Os zoológicos diferentes da Espanha

julho 22, 2019
Estes complexos naturais recriam o habitat natural das espécies que abrigam, que em muitos casos estão em perigo de extinção. A ideia é reintroduzir os animais em seus ecossistemas para ajudar a manter a biodiversidade.

Felizmente, há muitos zoológicos diferentes na Espanha que estão longe da velha imagem de animais tristes e enjaulados. Os zoológicos espanhóis priorizam o bem-estar de diferentes espécies, com um amplo espaço projetado para oferecer condições ótimas para o desenvolvimento físico e mental dos animais.

Devemos lembrar que cada vez mais zoológicos estão comprometidos com a proteção de espécies ameaçadas de extinção. Com uma proposta científica e educacional, eles desenvolvem diversas pesquisas sobre a conservação dessas espécies e a sua reintrodução na natureza.

Através de suas instalações e de seus programas, esses centros desempenham um papel fundamental na manutenção da biodiversidade dos ecossistemas espanhóis.

Assim, as visitas a esses espaços representam uma experiência didática única para crianças e adultos. Nelas, destaca-se a importância do respeito a todas as espécies e de viver em harmonia com o meio ambiente.

Zoológicos diferentes

A seguir, analisaremos os melhores zoológicos da Espanha que convidam as famílias a aprender e apreciar a natureza:

Lista de 5 parques e zoológicos espanhóis diferentes

  • Parque Naturaleza de Cabárceno (Cantábria)

Parque Naturaleza Cabárceno possui cerca de 150 espécies dos cinco continentes, Não é um zoológico tradicional, mas um espaço naturalizado e ecológico que foi construído pela engenhosidade humana. Sua proposta é recriar o habitat natural dos animais que coexistem em seu espaço.

Neste incrível estabelecimento, as espécies não estão em gaiolas e podem se locomover livremente através do amplo terreno. Este é um excelente exemplo da “nova face” do zoológico na Espanha.

Seu parque natural é concebido como um espaço educacional, científico e cultural, que também oferece um ambiente lúdico e recreativo para as crianças.

  • Bioparc (Fuengirola)

O Bioparc de Fuengirola é um zoológico muito especial, já que seu foco é a preservação de espécies tropicais e da selva. Seu objetivo é contribuir ativamente para a manutenção de sua população mundial e combater o risco de extinção, tudo em um grande espaço naturalizado, construído e mantido de forma totalmente sustentável.

Este zoológico oferece uma oportunidade única para as crianças conhecerem pessoalmente espécies que elas provavelmente só veriam na televisão ou na internet.

Além do encanto estético desses animais, as crianças também conseguem ampliar seus conhecimentos sobre a natureza do nosso planeta.

  • Loro Parque (Tenerife)

Atualmente, o Loro Parque de Tenerife é considerado por muitos o melhor zoológico da Espanha. Além disso, foi consagrado em 2017 como o melhor zoológico do mundo de acordo com os usuários do TripAdvisor.

No vasto espaço naturalizado dessas instalações, encontramos uma incrível biodiversidade de fauna e flora, além de propostas educacionais elaboradas especialmente para as crianças.

Uma das atrações de maior destaque do Loro Parque é a notável coleção de plantas tropicais espalhadas pelo espaço. Além disso, as crianças podem apreciar os truques de golfinhos, orcas e leões marinhos que são criados no parque aquático.

Uma boa dica ao visitar o Loro Parque é experimentar o Discovery Tour. Trata-se de uma visita guiada em que um especialista ensina sobre as instalações e apresenta as diferentes espécies.

É também uma ótima oportunidade para conhecer curiosidades sobre os animais e plantas que vivem no zoológico.

Criança no zoológico

  • Oasis Park (Fuerteventura)

O Oasis Park de Fuerteventura impressiona a todos os seus visitantes, e é um dos maiores e mais diversificados jardins botânicos e zoológicos de toda a geografia espanhola.

Com mais de 3.000 animais e cerca de 250 espécies, a proposta do Oasis Park é uma experiência única para compartilhar com a família. Uma curiosidade “extra” é que o Oasis possui a maior população de camelos em todo o continente europeu.

  • Zoo Aquarium de Madri (Casa de Campo)

A capital espanhola tem um dos melhores zoológicos do mundo. Em seu vasto espaço naturalizado, o Zoológico e Aquário de Madri reúne milhares de espécies de todos os continentes.

A reserva dos pandas do Zoológico de Madri é, sem dúvida, a atração mais procurada pelos visitantes, mas o parque tem atividades educativas e recreativas para pessoas de todas as idades.

  • Parque Zoológico de Barcelona (Ciudadela)

O famoso zoológico de Barcelona foi inaugurado em 1892 e até hoje é uma atração fundamental da capital catalã. A chave para o seu sucesso está em seus três pilares de ação: educação, preservação e pesquisa.

Atualmente, possui uma biodiversidade privilegiada e suas atividades educam a população sobre o respeito à vida animal.