Verdilhão: características, comportamento e habitat
O verdilhão é uma das espécies mais comuns de pequenas aves, tanto na Europa como na Península Ibérica.
No entanto, muitas pessoas não conhecem as características deste pequeno pássaro; embora seja uma das aves que vivem em jardins mais frequentemente vistas, devido à sua forte relação com o homem.
Os fringilídeos são um grupo de passeriformes, comumente conhecidos como pássaros, que são as pequenas aves que todos conhecemos.
Especificamente, os fringilídeos possuem um forte bico cônico e vivem em árvores, e também são caracterizados por voar em ondulações.
Características do verdilhão
Em particular, o verdilhão (Chlóris chlóris) é uma pequena ave de cerca de 15 centímetros de comprimento, que recebe seu nome a partir da cor esverdeada que tem em sua plumagem característica.
Os machos, em especial, têm um forte verde em sua plumagem, além de manchas amarelas nas asas e caudas.
No caso da fêmea, a cor é muito mais fraca e é principalmente marrom, com marcas amarelas nas asas e na cauda, sendo muito mais claras do que os machos desta espécie.
Este dimorfismo sexual é visto em muitos pássaros e é vital quando se compreende o namoro dessas aves.
Esta ave é muito comum em toda a Europa, e é ainda uma das espécies exóticas invasoras que estão presentes na Argentina, Uruguai, Austrália e Nova Zelândia.
Suas três subespécies estão distribuídas em grande parte da Europa e da Ásia ocidental.
Comportamento do verdilhão
Este pássaro tem um canto bem característico e consegue imitar as canções de outras aves. Graças ao poderoso bico típico das fringilídeas, podem abrir sementes duras de cereais, freixo ou pinhões, além de se alimentar de roseiras e trepadeiras.
Entre sua dieta também estão invertebrados, como besouros, formigas e aranhas. Ocasionalmente, consome brotos de árvores frutíferas, embora raramente coma fruta madura, exceto no outono, por isso, não é um incômodo para as plantações.
Por volta de março, os machos começam o namoro, que consiste em pequenos saltos com os quais eles se mantêm no ar, enquanto emitem um chilrear característico.
O verdilhão tende a se aninhar em grupos, em que apenas as fêmeas participam. No final da época de reprodução, eles se reúnem em grandes bandos com algumas aves migratórias.
Habitat do verdilhão
Estes animais se reproduzem em florestas, jardins e pomares. Eles tendem a gostar de árvores verticalizadas e em particular do cipreste, por isso, não é uma ave rara em cemitérios.
Em geral, seu habitat consiste em áreas de vegetação esparsa e florestas de pinheiros. Normalmente, esses animais estão intimamente ligados às áreas de cultivo, por isso não é incomum vê-los em pomares ou campos de trigo e outros cereais.
Embora este pássaro não esteja em perigo de extinção, tê-los em gaiolas tem sido uma de suas ameaças, porque na Espanha eles são capturados por seu canto.
Certamente esta atividade não é um grande perigo para a conservação dessas espécies, mas compromete seu bem-estar.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.