Coelhos anões: cuidados básicos e características

julho 7, 2019
Descubra tudo sobre os principais cuidados que os coelhos anões devem receber como animais de estimação. 

Algumas pessoas têm animais de estimação um pouco mais originais do que outros, como é o caso dos coelhos anões. Se você quiser adotar um para ser ter como companhia em casa, não hesite em ler o artigo a seguir. Falaremos tudo sobre seus cuidados básicos.

Como cuidar de coelhos anões?

Como primeiro passo, você deve ter em mente que, embora os coelhos anões exijam menos atenção do que um cão, eles também precisam dos nossos cuidados. Como donos, temos que ser responsáveis ​​e oferecer tudo que precisam.

Os coelhos anões são excelentes animais de estimação porque são muito limpos. Além disso, devido ao seu pequeno tamanho, não requerem grandes espaços. Entre os cuidados básicos, recomendamos:

1. Não dar banho

Assim como acontece com os gatos, os coelhos anões cuidam do seu asseio pessoal. No entanto, às vezes pode ser necessário ajudar um pouco (por exemplo, se o animal ficar sujo de lama do jardim).

Nesse caso, passe uma toalha umedecida com água morna – não adicione sabões ou detergentes – no corpo com muito cuidado.

Coelho como animal de estimação

2. Escove seu pelo

Além de ser uma atividade que melhora a relação que você tem com seu animal de estimação (e que deve ser realizada desde uma idade precoce para facilitar), escovar todos os dias ou a cada dois dias impedirá a formação de bolas de pelos.

Alguns coelhos anões têm pelos muito curtos e não é necessário escová-los com tanta frequência. No entanto, faça isso durante as estações de muda, isto é, na primavera e no outono.

Não se esqueça de que, se uma bola de pelo se formar em seu estômago, ele poderá sofrer de alguns problemas de saúde.

Se ele tem pelos longos, não os corte por nada no mundo! Eles protegem o coelho de ‘ataques’ externos, como as baixas temperaturas.

3. Mantenha sua gaiola em bom estado

Outro dos cuidados básicos com os coelhos anões está relacionado à sua casa. A gaiola deve estar sempre seca e limpa, caso contrário, será mais fácil contrair algumas doenças (principalmente oriundas de fungos e bactérias).

Você deve ter em mente que o tamanho da gaiola é essencial, mesmo quando o animal não “cresce mais”. Você deve permitir que ele se mova livremente, em um local fresco e ventilado e que receba um pouco de luz solar, mas sem exagero.

Eles devem ter um lugar para se refugiar (que simule uma caverna) quando estão com calor ou com frio.

4. Alimente-o corretamente

O veterinário irá lhe dizer que tipo de comida você deve dar ao seu coelho anão. A dieta desses mamíferos é composta, principalmente, por alfafa, cenoura, erva-doce, feno e também ração especial.

É muito importante respeitar as quantidades recomendadas de alimentos para coelhos, uma vez que eles são propensos à obesidade. Isso pode ser observado principalmente quando vivem na cidade e não deixam muito sua gaiola.

Não se esqueça de colocar água limpa e fresca todos os dias e de limpar bem o seu bebedouro e comedouro para evitar odores, insetos e a proliferação de doenças.

5. Preste atenção nas unhas e dentes

A alimentação para os coelhos anões tem que permitir que eles desgastem seus dentes, que crescem durante toda a vida. É por isso que os especialistas sugerem alimentos “duros”, como ração e cenouras.

Se você perceber que seus dentes estão muito longos e que o incomodam, leve-o ao veterinário para tratar de diminuí-los. O mesmo vale para as unhas.

Alimentação do coelho

6. Tire-o da gaiola

Algumas pessoas levam seus coelhos anões para passear como se fosse um cachorro pequeno. Se você quiser fazer o mesmo, leve-o sempre numa coleira e a um lugar onde ele não possa fugir ou se perder.

É melhor você soltá-lo em casa. Assim, permitirá que ele circule pelos cômodos e, em seguida, pode deixá-lo sair para o jardim, para a varanda ou quintal.

Quando ele estiver acostumado, você poderá levá-lo ao parque, mas tenha muito cuidado para ele não ser atacado por um cão! (Especialmente por uma raça com instintos caçadores).

Os coelhos anões são muito inteligentes e se transformaram em animais de estimação perfeitos para casas pequenas com crianças. Ele vai se tornar o melhor amigo dos seus filhos!