Tipos e tamanhos de galinhas

março 11, 2019
Estas aves são tão numerosas que existe uma grande variedade de raças, tipos e tamanhos de galinhas.

As galinhas são as aves mais numerosas do mundo, com uma população estimada em mais de 16 milhões de indivíduos, entre machos e fêmeas. Atualmente, observamos uma grande diversidade em termos de tipos e tamanhos de galinhas, domésticas ou silvestres.

Atualmente, existem centenas de tipos e tamanhos de galinhas distribuídas em todos os continentes, com exceção da Antártida. Entre elas, encontramos 27 tipos nativas da Espanha, cada uma com características singulares.

Tipos e tamanhos de galinhas: um breve resumo

A expansão e diversificação de galinhas em todo o mundo se deve principalmente à exploração de sua carne e ovos para consumo humano.

A seguir, convidamos você a conhecer os diferentes tipos e tamanhos de galinhas, organizadas de acordo com os mais conhecidos.

Tipos de galinhas pequenas e anãs

Galinha Brahma anã

É uma versão em miniatura das galinhas Brahma, obtidas por criadores ingleses e alemães; mas com origens asiáticas.

Após o sucesso das galinhas Brahma na Europa, muitos criadores adotaram-nas como base para novas raças europeias.

Galinha Brahma anã

Seu corpo é arredondado, com o rosto e a cabeça salientes. Também se destacam suas bochechas vermelhas e com poucas penas.

Sua plumagem pode apresentar diferentes tonalidades, e as mais famosas são a de tonalidade perdiz e branca.

Sedosa do Japão

A sedosa Japão é uma raça de galinha de tamanho pequeno; de acordo com alguns especialistas, poderia eventualmente ser considerada anã. Também são conhecidas internacionalmente como galinhas negras de seda.

galinha Sedosa do Japão

Seu corpo é curto e arredondado, assim como sua cabeça, com penas macias. Atualmente, cinco variedades são reconhecidas para esta raça, de acordo com o padrão de suas plumagens: preto, branco, cinza prateado, azul e silvestre.

Galinha de Pádua

Também conhecida como Padovana, as galinhas de Pádua formam uma raça anã originária da Grã-Bretanha. Os primeiros exemplares foram obtidos a partir da Pádua, uma raça grande.

Galinha de Pádua

Originalmente elas foram criadas para a exploração de sua carne, então mantiveram alguma rusticidade. No entanto, hoje é uma raça de luxo destinada principalmente a exposições.

Uma de suas características mais peculiares é que elas não toleram água; portanto não devem se molhar. Sua higienização deve ser a seco e um tipo de sifão é usado para fornecer água para essas aves.

Tipos de galinhas de tamanho grande

A galinha Brahma

Este é um dos tipos de galinhas mais marcantes do mundo, graças ao seu tamanho e robustez. Na verdade, é uma das maiores aves que podem ser encontradas em galinheiros.

Seu corpo é robusto, estilo rústico e largo, com peito grande e abdômen proeminente.

galinha Brahma

Originalmente, era uma galinha selvagem que foi domesticada para a exploração, principalmente, de sua carne. 

Atualmente, sua criação é muito difundida, pois é uma raça resistente e versátil, que pode se adaptar a diversos tipos de climas e terrenos.

Faverolles

Estas galinhas de origem francesa destacam-se pelo seu grande tamanho e por um temperamento muito dócil. Além de seus músculos bem desenvolvidos, também têm penas curtas, o que as torna ainda mais robustas.

galinha Faverolles

Uma de suas características marcantes é que sua plumagem pode apresentar padrões muito bonitos: combinam o branco e o preto com tonalidades salmonadas.

Plymouth Rock

Esta raça americana é considerada de médio a grande porte. Sua criação ocorreu a partir de cruzamentos seletivos entre galinhas asiáticas e dominicanas; possivelmente também com a participação de galináceos espanhóis.

galinha Plymouth Rock

É uma galinha rústica, que pode ter diferentes tons em sua plumagem, como branco, preto, perdiz, avermelhado, etc.

Além disso, em muitos indivíduos destacam-se os belos reflexos prateados, amarelos ou verdes, o que os torna ainda mais impressionantes.

Mos Hen

A galinha de Mos é uma raça nativa da Espanha, que se originou na Galiza. É uma ave grande e robusta, com peito largo e imponente, cuja plumagem é realçada por tons alaranjados ou amarelados.

galinha Mos Hen

Na Espanha, é muito comum encontrá-las em galinheiros, já que elas botam uma boa quantidade de ovos e são bastante flexíveis.

Outra característica proeminente dessa raça de galinhas é que ela está bem adaptada aos invernos; portanto temperaturas mais baixas não interferirão na postura dos ovos.