Ter um animal de estimação te fará uma pessoa mais feliz

· janeiro 28, 2019
Animais domésticos ajudam a combater a depressão, o estilo de vida sedentário e o estresse, e também nos trazem muitos outros benefícios.

Quando você é o dono de um animal, chegará o momento em que vai notar a felicidade que ter um animal de estimação traz para sua casa e para todas as pessoas com quem tem contato.

Está cientificamente comprovado que um animal de estimação pode tornar seu dono mais feliz. Eles nos ajudam a esquecer o infindável número de problemas que podemos enfrentar no dia a dia, como o estresse e a depressão.

De que maneira ter um animal de estimação pode nos ajudar?

Alguns psicólogos da Universidade de Miami descobriram que os donos de animais de estimação têm maior qualidade de vida.

Além disso, são pessoas mais sociáveis, porque estão habituadas a interagir continuamente com outro ser vivo, o que as torna mais empáticas e amigáveis.

O mesmo estudo revelou que as pessoas que têm animais de estimação desenvolvem uma melhor autoestima e tendem a ser mais confiantes ​​ao construir um novo relacionamento.

Animais de estimação e crianças

Por isso, também é altamente recomendável a inclusão de animais de estimação na vida das crianças.

Segundo estudos, crianças que possuem cães e gatos são mais sociáveis ​​do que aquelas que não têm animais de estimação.

Lembre-se de que deixar certos cuidados sob responsabilidade das crianças, como limpar a sujeira dos animais e alimentá-los, ajuda a fazer com que elas venham a desenvolver um forte senso de responsabilidade.

cães e crianças

Estima-se também que 63% dos donos de pets consideram os animais que vivem com eles como membros da sua família. Isso fortalece o vínculo que existe entre as pessoas que cuidam do animal de estimação.

Animais de estimação e saúde mental

É um fato que acariciar um cão pode aumentar os níveis dos neurotransmissores. Também de hormônios como endorfina, dopamina, ocitocina e prolactina, ingredientes ativos que fazem a pessoa se sentir feliz.

Também foi provado que pensar em animais de estimação e em outros animais que nos fazem companhia na vida cotidiana nos mantém longe da tristeza que é gerada após uma rejeição ou isolamento social.

Na prática, animais de estimação podem ser usados ​​como terapia com pessoas em depressão, pessoas com autismo ou síndrome de down.

Cães também são usados ​​para fins terapêuticos com idosos e, assim, oferecem companhia a essas pessoas, naquilo que é conhecido como zooterapia.

Animais de estimação também são úteis para recuperar alguém depois de uma má experiência.

Ficou provado que as pessoas que vivem com animais se recuperam mais rapidamente de uma experiência ruim do que quando estão com um amigo ou com seus parceiros.

Estas são as principais razões pelas quais um animal de estimação nos faz bem:

  • Os animais chamam nossa atenção, o que nos distrai e nos ajuda a relaxar.
  • Um animal de estimação oferece apoio social, que regula nosso estado de estresse.
  • Eles oferecem contato físico com outro ser vivo, o que é bom para o corpo e para a mente.
alegria que um cão traz

Um animal de estimação pode ajudar até mesmo um estudante universitário ou pessoas que trabalham em casa, pois ajuda-os a se sentirem acompanhados e menos deprimidos.

Animais de estimação e bem-estar físico

Ter um animal de estimação pode ajudar a combater um estilo de vida sedentário. Os donos de cães têm 54% mais probabilidade de fazer a quantidade diária recomendada de exercício.

As crianças também se beneficiam da atividade física quando têm um cachorro.

Adotar um cão ou gato pode reduzir os níveis de pressão arterial em pessoas que sofrem de ataques de estresse, até melhor do que a medicação.

Nos Estados Unidos, isso foi comprovado em um estudo realizado com corretores de ações hipertensos que moram na cidade de Nova York.

Outro estudo conduzido por pesquisadores suíços mostrou que a interação com um cão pode reduzir a frequência cardíaca e o cortisol, o hormônio do estresse.

Por todas estas razões, ter um animal de estimação em casa tornará nossa vida muito mais agradável. Um animal de estimação ajuda você a se manter saudável física e mentalmente.

Por outro lado, e apesar de exigirem uma grande responsabilidade, serão continuamente gratos e nos mostrarão isso com todo o carinho do mundo.