Terapia floral para o seu cão
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Os cães, assim como os seres humanos, também sentem tristeza, depressão, medo e estresse. E o humor determina seu comportamento. Para ajudá-los a equilibrar e atingir o bem-estar emocional, a terapia floral está sendo muito usada atualmente.
O tratamento baseado na essência das flores, conhecidas como florais de Bach, é uma maneira natural e eficaz de combater sentimentos negativos e de manter a harmonia.
Nos cães, esta terapia floral tem o mesmo sucesso que nos seres humanos. Principalmente porque eles não têm preconceitos e nem racionalizam o tratamento. Mas o que é a terapia floral? Quais são os benefícios dessa terapia em cães?
O que é a terapia floral?
Este tipo de terapia baseia-se na administração de uma infusão de essências de 38 flores naturais, que foram diluídas em diferentes líquidos para atingir sua durabilidade.
A terapia floral não tem contraindicações, porque é um tratamento suave e não causa nenhum dano ao animal. Pelo contrário, os benefícios para o cão são imediatamente evidentes.
Benefícios da terapia floral para cães
Os cães manifestam seus sentimentos através de seu comportamento. Talvez, depois de alguma mudança súbita em sua rotina, o cão se torne agressivo, depressivo, mal-humorado…
Se você notar essas mudanças em sua personalidade, primeiro, você deverá ir ao veterinário para descartar qualquer causa física que possa estar afetando o seu animal de estimação.
Uma vez diagnosticado, o mesmo profissional indicará como iniciar a terapia floral de acordo com o que o cão precisa. Você também pode encaminhá-lo para um especialista em terapias alternativas para animais de estimação.
Às vezes, também é necessário incluir no tratamento algumas sessões de modificação de comportamento, quando o cão é agressivo e desobediente às ordens do dono.
Comportamentos que podem ser tratados
A terapia floral é útil para modificar e equilibrar os seguintes comportamentos e emoções dos cães:
- Medo: quando o cão teve situações de abandono, maltratado ou cárcere, geralmente ele apresenta medo do contato humano.
- Estresse: manifesta-se através de comportamentos obsessivos e repetitivos após uma mudança repentina, ou como uma resposta ao humor do dono.
- Desobediência: muitas vezes os cães manifestam seu nervosismo através da desobediência aos seus donos. É uma maneira de canalizar o excesso de energia.
- Agressão: um cão é agressivo devido a vários fatores, incluindo humores negativos que desestabilizam seu comportamento, como violência, isolamento ou negligência. Com essa agressividade, quase sempre o cão é extremamente dominante, tem problemas de convivência com outros animais de estimação ou crianças.
- Depressão e tristeza: devido a uma perda ou sem razão aparente, um cão manifesta um comportamento autodestrutivo ou limpa excessivamente a pelagem. Talvez, ele seja muito apegado ao seu dono, sofre todas as vezes que é deixado sozinho ou se mostre apático e sem apetite.
- Traumas: após uma operação cirúrgica, uma doença, um acidente, separação ou qualquer circunstância traumática, o cão se torna inseguro, medroso ou desorientado.
Em geral, esses são os comportamentos mais frequentes. Cada cão é diferente e pode demonstrar que ele sofre uma mudança em seu humor de uma maneira diferente.
No entanto, você sempre notará mudanças negativas no comportamento habitual de seu cão. Este será um sinal de alerta que deverá motivá-lo a levar o seu pet a uma consulta com o veterinário.
Como administrar a terapia floral em seu cachorro
Primeiro, o especialista fará um diagnóstico baseado no comportamento do cão para determinar quais emoções o levam a agir assim e qual é o motivo.
O proprietário é entrevistado exaustivamente para descartar situações traumáticas para o cão, mas que são consideradas “normais”. É o caso de uma mudança, da chegada de um bebê, um divórcio, da morte de um dos proprietários, etc.
Se o cão for receber a terapia floral, o especialista indicará a essência apropriada, o número de gotas por dia e a duração do tratamento.
Administrando as gotas
A administração do tratamento é simples. As gotas podem ser colocadas na parte de trás do animal, na cabeça, diretamente na boca do cão ou diluídas na água. A dose habitual é de quatro gotas, quatro vezes ao dia.
De qualquer forma, o cão é muito sensível a esta terapia graças ao seu grande olfato – a chave para o tratamento – e os resultados positivos são rapidamente apreciados.
A terapia floral para cães é tão eficaz e recomendável quanto para humanos. Não tem efeitos colaterais. No entanto, não se deve esquecer que é uma terapia alternativa. Alguns comportamentos negativos do cão devem ser erradicados com aulas de obediência e outros métodos que o veterinário poderá indicar.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.