Trailer de bicicleta para cães

fevereiro 9, 2019
Se o seu animal de estimação ainda é um filhote, é muito velho ou tem algum problema de saúde, um trailer de bicicleta para cães pode se tornar seu melhor aliado quando se trata de mobilidade.

Passear com o seu cão é uma experiência muito agradável, mas há momentos em que queremos nos exercitar mais e nosso melhor amigo pode não ser exatamente um atleta. Nesse caso, recomendamos que você use um trailer de bicicleta para cães. Desta forma, ambos estarão ao ar livre apreciando o passeio.

Trailer de bicicleta para cães?

Sim, isso mesmo. Podemos comprar um trailer de bicicleta para cães e levar nosso animal durante as nossos passeios. É mais seguro e menos cansativo do que forçá-lo a seguir nossos passos (ou pedaladas).

Andar de bicicleta com um cão pode ser perigoso ou complicado; especialmente se o animal não estiver em boas condições físicas, não tiver aprendido certas regras ou for muito velho para nos acompanhar.

Além disso, alguns cães não têm a disciplina necessária para correr ao lado de seu dono andando de bicicleta. Ou talvez você prefira levá-lo em um trailer para um lugar específico – por exemplo, a praia ou a montanha – e lá você pode deixá-lo correr à vontade e se divertir.

Um trailer de bicicleta é uma cabine com rodas e janelas semitransparentes, com um acoplamento universal para o eixo traseiro da bicicleta.

Dentro, você pode colocar um tapete antiderrapante, ter laterais de vinil para proteger o animal do vento ou da chuva e alguns oferecem, até mesmo, um kit que o transforma num carrinho (como o dos bebês), ideal para quem também quer sair para correr de bicicleta.

passear de bicicleta com cães

Por que usar um trailer de bicicleta para cães?

Existem muitas razões pelas quais podemos escolher esta opção para passear ou fazer exercícios com os nossos animais de estimação:

  1. Se o seu cão não sabe correr ao seu lado

Quando são filhotes, ainda não têm essa resistência necessária – e não têm disciplina suficiente – e, quando são adultos, podem não ter uma boa condição física para correr ao seu lado sem problemas.

  1. Se o passeio é extenso

Vamos supor que seu animal de estimação esteja acostumado a se exercitar, mas a pequenas distâncias. O que acontece se quisermos levá-lo para um lugar mais remoto? Ele ficará exausto!

  1. Se o seu animal de estimação não gosta de exercícios

Talvez ele seja velho, obeso ou sua raça não seja “compatível” com o exercício físico; como é o caso dos cães braquicefálicos ou com pernas curtas (como o corgi). Nesses casos, será melhor um transporte especial onde ele possa ser carregado sem esforço.

  1. Se o seu cão tiver problemas de saúde

Não só por causa da idade avançada, também pode acontecer que ele tenha tido uma doença recente ou ainda esteja se recuperando de um acidente ou de uma operação. 

Isso não significa que você deva deixá-lo de fora de seus passeios ao ar livre. Um trailer de bicicleta para cães é ideal nestes casos.

Trailer de bicicleta para cães

Quais características um trailer de bicicleta deve ter?

Se você se convenceu de que um trailer de bicicleta para cães é a melhor solução para você e seu animal de estimação, o próximo passo é comprar o modelo que seja o mais adequado.

Algumas questões que devem ser levadas em conta são:

  1. Tamanho

Os trailers de bicicleta para cães existem em diferentes tamanhos e capacidades. Da mesma forma, são frequentemente usados ​​para cães pequenos, como poodles ou yorkshires. Também tenha em mente o peso que suporta: geralmente até 20 quilos.

  1. Engate

Quase todos os trailers têm um acoplamento universal, uma peça de metal que é aparafusada à roda traseira. Mas, além disso, é recomendável que tenha um cinto de segurança ou suporte secundário, para evitar lesões no caso de acidentes.

  1. Qualidade

Isso é fundamental, já que a ideia é que dure vários anos e não que se quebre após algumas semanas de uso. Além disso, um trailer de qualidade é mais seguro para o seu animal de estimação e para você. Ter rodas robustas, estrutura sólida e interior resistente são alguns dos requisitos.

Finalmente, se você não tiver muito espaço em casa para guardá-lo, opte por um modelo que possa ser dobrado e guardado em qualquer lugar (mesmo debaixo da cama ou atrás de um móvel).

E não se esqueça de incluir certos acessórios de segurança, como refletores, bandeiras de segurança ou até mesmo luzes piscando, se você costuma pedalar à noite.

Amat, M., Hervera, M., Baucells, M., & Manteca, X. (2009). Factores ambientales implicados en el control de la conducta del perro y del gato : alimentación , manejo y ejercicio. Clin. Vet. Peq. Anim -AVEPA.