Como ter um jardim livre de pulgas e carrapatos?

Os truques para manter um jardim livre de pulgas e carrapatos estão neste artigo. Uma prévia: o cuidado e a manutenção da vegetação é a melhor prevenção.
Como ter um jardim livre de pulgas e carrapatos?

Última atualização: 24 fevereiro, 2022

Se você mora em uma casa com quintal, certamente deseja manter o espaço livre de pulgas e carrapatos. Esses parasitas podem não apenas infestar os animais com os quais você vive, mas também podem picar você. Além disso, o maior problema não é tanto a picada, mas também as doenças transmitidas por esses pequenos animais.

Portanto, neste artigo você encontra os segredos para manter as pulgas e os carrapatos longe do ambiente doméstico. Ao seguir essas dicas, seu espaço verde ficará lindo sem nenhum parasita escondido em suas folhas. Não perca.

Mantendo seu jardim livre de pulgas e carrapatos

A melhor arma que você terá contra a presença desses parasitas perigosos é a prevenção. A manutenção adequada do jardim envolve medidas que, por si só, afastam os insetos e aracnídeos que podem ser um problema. Vamos conferir as medidas preventivas.

Deixe o sol brilhar no seu jardim

Pulgas e carrapatos (assim como muitos outros parasitas e insetos) se sentem atraídos por áreas úmidas e escuras, pois é aqui que eles sobrevivem e se reproduzem melhor. Portanto, tente não deixar áreas sem sol em seu jardim. Para isso, você deve podar as plantas altas e não regar em excesso os cantos e as fendas que passam muitas horas à sombra.

Em alguns casos, também é útil se livrar de enfeites e pedras que podem servir de abrigo.

Corte a grama

Um gramado descuidado sempre atrai invertebrados em busca de um lugar para viver e procriar. O simples fato da sua presença pisando no chão e aparando a grama já é uma forma de assustá-los, fazendo com que saiam do abrigo. Claro, tome cuidado para não prejudicar a fauna nativa no processo.

Mantenha seu jardim limpo

Embora possa não parecer, mover os objetos do jardim de vez em quando (potes, móveis, ferramentas, etc.) e limpar os cantos também é importante. Além disso, o espaço deve ser cuidado com atenção, pois a madeira e outros materiais estragam e liberam sujeira que atrai pulgas e carrapatos.

Como manter seu jardim livre de pulgas e carrapatos

Atraia predadores de pulgas e carrapatos

Um jardim colorido com flores atrairá pássaros e outros insetos comedores de invertebrados. Além disso, é uma boa ação dar às abelhas (Apis mellifera) um local para se alimentar, pois são uma espécie muito necessária nos ecossistemas e que enfrenta muitas ameaças.

Aproveite as plantas aromáticas

Outra boa ideia é ter plantas aromáticas no jardim. Algumas delas são fáceis de manter, atraindo abelhas e pássaros e ao mesmo tempo afastando pulgas, carrapatos e outros invertebrados indesejados, como mosquitos ou vespas. Você pode até usá-las para cozinhar. As mais eficazes são estas:

  • Lavanda.
  • Camomila.
  • Alecrim.
  • Menta e hortelã.
  • Citronela.
  • Erva-dos-gatos.

Mantenha seus animais vermifugados e protegidos

Mesmo se você tentar manter um jardim livre de pulgas e carrapatos, não adiantará nada se seus animais os trouxerem consigo. Cães, gatos e quaisquer outros animais que passem algum tempo fora de casa devem ser protegidos contra parasitas externos com coleiras e pipetas.

Preservar a saúde de seus animais de estimação significa se proteger também. Os carrapatos, por exemplo, às vezes transmitem a doença de Lyme, uma infecção bacteriana perigosa para os humanos que começa com erupção na pele, febre e fadiga, mas acaba afetando o sistema nervoso e causando a morte se não for tratada a tempo.

O que devo fazer se já tiver uma infestação de pulgas ou carrapatos no meu jardim?

Caso já exista uma infestação no seu jardim (e provavelmente na sua casa), é bem possível que você precise recorrer à eliminação dos parasitas em vez de afugentá-los. Nesses casos, é melhor evitar os inseticidas em aerossol e os produtos químicos tóxicos para outras espécies. Existem outros métodos que são úteis nesses casos.

Terra de diatomáceas

As diatomáceas são algas fossilizadas que costumam ser usadas para fertilizar as plantas. Além disso, a partir delas é criado um inseticida ecológico e natural com toxicidade zero para animais domésticos e humanos. Elimina as pulgas e os carrapatos por desidratação.

Nematoides patogênicos dos parasitas

Uma forma de controle biológico de parasitas, como as pulgas e os carrapatos, que atacam os animais é a liberação de produtos que contêm nematoides que parasitam esses invertebrados. As espécies mais utilizadas são as dos gêneros Steinernema e Heterorhabditis.

Os nematoides são considerados um método seguro porque não parasitam outros animais ou humanos. Além disso, não se tornam uma praga, pois morrem ao ficarem sem pulgas e carrapatos para infestar.

Produtos de limpeza especializados em pulgas e carrapatos

Acabar com uma infestação avançada em casa e no jardim exige uma limpeza completa e minuciosa, pois também é necessário remover os ovos que se espalham nas superfícies. No mercado existem muitos produtos de limpeza específicos para isso e que não representam risco para a família.

Na maioria dos casos, é necessário aplicar os tratamentos várias vezes para matar todas as gerações de parasitas.

O carrapato é a causa da anaplasmose canina.

Em qualquer caso, se você não consegue manter seu jardim livre de pulgas e carrapatos, pode precisar recorrer a um profissional de desinsetização. Infestações graves são impossíveis de conter usando métodos tradicionais e representam um perigo para a saúde dos seus animais e a sua, por isso não hesite em pedir ajuda antes que a situação saia do controle.

Pode interessar a você...
Como tirar pulgas de um cachorro?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Como tirar pulgas de um cachorro?

Tirar as pulgas de um cachorro é tão rápido quanto os próprios parasitas. Existem remédios caseiros e farmacológicos. Saiba mais aqui!