10 maiores animais do mundo

Não sabemos verdadeiramente quantas espécies existem no mundo, mas o que sim, se sabe, é que há algumas que são enormes, bem mais altas e pesadas que o ser humano. Por isso, neste artigo, queremos contar a você quais os 10 maiores animais que existem.

Quais são os 10 maiores animais?

A seguir, apresentaremos a você o ranking com os 10 maiores animais que habitam o planeta. Gostaria de saber quais são?

Baleia azul

  1. Baleia Azul

Este mamífero marinho pode medir até 30 metros de comprimento e pesar nada menos que 150 toneladas. Uma das curiosidades a seu respeito é que ele se alimenta à base de um dos menores organismos: o krill. Ainda que seja conhecido como Baleia Azul, pode ser de outras cores, como, por exemplo, cinza. Tem a capacidade de vocalizar debaixo d’água, nada grandes distâncias durante o ano e dá uma única cria por gestação.

  1. Baleia comum

Seu nome científico é Balaenoptera Physalus. É um pouco menor que a Baleia Azul, mas chega a medir nada menos que 27 metros e a pesar até 70 toneladas. É de cor cinza escura na parte superior e branca na parte de baixo. Alimenta-se não só de krill, mas também de pequenos crustáceos, lulas e peixes. É uma espécie ameaçada de extinção, devido à caça indiscriminada.

  1. Lula gigante

Lula gigante

Ainda que os cientistas não estejam de acordo se no mundo animal há uma ou mais espécies de lula (alguns estudiosos afirmam que há 8 diferentes). A verdade é que este ser, que habita nas profundezas do oceano, pode atingir até 18 metros de comprimento e pesar 275 kg, ainda que, em média, meçam 14 metros, mas mesmo assim continuam sendo um dos 10 maiores animais do mundo.

  1. Tubarão baleia

O tamanho dos tubarões é realmente espantoso, sem importar qual seja a espécie. De todos eles, o maior é o “tubarão-baleia” ou Rhincodon Typus, que habita em zonas tropicais (mares quentes). Igual ao cetáceo do qual deriva seu nome, este enorme peixe se alimenta de krill, bem como também de algas, fitoplâncton e crustáceos. Pode localizar o alimento através de sinais olfativos.

  1. Tubarão branco

O nome científico é Carcharodon Carcharis e, assim como o seu parente, habita as águas quentes, ainda que também possa ser encontrado em mares temperados. Provoca pânico nas praias e é o maior predador que existe. Pode medir até 6 metros e pesar 2 toneladas. O que o diferencia da maioria das outras espécies do reino animal é que as fêmeas são maiores em tamanho do que os machos.

  1. Elefante

Deixando de lado os animais marinhos, o elefante é o maior dos terrestres. Mede 7 metros de comprimento e tem 3,5 de altura, pesando, aproximadamente, 6 toneladas. Come cerca de 200 kg de alimentos por dia (em sua maioria folhas). Sua longa tromba lhe permite chegar ao mais alto das árvores. O cérebro deste mamífero pesa 5 kg e dizem que, por isso, eles têm muita memória. Vivem em grupos.

Família de elefantes bebendo água

  1. Girafa

Outro dos maiores animais do âmbito terrestre, claramente por sua altura: 6 metros (a maior parte do corpo é formado por seu grande pescoço). Pode pesar entre 750 kg e 1,5 toneladas. As manchas marrons, típicas de sua pelagem, permitem à girafa se camuflar com o ecossistema. A língua da girafa é de cor escura e pode medir quase 1 metro de longitude: elas a utilizam para arrancar as folhas do alto das árvores.

  1. Anaconda

Com um peso de 200 kg e uma extensão de quase 8 metros, a anaconda ocupa o posto de número 8 no ranking dos maiores animais do mundo. Esta serpente gigante habita os rios da Venezuela, da Colômbia, do Peru e do Brasil, mais precisamente a região do rio Amazonas. Alimenta-se de aves, antas, jacarés e até de cervos.

  1. Crocodilo

Este grande réptil que habita áreas pantanosas pode medir cerca de 8 metros e pesar 1,5 toneladas. Em terra, não são muito ágeis, mas alcançam grandes velocidades na água. Além disso, podem passar horas submersos por completo e deixar de fora apenas seus olhos, para observar e continuar perto de suas presas. Podem comer desde pequenos animais até veados ou cavalos.

  1. Urso polar

urso polar

Pesa cerca de meia tonelada e mede 3 metros. De alimentação carnívora, sua dieta baseia-se em pescados, focas, raposas árticas e morsas. Hiberna durante o inverno e é um perfeito nadador. Devido à mudança climática e ao aumento da temperatura nos pólos, está em situação vulnerável.

E você? O que achou da nossa lista com os 10 maiores animais do planeta?

Fonte da imagem principal: Hermanus Backpackers

Recomendados para você