4 soluções caseiras para eliminar as pulgas do seu amado pet
Revisado e aprovado por veterinário e zootécnico Sebastian Ramirez Ocampo
Combata as pulgas com as dicas que apresentaremos a seguir. Saber disso é muito útil porque esses seres minúsculos estão sempre presentes na vida de quem tem animais de estimação.
Além das pulgas, é comum que nossos peludos atraiam carrapatos e ácaros, principalmente se estivermos falando de cães e gatos que costumam sair de casa para passear na natureza. Continue lendo para descobrir como você e seus animais de estimação podem ficar tranquilos de forma natural, ecológica e muito econômica.
Quais são os remédios para combater as pulgas?
Se uma das razões pelas quais você evita levar o seu animal de estimação são as pulgas, podemos afirmar que existem alguns remédios caseiros que as combatem na perfeição. Tome nota porque vamos apresentar os melhores!
1. Álcool com óleo de melaleuca
Um dos remédios caseiros que melhor combate as pulgas é a mistura de álcool etílico com óleo de melaleuca em água destilada. Esta preparação deve ser introduzida em um pulverizador com o qual você vai borrifar a pele do seu peludo após o banho.
O ideal será terminar o banho, escovar um pouco o cão ou gato e aplicar esta preparação fora de casa. Isso porque seu cheiro é um tanto penetrante e é conveniente que o ar leve embora o excesso de partículas.
2. Água das folhas de poejo
Outro dos remédios caseiros infalíveis é a água de folhas de poejo, uma planta muito fácil de conseguir. O que você deve fazer é ferver um litro de água, quando atingir o ponto de fervura, adicione um punhado de folhas e deixe descansar.
Quando a água estiver pronta, coloque-a em um borrifador e aplique no seu animal de estimação. É uma boa ideia escovar o animal primeiro, borrifar e escová-lo novamente. Você pode fazer algo semelhante, mas com óleo essencial de eucalipto em vez de folhas de poejo.
3. Chá de camomila
A camomila é uma planta aromática e medicinal com múltiplos usos. Combata as pulgas com uma infusão que pode ser preparada como indicamos no ponto anterior. Claro, a preparação deve ter um bom nível de concentração porque é o cheiro que vai afastar os animais irritantes.
Quando a água de camomila estiver fria ou morna, dê banho no cachorro. Além de afastar as pulgas, a camomila presente na infusão vai acalmar a pele irritada e as feridas deixadas por mordidas e arranhões.
4. Vinagre para combater as pulgas
O vinagre é um dos líquidos que não pode faltar em quase nenhuma casa devido aos seus múltiplos usos. Um deles é o cuidado e o bem-estar do seu pet. Para usar esse líquido como antipulgas, você deve misturar uma parte de vinagre para duas partes de água em um borrifador.
Aplique diretamente na pele do seu cão ou gato ou esfregue com um pano ou algodão embebido. Você terá que ter muito cuidado com os olhos, ouvidos e nariz, entre outras partes sensíveis.
Agora que você já sabe que existem opções naturais e muito baratas, combata pulgas e carrapatos antes que eles prejudiquem seus queridos amigos de quatro patas. Lembre-se de que para que funcionem, você deve aplicar a mesma preparação que escolher na cama e nos locais de descanso habituais, onde os parasitas podem se esconder.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Pino-Otín, M. R., Ballestero, D., Navarro, E., González-Coloma, A., Val, J., & Mainar, A. M. (2019). Ecotoxicity of a novel biopesticide from Artemisia absinthium on non-target aquatic organisms. Chemosphere, 216, 131-146.
- Eller, F. J., Fezza, T., Jang, E. B., & Palmquist, D. E. (2015). Field test for repellency of cedarwood oil and cedrol to little fire ants.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.