tamanhos, cores e estilos de vida. Entre elas, temos o sisão, uma espécie que está quase ameaçada de extinção e que foi eleita a ave do ano em 2017. Você o conhece?

Seu nome científico é Tetrax tetrax e é o único espécime de seu gênero. Pertence à família Otididae e à ordem Otidiformes, razão pela qual está relacionado com a abetarda. Se você quiser aprender sobre ele, neste espaço encontrará tudo o que está relacionado com a sua biologia. Não perca nenhum detalhe!

Onde vive o sisão?

Essa espécie habita áreas abertas de pastagens secas. Embora possa se adaptar a áreas cultivadas e de pastagem. Tem preferência por espaços amplos, mas que ofereçam diversidade vegetal para alimentação de insetos.

A nível geográfico, temos que as populações ocidentais estão localizadas na Rússia, Geórgia, Quirguistão, Cazaquistão, Ucrânia, China, Irã e Turquia. Já as orientais encontram-se na Espanha, Portugal, Itália, França e Marrocos. A Península Ibérica alberga um grande número de indivíduos, sendo o local de invernada mais importante para os espécimes ocidentais.

Características físicas do sisão

As asas da sisão têm uma risca branca e pontas escuras,
As asas do sisão destacam-se por uma faixa branca, com pontas escuras, que melhor se aprecia durante o seu voo. Crédito: Mike Watson/BirdQuest.

Os sisão machos e fêmeas assemelham-se na coloração, mas apenas fora da fase reprodutiva. Assim, apresentam uma plumagem com cores marrons e com padrões de finas linhas pretas. As partes da barriga são brancas, enquanto o bico e as patas geralmente são castanhos claros. As asas são brancas, mas as pontas das primárias são pretas.

A aparência dos filhotes é semelhante à dos adultos. O macho muda suas cores para a reprodução. Dessa forma, o pescoço fica preto, com uma gola branca (uma linha na base e outra em forma de “v”) que deixa a ave com um aspecto muito elegante. Isso também destaca o rosto cinza azulado e a garganta.

Tamanho

A Animal Diversity Web detalha que essas aves medem de 40 a 45 centímetros de comprimento e têm uma envergadura de 105 a 115 centímetros. Por outro lado, o peso corporal varia entre 700 e 950 gramas.

Comportamento

São aves sociais e migratórias, principalmente no inverno, pois formam bandos. Esses grupos podem ser mistos, com exemplares de cortiçol-de-barriga-branca (Pterocles alchata).

Assim, é detalhado em um artigo da revistaAnimal Conservation, publicado em 2010, onde é explicado que esse comportamento é mais frequente durante o inverno (até 65% de interação).

As aves conhecidas como sisão realizam voos rápidos, algo semelhantes aos dos patos. Os movimentos geram um chiado característico, que é a causa do nome popular dessas aves. Esse som é produzido graças à diferença de comprimento de uma das penas primárias da asa.

Em relação às suas vocalizações, essa espécie é bastante silenciosa, principalmente a fêmea. O macho emite um som típico de acasalamento. Além disso, o filhote emite um apito suave como chamada.

O que o sisão come?

A sisão é uma ave ameaçada.
O sisão está ameaçado pela destruição do seu habitat. Crédito: Pierre Dalous/Wikimedia Commons.

Relativamente à sua alimentação, o sisão é uma ave omnívora, com uma alimentação variada que inclui plantas, sementes e alguns invertebrados, como os insetos. Estes últimos são muito importantes na época de reprodução e criação dos filhotes.

Um estudo publicado na revista Bird Study em 2002 indica que os adultos consomem mais material vegetal, enquanto os filhotes preferem artrópodes. Dentre eles, os Coleoptera são os mais ingeridos.

Outra pesquisa da revista Avian Conservation, de 2017, avaliou a dieta invernal dessa espécie na Espanha. Assim, especifica que as plantas mais consumidas nessa época são leguminosas cultivadas e ervas daninhas. Também estabelece que a alimentação pode ser variável, dependendo se é usado um sistema de sequeiro ou irrigado. Por exemplo, neste último caso, o espécime preferido é a alfafa.

Reprodução

A reprodução ocorre uma vez por ano, no período da primavera. O sisão macho se exibe para tentar atrair a fêmea, incluindo comportamentos como vocalizações distintas, chutes, bater de asas e até pular – todos mestres do show.

O ninho é feito em depressões no solo, geralmente cobertas com material vegetal. Em geral, a postura consiste em 3 a 4 ovos (no máximo 6) e a incubação dura aproximadamente 3 semanas. Da mesma forma, todos os cuidados são realizados pelas fêmeas.

Tetrax tetrax estado de conservação

Essa espécie está quase ameaçada de extinção, de acordo com a classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que se mantém desde 2004. No entanto, na Europa, o quadro é mais preocupante, uma vez que está incluído como espécie vulnerável à extinção.

A população ronda os 194.000 a 280.000 indivíduos reprodutores na Europa e estima-se uma grande redução de tamanho, apesar da ampla distribuição nesse continente. A principal ameaça é a perda e degradação do habitat, devido à conversão de pastagens em terras de cultivo de baixa intensidade.

Assim, o sisão é uma ave social e migratória, com uma ampla distribuição. No entanto, as práticas humanas estão alterando seu habitat e, como resultado, sua sobrevivência está ameaçada, especialmente na Europa. Lembremo-nos que todos somos importantes para o correto equilíbrio ecológico: podemos ajudar essa e outras espécies a vencer a batalha.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.