Logo image
Logo image

Tumores na boca do seu cão

3 minutos
Tumores ou neoplasias são um problema muito delicado para a saúde dos cães, pois se não forem tratados a tempo podem causar um cenário fatal. A melhor maneira de detectá-los é através de check-ups gerais em todas as partes do corpo. Preste muita atenção a qualquer anormalidade e consulte um veterinário se necessário.
Tumores na boca do seu cão
Última atualização: 29 março, 2022

Assim como os humanos, os animais podem desenvolver tumores. Longe de não significar nenhum tipo de problema, os casos em animais costumam ser tão perigosos e letais quanto nos humanos, já que o câncer é uma doença delicada à qual praticamente nenhuma espécie viva está imune.

No caso do melhor amigo do homem, um dos tumores mais comuns que costuma ocorrer é o da boca, que é extremamente desconfortável para os animais por limitar a capacidade de comer, latir ou beber água, já que um tumor fora ou dentro do focinho muitas vezes impossibilita uma vida normal.

Da mesma forma, especialistas da área conseguiram determinar que, a menos que seja maligno, esse tipo de tumor, embora agressivo, tornam-se metástase muito raramente.
Com base no exposto até o momento, falaremos sobre essa delicada doença abaixo.

Causa de tumores na boca

Some figure
Autor: Ana Fuentes

Embora pareça mentira, ainda não foi impossível determinar especificamente as razões pelas quais os cães sofrem dessa terrível doença.

No entanto, alguns especialistas indicaram que pode ser produto de vários agentes cancerígenos que são inalados pelo cão quando cheira a terra e quase tudo ao seu redor.

Da mesma forma, essas partículas que geram câncer podem ser consumidas em diferentes tipos de alimentos que contêm produtos químicos e conservantes artificiais.

Esses carcinógenos se multiplicam ao entrar no corpo do animal e levam ao crescimento de células cancerígenas.

Da mesma forma, é importante notar que os tumores na boca são geralmente apresentados por cães entre 6 e 22 meses de idade.

O mais peculiar é que, embora qualquer cão possa apresentar esse quadro, existem algumas raças em que essa doença ocorre mais. São as seguintes:

Sintomas

Como esperado, quando o cão sofre dessa doença, há uma série de sinais através dos quais você poderá notar um tumor na boca. Estes são os seguintes:

  • Um dos primeiros sintomas geralmente é uma mudança repentina no hálito do cão, que terá um odor particular que mostra o problema que está ocorrendo.
  • Outro dos sintomas mais comuns é a presença de sangue na saliva, que você poderá notar principalmente quando o animal beber água.
  • Dificuldade para mastigar os alimentos.
  • Quando o problema começar a se desenvolver, o animal ficará impedido de abrir a boca.
  • Deslocamento ou perda dentária.
  • Obviamente, o sintoma principal e mais perceptível é a presença de uma massa na cavidade.

Assim que notar algum desses sinais, você deve levar seu cão imediatamente ao veterinário, que irá realizar um exame clínico com inspeção da cavidade oral evidenciando qualquer tipo de alteração que tenha ocorrido na forma natural das gengivas. Se houver alguma anomalia, será feita uma biópsia que será enviada ao laboratório para descartar que o tumor é maligno.

Tratamento

Some figure

Feito isso, o especialista revisará o histórico médico do animal para estabelecer um diagnóstico adequado e determinar até que ponto as células cancerígenas se espalharam no corpo.

Da mesma forma, o profissional deverá verificar minuciosamente os gânglios da boca, do rosto e do pescoço para poder verificar se o câncer se espalhou para além dessas partes.

Para tratar esse tipo de tumores quando são benignos, a melhor solução é simplesmente realizar uma cirurgia para remover a parte afetada da mandíbula.

No entanto, é praticamente impossível de tratar quando o tumor já tiver espalhado para outras áreas, embora a cirurgia ainda seja o melhor tratamento que pode ser dado ao animal nesses casos.

Uma vez feita a intervenção cirúrgica, o cão sofrerá muita dor na boca, por isso é recomendável fazer o seguinte para aliviá-la:

  • No caso de dor leve, você deve dar a ele medicamentos anti-inflamatórios não esteroides.
  • Se, em vez disso, for moderada, você deve administrar opiáceos fracos, como codeína e tramadol.
  • Quando a dor é insuportável, opiáceos fortes como a morfina são os melhores.

Como você pode ver, os tumores na boca são uma doença extremamente delicada.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Castejón, R., Calvo, I., Trobo, J. & San Roman, F. (2003) NEOPLASIAS MALIGNAS DE ORIGEN NO ODONTOGÉNICO DE LA CAVIDAD ORAL DEL PERRO. Pequeños animales COVELMA, 34-36.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.