Tipos de galgos: conheça 7 cães dessa raça veloz

Tipos de galgos: conheça 7 cães dessa raça veloz
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García.

Última atualização: 21 dezembro, 2022

Os galgos não são apenas animais de corrida ou caça, eles também são ótimos animais de estimação. Conheça a seguir 7 tipos de galgos!

Os galgos pertencem a uma raça canina que se caracteriza por ser muito veloz, podendo chegar a 70 km/h. Sua construção delgada, suas pernas longas e seu amplo campo visual os tornam cães ideais para corridas. Embora existam muitos tipos de galgos, todos compartilham de algumas semelhanças.

A origem dessa raça remonta à época dos faraós do Egito. Foram descobertas na arte egípcia gravuras, esculturas e pinturas representando o galgo. Há milhares de anos esses cães já eram valorizados por sua velocidade.

Hoje, há vários tipos de galgos ao redor do mundo, e grande parte deles habita o sudoeste da África. Não são apenas animais de corrida ou caça, eles também são ótimos animais de estimação. É um animal de companhia perfeito para se ter em casa, pois é bastante tranquilo e tímido.

Tipos de galgos

Há uma grande variedade de tipos de galgos e muitos deles se diferenciam por sua pelagem e pela região onde cresceram. A seguir, apresentamos uma lista dos tipos mais conhecidos:

1) Galgo espanhol

O galgo espanhol se caracteriza por ser um cão de raça pura, físico esbelto, peito volumoso e patas bastante largas. Costumam ter um pelo curto, fino e muito liso, porém há variedades do galgo espanhol com uma pelagem mais dura, áspera e longa. Apresentam as seguintes variedades de cores: preto, amarelado, canela, ruivo e branco.

O macho pode chegar a pesar até 30 kg, enquanto a fêmea pode chegar aos 25 kg. É um cão de fato muito veloz, podendo alcançar 70 km/h. Antigamente, o galgo era utilizado na Espanha para caçar lebres.

Corrida de galgos

Hoje em dia tornou-se um cão muito comum em corridas de cães. Também é um excelente animal de companhia por sua personalidade.

2) Sloughi ou Galgo árabe

Originário do norte da África, o sloughi habita principalmente no Marrocos, Tunísia, Líbia e Arábia Saudita. É identificado por seu pelo fino e curto e por ter uma pigmentação de cor preta na região do focinho. É um cão com muita energia e com bom sentido de alerta, por isso é muito utilizado como cão de guarda de rebanhos.

3) Borzoi ou Galgo russo

O Borzoi tem origens árabes e é conhecido por ter um pelo longo, ondulado e com grandes manchas. É um cão forte e alto, podendo alcançar até 79 cm de altura e pesar até 48 kg. O galgo russo é criado para a caça de lobos e lebres.

4) Galgo afegão

Galgo afegão

O galgo afegão talvez seja o mais conhecido dessa raça canina. É muito atraente por sua pelagem longa e sedosa, além de ser um cão muito inteligente. Ao contrário das outras raças de galgos, o afegão é criado para participar de concursos de beleza.

Vale destacar que apesar de ter sido um cão de caça por muitos anos, hoje em dia não se mostra tão veloz como outras raças de galgos.

5) Saluki ou Galgo persa

Saiba mais sobre os Galgos

O saluki é um dos galgos mais antigos que existe. Sua aparência é bastante delgada e há dois tipos: o de pelo curto e o de pelo longo. Podem chegar a medir 71 cm de altura e pesar 30 kg. São criados para caçar animais selvagens.

6) Whippet

Whippet

É um galgo de origem inglesa e se trata de um animal muito elegante. Seu tamanho é mediano, podendo medir até 51 cm de altura. Há muitos anos era utilizado para caçar coelhos, porém hoje em dia é criado para participar de competições.

Por ser pequeno, é um cão que tem uma das melhores capacidades de aceleração. Na verdade, muitos admiradores de cães conhecem essa raça como “cão disparo” (Snop-Dog).

7) Deerhound ou Galgo escocês

O deerhound é conhecido por sua pelagem áspera, desalinhada e de cor cinza. É o cão de companhia favorito dos ciganos escoceses. Além disso, é extremamente rápido e ágil, sendo utilizado para caçar cervos.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.