Tudo sobre o Weimaraner

novembro 27, 2017

Descendente do Braco Alemão de pelo curto, é uma das raças de cães de caça com origem na Alemanha. Com seus olhos claros e sua pelagem grisalha, o Weimaraner é muito bonito e tem personalidade obediente. Você irá adorar ter um como animal de estimação. Saiba mais sobre ele neste artigo.

História do Weimaraner

Tudo começou na época do Grande Duque Carlos Augusto e dos nobres da Corte de Weimar (cidade da Alemanha); o duque adorava caçar no bosque. Para acompanhá-lo em suas caçadas, o monarca quis ter um cão “à sua altura”. A teoria diz que o Weimaraner provém de um cruzamento entre a raça Saint Louis e um cão francês chamado Leithunde cinza, durante o século 17. Outros afirmam que tem como antepassado direto o Cão de Santo Humberto.

Nos finais do século 19, esta raça era a mais usada para a caça. Em 1882, já era conhecida em todo o continente. Logo ela se transformou em ajudante dos guardas florestais. Depois da Segunda Guerra Mundial, foi proibida a caça e a posse de armas de fogo na Alemanha. Por isso, muitos cães foram exportados para outras partes do mundo, principalmente para os Estados Unidos, onde se tornou muito popular.

Os anos 50 foram a “época de ouro” para os Weimaraner. Eles então passaram a ser considerados como cães de alta classe, de bom gosto e de inteligência quase humana. Muitas celebridades o escolheram como animal de estimação.

Físico e comportamento do Weimaraner

É um cão de tamanho médio a grande (os machos podem chegar a medir 70 cm e pesar 40 kg). É robusto, vigoroso e de musculatura potente. Sua pelagem pode ser curta, média ou longa, e apresentar várias tonalidades de cinza: prateado ou azulada. A cabeça e as orelhas podem ser um pouco mais claras que o manto e as patas.

Quanto à forma da cabeça, ela é longa, mas proporcional ao corpo. As orelhas são longas e largas, o nariz é escuro e os olhos são de cor azul quando são filhotes, e depois turquesa ou âmbar.

É comum que cortem o rabo dos Weimaraner de pelo curto, e que os de pelo longo fiquem com 2 cm de extensão.

Este lindo cão é energético, elegante, apaixonado pela busca e a caça, nada temperamental, e muito equilibrado. Portanto, o Weimaraner é submisso e de fácil adestramento. É um perfeito animal de companhia, desde que se tenha suficiente espaço para lhe permitir fazer exercícios e liberar energia.

Cão Weimaraner

Fonte: Miguelrubiofernandez

Não costuma ser amistoso com desconhecidos e, por isso, é frequente vê-los com focinheira quando caminham pela rua. Gostam do contato físico e da proximidade com o dono, e sofrem muita ansiedade quando ficam sozinhos em casa por muitas horas. Em alguns casos, tornam-se muito dependentes da família, e precisam estar “colados” a eles o tempo todo. Também vale a pena destacar que o Weimaraner é muito inteligente, protetor, carinhoso e valente.

Saúde e cuidados com o Weimaraner

Este animal de estimação não exige muitos cuidados quanto a alimentação especial e doenças. O que devemos levar em conta é que se trata de uma raça muito ativa e que precisa fazer muito exercício diário para evitar que destrua coisas em casa, ou que se torne um pouco agressivo. Algumas caminhadas diárias e um pouco de brincadeiras já são suficientes.

Ainda que tenha o pelo curto, é recomendável escová-lo uma vez por semana, para retirar os pelos mortos e para que conserve uma pelagem brilhante.

Aconselha-se também limpar as orelhas periodicamente, para evitar que sofra infecções, principalmente se ela foi molhada. O formato “caído” das orelhas não permite que se sequem adequadamente. Portanto, após o banho, você pode passar o secador de cabelos para prevenir o aparecimento de fungos por umidade.

As doenças que podem afetar o Weimaraner são: displasia de quadril, entrópio (pálpebra invertida), torção gástrica, criptorquidia e transtornos da terceira pálpebra.

Fonte das imagens: Ranveig e Miguelrubiofernandez