Posso dar banho no cão depois de colocar a pipeta nele?

As pipetas antiparasitárias são usadas para cuidar do bem-estar dos animais de estimação. Ao dar banho em um cão, será importante saber quando aplicar uma pipeta.
Posso dar banho no cão depois de colocar a pipeta nele?

Última atualização: 23 setembro, 2022

Ao dar banho num cão, procuramos o resultado de vários objetivos: queremos que eles fiquem bonitos e bem apresentados, cheirando bem e, claro, realizar a remoção de carrapatos de sua pele. Um convidado desconfortável para eles. No entanto, quando você termina de dar banho no cachorro, descobre que as pulgas não desapareceram.

É aqui que entram em ação os produtos que ajudam a eliminar certos parasitas que se aninham na pele do animal. Um desses produtos é a pipeta, um procedimento antiparasitário muito eficaz para nossos cães.

As pipetas são fáceis de manusear, pois podem ser usadas no cão sem sair de casa. Mas é importante ressaltar que esses produtos devem ser homologados por um veterinário, pois a forma de aplicação varia de acordo com a raça do cão e o estado em que se encontra. Vamos ver como são aplicados.

Para que serve uma pipeta

Uma mulher dá muito amor ao seu cachorro.

As pipetas como produto antiparasitário foram criadas para prevenir parasitas externos e eliminar carrapatos antes de dar banho em um cão. Existem diferentes tipos no mercado com seus respectivos ingredientes, feitos para remover um determinado parasita. Também vai depender do tamanho do cão para saber que tipos de concentrados o produto possui.

Como aplicar uma pipeta

Uma vez que o veterinário avalie o estado de saúde do cão, ele poderá recomendar a pipeta adequada para aplicar antes do banho. Por enquanto, seguem algumas dicas:

  • A pipeta é aplicada diretamente na pele do cão. Separe bem o pelo para que o produto possa ser absorvido.
  • Você não pode aplicar a pipeta quando estiver prestes a dar banho em um cachorro. O ideal seria aplicar o produto primeiro e esperar 48 horas antes de dar o banho.
  • Se aplicar a pipeta durante o banho, o que pode acontecer é que o sabão irá retirar o produto da pele do cachorro. É por isso que é melhor esperar que o conteúdo da pipeta faça seu trabalho e depois dar banho no animal.
  • Como a pipeta é um antiparasitário externo, é necessário conhecer a raça do cão e seu tamanho para determinar que tipo de pipeta ele precisa.
  • O tamanho do cão é importante para poder especificar a dose necessária ao aplicá-la. Por exemplo, se o cachorro for grande, você precisará de duas pipetas.

Se for aplicar o produto, lave primeiro as mãos e, se por algum motivo não puder aplicar, leve o cão ao veterinário para que ele possa fazer a aplicação.

Quais são os efeitos posteriores?

Já está mais do que claro que, antes de dar banho em um cachorro, você primeiro deve aplicar a pipeta. Agora, uma vez que o animal recebe o conteúdo, os componentes do produto duram vários dias. Isso pode variar dependendo do tamanho e da raça do cão.

Reações alérgicas

Pode acontecer de a pipeta provocar algum tipo de reação alérgica no animal e isso pode ocorrer quando o cão está seguindo um tratamento específico. Se, dado o caso, o cão receber uma pílula para combater parasitas intestinais, não aplique a pipeta ao mesmo tempo para evitar qualquer tipo de reação.

Últimas recomendações e vantagens

Pipeta de pulgas para cachorro

Em primeiro lugar, consulte sempre o veterinário sobre a forma correta de aplicar um vermífugo e, em segundo lugar, verifique o peso do cão para escolher a pipeta correta. Terceiro, lembre-se de que o cão pode ser banhado após 8 dias de aplicação deste produto.

As pipetas são uma ferramenta conveniente para os tutores dos peludos, pois são um produto fácil de aplicar, sem causar dor no animal e também sem que ele esteja ciente de sua aplicação. Por fim, o banho sempre será nosso melhor aliado e a pipeta fará seu trabalho de eliminar carrapatos irritantes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.