Toy Fox Terrier: conheça a raça

Descendente do Fox Terrier de pelo lisoo Toy Fox Terrier combina o amor incondicional dos cachorros com a tenacidade dos cães de caça. Suas orelhas graciosas e seu pelo macio, juntamente com sua inteligência aguçada, fazem desse cão compacto o animal de estimação ideal.

Origens do Toy Fox Terrier

Dos vários tamanhos já apresentados por seus antepassados, os entusiastas da variedade em miniatura decidiram cruzar o fox terrier de pelo liso com outras raças pequenas.

Nas primeiras décadas do século 20, foram utilizados pinscher em miniatura, o galguinho italiano, o chihuahua e o Manchester terrier. Toda essa mistura de raças foi que originou o toy fox terrier como o conhecemos. 

Características e morfologia

Essa raça de origem americana combina as proporções atléticas do terrier com a disposição dos cães em miniatura. O padrão oficial da raça foi reconhecido pelo American Kennel Club, em 2003, e ocupa o lugar 148 em sua lista.

O toy fox terrier  mede entre 21 e 29 cm, aproximadamente, e não excederá 3 kg de peso. De proporções quadradas, mede o mesmo no comprimento e altura, o que lhe confere o aspecto atlético que o caracteriza.

O padrão oficial permite que as fêmeas sejam ligeiramente mais alongadas do que os machos. Além disso, sua estrutura óssea deve ser forte, mas proporcional ao seu peso e tamanho. Sua expressão é chamativa, inteligente e alerta, com olhos negros brilhantes e orelhas eretas. 

Sua pelagem é curta, brilhante, acetinada, suave ao toque e cobre o corpo do animal uniformemente. Sob os padrões de raça oficiais do American Kennel Club, apresenta a seguinte gama de cores:

  • Branco, cor de chocolate e cor de fogo. A cor dominante, nesse caso, será chocolate. Ela aparecerá na cabeça, bochechas e focinho, bem como ao redor dos olhos. Mais da metade do corpo será branco: o resto, cor de fogo.
  • Chocolate e cor de fogo. A cor de fogo predomina na cabeça. O corpo será praticamente branco.
  • Branco e preto. O preto predomina na cabeça. O corpo será branco e poderá ou não ter manchas negras.

Temperamento e treinamento

Dada a sua natureza divertida e amorosa, é possível que certas falhas sejam negligenciadas, o que pode levar a problemas reais a longo prazo. Lembre-se que o toy fox terrier, apesar de seu tamanho, ainda é Terrier.

Certos criadores se referiram ao chamado “complexo de Napoleão” dessa raça. Sem limites claros, nem um treinamento firme, é provável que ele queira assumir o controle. Uma socialização precoce e um treinamento consistente são a chave para uma boa convivência.

Exercício e cuidado

Toy Fox Terrier

O toy fox terrier é cheio de energia e atlético, o que lhe permite realizar uma grande variedade de atividades: desde exercícios de agilidade canina até a caça. Além disso, como um cão pequeno por excelência, não é um problema para ele deitar no sofá.

Dada a sua versatilidade e inteligência, ele aprenderá rapidamente qualquer novo jogo. Essa raça é especialmente adequada para crianças, apesar da má reputação que os cachorros pequenos têm frequentemente nesse aspecto. Entretanto, é verdade que crianças pequenas podem ser muito rudes com eles, mesmo sem querer.

Como qualquer outra raça, o toy fox terrier é propenso a certas doenças. As mais comuns são o deslocamento da patela e os distúrbios de visão. A expectativa de vida dessa raça é bastante alta, varia entre 13 e 15 anos.

Finalmente, o cuidado do seu pelo é bastante simples. Recomenda-se uma escovação semanal, bem como banhos ocasionais, para manter seu brilho e suavidade. O toy fox terrier adora ser escovado, então esta pode ser uma boa maneira de reforçar o vínculo entre o cão e seu dono.

Fonte da imagen: Terry Best 

Recomendados para você