Você conhece o gato angorá turco?

Janeiro 16, 2018

Desde a antiguidade, o mundo já conheceu várias raças de gatos. Felinos que nos deixaram fascinados por sua beleza, mas também pelo seu caráter amigável e afetuoso.

Não é segredo que os gatos foram muito apreciados entre as grandes civilizações. A Turquia até consolidou uma raça que hoje conhecemos como gato angorá turco.

Essa é uma das raças mais admiradas e, portanto, uma das mais adotadas como animal de companhia.

Hoje vamos contar tudo o que você precisa saber sobre esse gato doméstico.

Tudo o que você precisa saber sobre o gato angorá turco

Origem

Sua origem remonta à  Turquia,  na cidade anteriormente conhecida como Angora (hoje, província de Ancara).

Embora apenas os gatos que vêm de lá originalmente possam ser chamados de “angorá”, esse termo tem sido usado para designar todos aqueles gatos que têm pelos longos.

Essa raça é bastante desconhecida,
apesar de ser uma das mais antigas que existe.

Há três teorias diferentes sobre a origem da raça:

  1. Ele vem do “gato-de-pallas“, um gato selvagem da China e da Tartária.
  2. A transformação de gatos domésticos do Cáucaso. Acredita-se que os gatos começaram a desenvolver pelagem extra para se protegerem das altas temperaturas.
  3. Outros dizem que o gato angorá veio do frio da Pérsia, através das invasões islâmicas do século 15.

Independentemente da sua origem exata, ficamos encantados por existir uma raça felina de tal beleza.

Por outro lado, existem muito poucos criadores deste felino na Europa. A razão? A tentativa de preservar suas qualidades nos estados mais puros, evitando assim alterações. Embora, para muitos, isso possa ser lamentável, foi o que permitiu a boa conservação da raça bastante ao longo dos anos.

Características

Seu tamanho é médio, com uma cabeça pequena que se aproxima da forma triangular. Seus olhos em forma de amêndoa são oblíquos e inclinados para cima.

Seu corpo é estranho: com ossos finos e aparência não atlética.

Sua cauda é excessivamente longa em proporção ao seu corpo, estreitando-se da base para a ponta e com a principal característica de ser muito peluda.

O pelo é o mais impressionante dessa raça porque é sedoso, muito brilhante e macio.

As cores são:

  • Azul. Um marfim de fundo azulado que se funde na versão rajada com um azul intenso. Seu nariz e as almofadas de suas patas são rosa.
  • Ruivo. Ruivo quando só tem uma cor e mais escuro quando é rajado. O nariz e as patas, nesse caso, serão cor de tijolo.
  • Castanho. Mais puxado para o cobre e escurecendo para quase preto quando o gato é malhado. Suas patas e nariz são chocolate ou preto.
  • Prata. Um tom prateado muito claro que se torna cinza-escuro quando é malhado. Seus olhos são verdes e o nariz e as pernas são de cor de telha.

Os gatos angorá também são vistos em creme, rajado, branco e misturados pelos criadores.

Personalidade

Apesar de serem da família dos felinos, esse gato não é totalmente independente, pois parece ter uma espécie de fixação por seu dono, que persegue por todos os lados. Nesse aspecto, o gato angorá turco é claramente um felino atípico.

gato angorá com olhos de cores diferentes

Eles adoram viver com apenas uma ou duas pessoas, em um lugar calmo e tranquilo. Portanto, não será uma boa raça para estar com crianças. Especialmente porque eles amam ser o centro das atenções e não gostam de estar nos braços.

Os gatos angorá gostam de escalar e contemplar tudo do lugar mais alto possível da casa. Não é estranho encontrá-los, de repente, na barra de uma cortina ou em algum lugar como esse.

Eles são educados, inteligentes, afetuosos, brincalhões e aptos a viverem dentro de uma casa, se o espaço não for muito pequeno.

Ele são obedientes e, devido à sua inteligência, você poderá ensinar-lhes cerca de dez ordens.

Cuidados especiais

Cabe destacar o cuidado necessário com os pelos. Por ser comprido e sedoso, ele precisará ser escovado diariamente para manter o brilho e, claro, para eliminar os pelos caídos.

Esse é um gato especial que poderia ser seu animal de estimação ideal. Anotou tudo?

Recomendados para você