Tudo o que você precisa saber sobre a gravidez da cobaia

· dezembro 29, 2018
Esses roedores geralmente apresentam complicações durante a gestação e até no nascimento, em que 20% das mães perdem a vida. Existe um protocolo para minimizar, tanto quanto possível, esses riscos.

Você pode ter decidido ter uma ninhada de cobaias e quer, então, saber como cuidar da mãe da melhor maneira possível. 

gravidez da cobaia fará com que o corpo da fêmea passe por um processo difícil e pode apresentar complicações.

Para garantir que a mãe e a prole sejam saudáveis é, portanto, essencial informar-nos sobre as mudanças que o corpo deste animal atravessa.

Estágios iniciais da gravidez e alimentação recomendada

Após a fertilização, os sinais de gravidez da cobaia demorarão alguns dias para aparecer. Porém, o simples fato de acasalar com o macho já é um sinal de que o processo foi bem-sucedido.

Um dos problemas que a cobaia enfrenta em seu dia a dia é a deficiência de vitamina C.

Seu corpo não é capaz de sintetizá-la corretamente, então ela precisa de uma quantidade abundante de alimentos ricos dessa vitamina.

Devemos também levar em conta que uma cobaia grávida precisa triplicar a quantidade de vitamina C em seu corpo, para assim levar a gravidez a termo.

Portanto, você deve substituir sua dieta habitual por alfafa, rica em cálcio e proteínas, juntamente com alimentos como kiwi, couve ou pimentão verde.

Se quiser dar um suplemento com vitamina C dissolvendo-a na água, porém, seu pet precisa tomá-la rapidamente, pois esta vitamina se deteriora muito depressa.

Cobaia com filhotes

O período de gestação geralmente dura cerca de oito semanas, em média, ou noveO número médio de filhotes é de três, mas ninhadas de até 14 já foram vistas. Tenha isso em mente quando decidir iniciar este processo.

O que esperar nos estágios intermediários da gravidez

O mais importante para a mãe é comer de maneira equilibrada. Isto implica que ela deve obter as vitaminas e minerais essenciais para o desenvolvimento adequado da prole. Você não deve dar menos comida do que o necessário e nem além.

Nas últimas semanas do período de gestação, sua cobaia já terá dificuldades suficientes para se movimentar e não precisa acumular mais gordura.

Apesar de estar grávida, a mãe pode se exercitar normalmente. Ela precisa ficar em forma para, assim, se preparar para o parto e lidar com sua nova ninhada.

A única coisa que você deve ter em mente é que não deverá levantá-la solo, porque isso pode colocar em risco os filhotes.

Fase final de gravidez da cobaia

À medida em que as semanas passam, a barriga da mãe se estica e incha. Chegará um momento em que poderemos ver claramente os filhotes se movendo dentro da mãe e até mesmo as diferentes partes de sua anatomia.

Cobaia com filhotes

Neste ponto, os ossos pélvicos do seu animal terão se ampliado o suficiente para abrir caminho para os filhotes durante o parto.

Uma vez que tenham atingido um comprimento de cerca de dois dedos, restará pouco antes do nascimento da ninhada.

Procure então oferecer um ambiente amigável e livre de estresse nas últimas semanas. Sua cobaia terá tempo para se preparar fisicamente e mentalmente, e não correrá o risco de um aborto espontâneo.

Parto e cuidados subsequentes

As cobaias costumam dar à luz durante o dia. Em geral, emitem uma série de gritos característicos que alertam que o nascimento já começou.

A cada cinco minutos, aproximadamente, um novo bebê nascerá. Cada um tem seu próprio saco amniótico, que a mãe vai limpar e ingerir.

Se você perceber que algum tecido amniótico se adere ao rosto do bebê, remova-o o mais rápido possível.

O nascimento não deve durar mais de 20 minutosSe exceder esse limite de tempo, é provável que ela precise de uma cesariana de emergência.

Por isso, tente ter seu veterinário o mais próximo possível neste momento, especialmente se sua cobaia for uma mãe de primeira viagem.

Cerca de 20% dos nascimentos de cobaias terminam com a morte da mãeDar à luz não é um processo fácil para nenhuma espécie animal.

Finalmente, se você acha que não tem os recursos ou o conhecimento necessário para lidar com a gravidez de uma cobaia, recomendamos que não faça o seu animal passar por este processo.