10 animais mais rápidos do mundo

· maio 25, 2018

Nem todos os humanos têm a mesma habilidade de Usain Bolt. No entanto, existem outros seres capazes de correr em muito alta velocidade, seja em terra, em água ou no ar. No seguinte artigo, contaremos a você quais são os 10 animais mais rápidos do mundo, com os quais, sem dúvida, você nunca poderia apostar uma corrida.

Quais são os animais mais rápidos que existem?

Os 10 animais mais rápidos do mundo podem percorrer grandes distâncias em muito pouco tempo, devido a sua agilidade e destreza. Estes são os animais mais rápidos do planeta:

besouro folha

Fonte: Richard Bartz

  1. Falcão peregrino

Cruza as nuvens de uma maneira impressionante. Esta ave majestosa voa a uma velocidade média de quase 100 km/hora. No entanto, quando vê uma presa na montanha (por exemplo, um rato) pode atingir os 360 km/hora. Tem uma visão invejável e pode voar mais rápido do que um carro de Fórmula 1.

  1. Chita

O número 2 da lista de animais mais rápidos tem a capacidade de conseguir, em uma distância curta, nada menos que 120 km/hora. Este belo felino, de pelagem manchada, é o predador terrestre mais veloz que existe. Vive no Médio Oriente e nas savanas da África. Também conta com uma incrível visão e costuma espreitar às suas presas discretamente.

  1. Peixe vela

Passamos agora ao meio aquático, onde este peixe que se desloca com a mesma velocidade que a chita (uns 110 km/hora). Com um corpo bastante característico, já que apresenta um longo bico em forma de ferrão, e uma escama superior gigante, que lhe deu rendeu o apelido de “vela” por ser parecida com a dos barcos, este peixe, além de tudo, pode mudar de cor para confundir as suas presas.

  1. Besouro tigre

Neste caso, trata-se do inseto mais rápido que existe, o qual assombrará você, porque embora seja pequeno, é um perigoso predador (daí seu nome de “tigre”). Como se move muito velozmente de um lado para o outro, ele para de vez em quando no caminho, para poder focar… é que em tamanha velocidade, seus olhos perdem a paisagem. Pode atingir nada menos que 2,5 metros por segundo.

  1. Tubarão Mako

Regressamos ao mar para falar deste enorme peixe que atravessa as águas a uma velocidade de 124 km/hora quando está em plena tarefa de caça. Ele é conhecido como “o falcão do oceano” e é muito perigoso para as pessoas, já que ele não titubeia para saltar em cima dos barcos de pesca para conseguir alimento.

  1. Colibri

Esta bela ave colorida é diminuta, mas muito veloz. Suas asinhas quase não são vistas de tão rápido que elas se movem. Com apenas 10 cm de longitude, o colibri pode voar nada menos que a 100 km/hora. Outra das curiosidades deste animalzinho é que se trata da única espécie que pode voar para trás, se manter imóvel no ar ou voar para baixo (mas não como o falcão).

colibri

 

  1. Peixe espada

Também chamado de Imperador ou Gladiador, pode medir 4 metros e pesar 500 kg. Chama a atenção por seu bico alongado (por isso o nome de “espada”) e faz parte deste grupo dos 10 animais mais rápidos, porque pode atingir os 100 km/hora quando nada atrás de uma presa. Conta, além disso, com uma barbatana aerodinâmica que lhe permite saltar para fora da água sem problemas.

  1. Tigre Siberiano

Ninguém pode negar que os felinos são alguns dos seres mais bonitos que existem. E também dos mais velozes! Neste caso o belíssimo tigre Siberiano atinge os 90 km/hora. Seu recorde tem um adicional, já que ele faz isso no meio da neve (onde é mais fácil de se afundar). Este tigre, por sua vez, é o maior de sua espécie e tem uma pelagem com listras únicas em cada exemplar, as quais também marcam sua pele.

  1. Avestruz

A maior ave também é uma das mais velozes (a terceira para ser mais preciso). Ainda que não possa voar e apenas ande em duas patas, este animal emplumado e de pescoço alongado pode correr até 70 km/hora e pesar 150 kg. Com apenas 1 mês de vida os bebês avestruzes já podem atingir os 55 km/hora. em qualquer idade, eles podem manter a velocidade durante grandes distâncias sem se cansarem e sem parar.

  1. Libélula

Terminamos o ranking dos 10 animais mais rápidos com este inseto de asas semitransparentes e de corpo alongado, que pode chegar a voar até 100 km/hora, ainda que a média seja 25 km/hora (o que é muitíssimo para um animalzinho desse tamanho). Só vivem duas semanas e, talvez, por isso pareçam que estão sempre com pressa.

Fonte das imagens: Guillermo Fdez e Richard Bartz.