Treinamento profissional do pastor belga
O pastor belga é um dos cães mais utilizados para o trabalho como cão policial, cão de terapia ou antidrogas.
Para fazer essas tarefas, será necessário educar o animal. Porém, se você tiver um cão desta raça, pode optar por um treinamento profissional do pastor belga e desfrutar de 100% de suas habilidades.
Graças à semelhança que ele tem com o pastor alemão, este cão foi escolhido para diferentes trabalhos. Além de ter as características físicas necessárias, essa raça apresenta grande inteligência, perseverança, lealdade e pode ser facilmente treinado.
Treinamento profissional do pastor belga, o K-9
O K-9 é o adestramento profissional comumente usado para os cães policiais. Porém, também é usado para o treinamento profissional do pastor belga, embora ele não seja empregado para essa tarefa. O que é ensinado nessa modalidade de treinamento?
Basicamente, consiste em instruí-lo para as tarefas executadas por um cão policial, o que pode ser útil para o dia-a-dia.
Alguns deles são defesa e proteção pessoal, busca e resgate de pessoas e identificação de indícios de incêndio.
Quanto tempo dura o treinamento
Como você deve ter imaginado, este tipo de treinamento profissional do pastor belga deve ser realizado por uma academia privada ou por um instrutor devidamente certificado para isso.
O treinamento dura entre 12 e 16 semanas, e foi demonstrado, depois de muitos cães treinados, que o pastor belga é adequado para esse tipo de treinamento.
De fato, muitos países escolheram substituir o pastor alemão pelo pastor belga em grande parte do trabalho profissional.
Que cães podem ser treinados com o K-9
Embora as raças tenham um conjunto de características comuns; cada uma delas é diferente em termos de personalidade e caráter, e pode ser o caso de algumas delas não serem adequadas para treinamento profissional K-9.
O que um cão deve ter para ser um K-9?
- Concentração. Um cão que opta por este tipo de treinamento deve ter um alto poder de concentração. Ele tem que obedecer ordens, não importando o ambiente que o circunda. As circunstâncias não podem influenciar sua obediência em nenhuma circunstância.
- Comportar-se. Um cão que é treinado profissionalmente deve saber como se comportar em todos os momentos e manter os protocolos, especialmente quando estiver trabalhando. Mesmo se houver outros cães ou crianças, o animal deve permanecer em guarda e observar o que está acontecendo ao seu redor; de modo que, em caso de emergência, ele seja capaz de reagir.
- Ser respeitoso. Deve mostrar respeito a outros cães e pessoas.
- Controlar suas forças. Os cães do tamanho do pastor belga são fortes. Mas, quer no resgate ou no dia a dia, o animal deve ser capaz de controlar suas forças para não prejudicar ninguém.
Estas são algumas das características básicas que um pastor belga que vai ser profissionalmente treinado deve ter. Mas há algo que você pode fazer para treinar seu cão profissionalmente no futuro?
O que você pode fazer para o treinamento profissional do pastor belga
Sim, há coisas que você pode fazer com seu pastor belga para que ele seja um K-9. Estas são algumas:
- Socializá-lo. Se você tiver um filhote, deixe-o relacionar-se com outros cães e, também, com diversas pessoas. Corrija-o se você perceber alguns comportamentos agressivos para outros cães ou pessoas.
- Ensine-o comandos básicos. Coisas simples como vir, ficar quieto ou pegar e largar alguma coisa. Comandos essenciais para incentivar seu senso de obediência, já que ele é um filhote.
- Esportes caninos. Esportes caninos como canicross são perfeitos para ensinar disciplina ao seu cão. Esses esportes ajudarão seu pet a ser um cão disciplinado e obediente; qualidades necessárias para um treinamento profissional.
Você se atreveria a adotar e realizar o treinamento profissional do pastor belga?
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.