Vantagens e desvantagens de ter um coelho
Escrito e verificado por o biólogo Cesar Paul Gonzalez Gonzalez
Os coelhos são um dos animais de estimação mais populares devido à sua aparência fofa e amigável. Seus cuidados não costumam representar um problema, por isso muitas famílias optam por tê-los como acompanhantes. No entanto, existem vários prós e contras a serem considerados antes de manter um coelho em cativeiro.
Embora seja verdade que esses animais podem ser uma excelente opção como companheiros, eles não devem ser escolhidos sem que suas características e necessidades sejam levadas em conta. Lembre-se de que ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade e a vida dele dependerá inteiramente de você. Se você quer saber um pouco mais sobre os coelhos e descobrir as vantagens e desvantagens de mantê-los em cativeiro, continue lendo este espaço.
Coelhos como animais de estimação
Os coelhos são animais independentes que geralmente não precisam de atenção excessiva de seus tutores. No entanto, isso não significa que não gostem de viver juntos e passar tempo conosco. Na verdade, eles se adaptam muito bem ao estilo de vida das pessoas, então qualquer um pode tê-los como animais de estimação sem grandes problemas.
Claro que um coelho requer cuidados básicos como uma boa nutrição, um habitat adequado, higiene e cuidados veterinários. Portanto, a simplicidade de mantê-lo em cativeiro não justifica a negligência desses aspectos. Como outros animais, existem várias vantagens e desvantagens de ter um coelho ao seu lado. Veja mais informações abaixo.
Vantagens
O comportamento, a aparência e as necessidades básicas dos coelhos oferecem certas vantagens como animal de estimação. Alguns desses pontos a favor são os seguintes:
- Aparência fofinha: o coelho tem uma aparência peluda e fofinha que é muito atraente para as pessoas.
- Atitude dócil: na natureza, este animal é uma presa, por isso seus comportamentos agressivos são mínimos e só aparecem em certos cenários de perigo.
- Comportamento sociável: o coelho pode ser tão sociável a ponto de conviver com crianças, cães e outros animais sem problemas. Claro, você deve ter cuidado e observá-lo em cada interação.
- Suporta a solidão: este animal é solitário por natureza, por isso não é um problema ficar sozinho ou desacompanhado por um tempo.
- Grande variedade de raças: tal como acontece com cães ou gatos, há um grande número de raças de coelhos para escolher. Desde coelhos anões que não crescem mais de 30 centímetros de comprimento, até aqueles que atingem quase um metro.
- Alta inteligência: Embora possa não parecer, os coelhos adoram ser treinados e são bons em aprender certos truques.
- Limpeza impecável: os coelhos tendem a se higienizar durante a maior parte do dia, o que significa que eles tomam muito cuidado com sua higiene e limpeza. Graças a isso, não é necessário banhá-lo se os cuidados necessários forem mantidos.
Desvantagens
Da mesma forma que acontece com outros animais, existem várias desvantagens que aparecem quando se tem um coelho como animal de estimação. Entre os mais importantes estão os seguintes:
- São desordenados: os dentes dos coelhos não param de crescer, então eles tendem a mastigar diferentes coisas e criar muitas aparas em seu habitat. Além disso, à medida que se alimentam, deixam restos de comida por toda parte.
- Precisam sair de seu habitat: embora sua casa seja adequada e grande o suficiente, eles também precisam sair e explorar. No entanto, isso pode ser um incômodo para os tutores, pois o coelho pode causar alguns danos ao morder tecidos, cabos e outros objetos.
- Uma gaiola não é suficiente: é normal pensar que os coelhos precisam apenas de uma gaiola pequena para viver. No entanto, esses habitats são inadequados para eles, pois causam estresse e podem machucar seus membros. É sempre melhor ter um grande espaço onde eles possam se mover facilmente. O único problema é que isso pode não estar dentro das expectativas e do orçamento de seus tutores.
- São muito suscetíveis ao estresse: o estresse em coelhos geralmente aparece porque suas necessidades básicas não são atendidas. Esse problema pode se tornar grave e até fatal, pois modifica seu comportamento e gera comportamentos perigosos de autolaceração.
- Poucos veterinários: não há muitos veterinários especializados em saúde de coelhos, pois ainda não são um animal de estimação comum. Por esse motivo, pode ser difícil encontrar um profissional para cuidar adequadamente de seu coelho.
- Existem coelhos muito nervosos e tímidos: como qualquer outro animal, os coelhos podem ter personalidades diferentes. Isso nem sempre é bom, pois existem alguns exemplares nervosos e tímidos que são mais propensos a comportamentos inadequados. Se não houver cuidado, eles podem se tornar agressivos.
É bom ter um coelho como animal de estimação?
Apesar das vantagens e desvantagens apresentadas, a realidade é que a escolha de ter um coelho como animal de estimação depende de cada tutor. Esses mamíferos podem se tornar excelentes companheiros para a vida diária, mas somente se você oferecer a eles uma grande qualidade de vida e cuidar deles adequadamente.
Tenha em mente que um animal de estimação não deve ser escolhido apenas por sua aparência ou facilidade de cuidado, mas também a capacidade financeira e o tempo da família devem ser considerados. Se esses pontos não forem atendidos, poderá causar problemas na qualidade de vida do animal. Lembre-se de que eles dependem completamente de você. Portanto, não deixe essa importante escolha ao acaso.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bays, TB. (2006). Rabbit behavior. In: Bays TB, Lightfoot T, Mayer J (eds). Exotic Pet Behavior. St. Louis, MO: Saunders; Pp. 1-49.
- Harriman, M. (2005) House Rabbit Handbook: How to Live with an Urban Rabbit, 3rd ed. Alameda: Drollery Press.
- Nebraska Human Society. (2004). Rabbit care. Recuperado el 7 de junio de 2022, disponible en: http://support.nehumanesociety.org/site/DocServer/rabbitcare.pdf?docID=266
- Seattle Animal Shelter. (2018). A care guide for your rabbit. Recuperado el 7 de junio de 2022, disponible en: https://www.seattle.gov/documents/Departments/AnimalShelter/care-guides/care-sheet-rabbit.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.