Tapete ou almofada: qual escolher para o cachorro?

Os cães geralmente parecem ficar confortáveis em quase qualquer posição. Por esse motivo, às vezes pode ser difícil determinar se eles se sentem mais confortáveis usando tapetes ou almofadas. No entanto, ao conhecer as vantagens de ambos, você poderá ajudar seu cachorro a dormir melhor.
Tapete ou almofada: qual escolher para o cachorro?

Última atualização: 13 julho, 2020

Tapete ou almofada? Talvez essa seja a pergunta mais frequente que os donos de animais de estimação se fazem. Afinal, o conforto dos nossos melhores amigos é um dos fatores mais importantes para que eles tenham uma vida feliz.

Se você tem cães, provavelmente já os viu dormir em quase qualquer posição. Desde pequenas bolinhas de cachorro até com a cabeça pendurada, assim como de lado, de bruços, de barriga para cima… A lista é interminável.

No entanto, os cães, assim como os humanos, certamente se sentem melhor quando conseguem dormir bem. Porém, dormir é muito mais do que fechar os olhos e entrar no estado de sonho. Dormir também envolve descansar ao máximo e recuperar as energias.

Para os humanos, os travesseiros são uma parte quase indispensável de uma boa noite de descanso. Os travesseiros ajudam a manter a coluna alinhada adequadamente, evitando, assim, dores e câimbras.

Os seres humanos têm cabeças muito pesadas em relação ao restante do corpo, pois nossos cérebros são grandes. Contudo, a fisiologia dos cães é um pouco diferente.

Proporcionalmente, os ombros dos cães são bastante estreitos, permitindo que eles durmam de lado, sem apoio adicional para o pescoço. No entanto, isso não significa que não seja mais confortável para eles que haja algum suporte para a coluna.

Tapete ou almofada

Ao escolher entre um tapete ou uma almofada, você deve ter em mente que cada cachorro é único. Assim, a escolha só será clara quando você conhecer os hábitos de descanso do seu cachorro.

Ensine seu cachorro a usar uma almofada… se ele quiser

Existem dois tipos de almofadas que você pode oferecer para o seu cachorro: uma almofada pequena para apoiar a cabeça ou uma almofada grande para que ele possa se deitar com o corpo inteiro.

A almofada pequena funciona de maneira semelhante aos travesseiros dos humanos: um apoio para o pescoço e para a cabeça. Por outro lado, uma almofada grande deve ter um tamanho maior do que o corpo do seu cachorro.

Em uma almofada grande, seu cachorro poderá deitar o corpo inteiro em cima dela. Nesse caso, a almofada vai funcionar da mesma forma que os colchões para os seres humanos.

As almofadas podem ajudar para que o cachorro se mantenha aquecido e confortável durante as noites e as estações frias. No entanto, nem todos os cães se sentem confortáveis ​​usando almofadas, embora você só poderá descobrir ao lhe oferecer uma.

Em geral, cães pequenos e médios preferem almofadas grandes, onde possam descansar o corpo todo. Cães grandes, por outro lado, geralmente preferem almofadas pequenas ou médias.

Tapete ou almofada

Assim como os seres humanos, os cães conseguem dormir no chão. No entanto, isso não significa que essa seja a preferência de todos os cães. As almofadas são ideais para aliviar certas dores que seu cachorro possa estar sentindo no corpo.

Um tapete é a escolha certa?

Os tapetes são a escolha ideal para um cachorro em locais mais quentes. Por estarem mais próximos do chão, os tapetes permitem que o animal mantenha uma temperatura corporal agradável.

Outra vantagem do uso dos tapetes é a portabilidade. Se você viaja com frequência ou geralmente acampa nos fins de semana, é bom ter um tapete para o seu cachorro. Dessa forma, mesmo que mudem de ambiente, seu cachorro vai saber onde é o lugar dele. Isso lhe dará tranquilidade e permitirá que ele durma mais confortavelmente.

Muitos cães gostam de desafios. Mesmo que você não veja dessa maneira, uma almofada é o desafio perfeito para um cachorro entediado. Quando um cachorro está entediado, ele pode gastar seu tempo rasgando a almofada, para o horror dos seus donos.

Um tapete reduz completamente o risco de seu cachorro acabar engolindo pedaços de algodão ou de poliéster. Além disso, um tapete é muito fácil de limpar e reduz as possíveis alergias causadas por ácaros.

Tapete ou almofada? Como saber se seu cachorro está confortável

Um cachorro confortável é um cachorro que muda de posição enquanto descansa.  Se seu cachorro fica na mesma posição durante várias horas, provavelmente ele está desconfortável.

Tapete ou almofada

Se possível, dê ao seu cachorro pelo menos duas áreas diferentes onde ele possa descansar. Dessa forma, ele poderá mudar de posição de descanso quando quiser.

A preferência do seu cachorro por um tapete ou uma almofada pode variar ao longo do ano e tem relação com a temperatura. Nos meses de inverno, muitos cães podem ser vistos enrolados em si mesmos, formando uma bolinha. Esse comportamento ocorre porque o animal está tentando minimizar o contato com o chão para manter o calor corporal.

Pelo contrário, nos meses quentes, muitas vezes o cachorro se estica o máximo possível. Durante esse período, os animais de estimação preferem ficar na sombra e sobre superfícies mais frias para reduzir um pouco o calor corporal.

Por isso, nos meses quentes, é provável que o seu cachorro prefira usar tapetes, enquanto nos meses frios ele vai preferir as almofadas.

Lembre-se de que uma área de descanso para o seu cachorro, seja com um tapete ou com uma almofada, deve permitir que ele se estique totalmenteSe seu cachorro não tiver espaço suficiente para se esticar, ele pode desenvolver problemas médicos. A escoliose e a irritação nervosa nas costas, bem como a compressão muscular, são problemas reais que afetam os animais de estimação.

Seja um tapete ou uma almofada, seu cachorro sempre vai precisar de uma cama que seja só deleNão cometa o erro de dormir com o seu cachorro – isso só terá como resultado um sono desconfortável para os dois.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Mascot, J. (1990) La hernia discal en el perro. Clínica veterinaria de Pequeños Animales. Volúmen 10, Número 2.
  • Lucas, E. (1977) Patrones de sueño y alerta en perros. Physiology & Behavior. Volúmen 19, Número 2.
  • O’Donnell, C.P.; King, A.R. (1994) Relación entre la presión arterial y la obstrucción de aire durante el sueño en perros. Journal of Applied Physiology. Volúmen 77, Número 4.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.