Truques que você pode ensinar a um gato
Muitos pensam que os gatos não são animais de estimação que podem ser ensinados. Esta teoria, talvez, tenha sido baseada no hábito de se adestrar mais os cães e na capacidade destes animais de aprender. Porém, um gato também pode aprender comandos e truques que tornarão a convivência mais tranquila e, certamente, mais divertida. Quer saber quais são os truques que você pode ensinar a um gato?
Antes de começar, leve em conta que, se decidir ensinar algumas coisas ao seu gato, deverá ter paciência. E, é claro, cada gato é um mundo, você deverá ser persistente e considerar que não é a mesma coisa ensinar um gato jovem e um adulto. Está pronto?
Os truques que você pode ensinar a um gato
Já imaginou se seu gato desse a pata a você quando você assim o pedir? Pois isto, além de outras coisas, pode ser ensinado. Contaremos como!
Dar a pata
Começaremos por um truque que todos os donos de um animal de estimação desejam ensinar: dar a pata. Pedir a pata ao seu animal e vê-lo obedecer é uma das maiores satisfações que podemos sentir. No entanto, sempre vimos isso em cães, mas é possível ensinar o “truque” também aos gatos? Sim!
- Utilize recompensas. Você já sabe que, na educação e no ensino de um animal, o reforço positivo é o que mais funciona. Pegue um petisco que seu gato goste e esconda-o em sua mão; não deixe que ele o coma, mas deixe que ele cheire.
- Escolha um comando. Decida qual palavra usará para que ele a relacione com a ordem: pode ser “toca aqui, olá ou patinha”.
- Deixe sua mão na frente dele e espere que ele queira tocá-la com a patinha. Se ele tentar fazer com a boca, para apanhar a recompensa, diga-lhe “não”.
- Quando ele tocar a sua mão com a pata, lhe dê a recompensa.
Pratique estes passos durante vários dias e alterne para ocasiões nas quais não haverá recompensa na mão. Pouco a pouco, o bichano irá entender o que você quer.
Girar ao redor si mesmo
- Gire sua mão sobre a cabeça dele, enquanto segura a recompensa.
- Faça desenhos no ar de círculos ou de voltas, para que ele entenda o que quer dele.
- Mantenha a concentração do gato (para isto é vital que tenha na mão algo que ele goste), ele observará você e começará a repetir os movimentos que você faz com sua mão.
- Não alongue demais as sessões. Os animais se cansam e se entediam, além de não terem um grande poder de concentração. Por isso, faça sessões curtas, com descansos duas vezes mais longos, e verá como consegue.
Pegar e trazer
Ensine ao seu gato o exercício de pegar e trazer com estes simples passos, pois este é um dos melhores truques que poderá ensinar a um felino.
- Escolha um brinquedo que queira que ele goste e ensine. Faça movimentos leves com ele, até que veja em seu gato uma postura de atenção.
- Jogue o brinquedo o mais longe que puder. O gato precisará ver que tem espaço para correr, portanto, escolha um local que permita isso.
- Quando o gato for em direção ao brinquedo, certamente, no início, ele ficará lá brincando com o objeto. Pegue-o e volte a jogá-lo.
- Repita o processo várias vezes.
Você deve saber que, para um gato, o simples fato de lhe ‘jogar’ o brinquedo, já é a motivação necessária para ele o trazer de volta. Ele gosta que você faça isso e pedirá que repita.
Utilize um clicker
Já falamos a você, em um artigo anterior, sobre a utilidade que esse objeto tem; ele é utilizado como uma ajuda ao reforço positivo. O animal associa um comportamento ao ruído que este produz e, assim, conseguiremos o nosso objetivo.
Se, ao som do clicker, você lhe der a recompensa, o resultado será ótimo. Utilize-o apenas para treinamentos, se o utilizar em uma brincadeira, você confundirá o animal e ele não conseguirá aprender.
Viu como há truques que você pode ensinar a um gato? Já tomou nota do que quer ensinar ao seu bichano? Então, mãos à obra!
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.