10 raças de gatos de pelo longo

agosto 18, 2019
Estes são os gatos de pelo longo mais populares entre os donos de animais de estimação. O pelo deles precisa de cuidados específicos e de uma escovação frequente.

Há uma grande variedade de raças de gatos de pelo longo obtidas por meio da seleção artificial feita pelo homem nos últimos séculos. Algumas raças são muito semelhantes, porque foram obtidas a partir de cruzamentos entre elas.

No mundo dos gatos, é possível encontrar gatos de pelo longo, semi-longo e curto. A Federação Internacional Felina (FIF) é a responsável pela classificação das raças de acordo com padrões específicos.

Em nosso site, compilamos as principais raças de cada tipo de pelo. Nesta lista, vamos incluir os gatos de pelo longo e semi-longo.

Raças de gatos de pelo longo

Persa de pelo longo

O persa de pelo longo – na imagem que abre este artigo – é um gato de tamanho médio que pode atingir oito quilos. Sua cabeça é larga e grande, proporcional ao restante do corpo.

O rosto é curto, com grandes olhos redondos e nariz chato e pequeno. Suas patas são curtas e o rabo é bastante denso.

Seu pelo é longo, muito abundante, denso e macio, e requer muito trabalho de escovação. Os persas podem ser de diversas cores: branco, laranja, azul… O lado bom é que eles são calmos, sedentários, sociáveis e carinhosos.

É necessário tomar cuidado com o peso: a obesidade pode agravar muitos problemas de saúde. Esta raça tem uma tendência à insuficiência renal e à baixa fertilidade.

Himalaio

O gato himalaio é praticamente igual ao persa, mas o seu padrão de pelagem é semelhante ao de um siamês. O gato de pelo curto inglês também descende da raça persa.

Gato himalaio: uma das raças de gatos de pelo longo

Curl americano

É uma raça que surgiu recentemente, nos anos 80. O traço mais característico do Curl americano são as orelhas, que apontam para trás.

Curl americano: uma das raças de gatos de pelo longo

Siberiano

É um gato grande, de corpo forte. Como o próprio nome sugere, é um gato originário da Rússia.

Sua pelagem é muito densa, resistente ao frio e à água. A cor mais comum é o marrom malhado, embora existam outras combinações de cores.

Gatos de pelo longo

O siberiano é carinhoso e sociável. Além disso, é um gato muito inteligente e ágil, que gosta de escalar e de brincar com água.

Raças de gatos com pelo semi-longo

São gatos de pelo longo, mas com um comprimento menor do que o dos anteriores. Mesmo assim, eles exigem escovação frequente.

Maine coon

É um gato grande, possivelmente o maior gato de todos, e pesa cerca de 4 a 10 quilos. Suas orelhas de lince são o traço mais característico da raça.

Maine coon: uma das raças de gatos de pelo longo

É equilibrado, calmo, sociável, dominante mas não agressivo, carinhoso, brincalhão e adaptável. Precisa de espaço, por isso é aconselhável ter um jardim porque ele é muito ativo e adora escalar.

Norueguês da floresta

Outro gato grande, com até nove quilos, e muito ativo. É muito semelhante ao Maine Coon.

Gato Norueguês da Floresta

Sagrado da Birmânia

É um gato calmo e equilibrado, brincalhão e muito sociável. Na verdade, ele não suporta a solidão. Seus olhos são azuis e sua pelagem sempre tem o mesmo padrão, chamado colorpoint com luvas.

Sagrado da Birmânia

Ragdoll

O ragdoll é um cruzamento entre uma gata Angorá e um gato sagrado da Birmânia que também tem olhos azuis. Assemelha-se ao sagrado da Birmânia até mesmo na personalidade, pois é dócil, sociável, carinhoso e não gosta de ficar sozinho.

Gato da raça Ragdoll

Angorá turco

A cor mais comum é o branco. Pode ter olhos de duas cores, azuis e verdes. É um gato equilibrado, calmo, brincalhão e muito sociável. Gosta de água e é recomendável mantê-lo em uma casa espaçosa.

Gato Angorá turco

Somali

Seu pelo é denso e macio, com mechas nas orelhas. A cor do pelo é muito marcante, com uma aparência selvagem típica da raça. Seus olhos são verdes ou dourados e as orelhas são bem grandes e inclinadas para a frente.

Gato Somali

O somali é um gato médio e forte. Assim como os anteriores, é um gato com muita energia e bastante ativo.

Se você está planejando adotar um gato de pelo longo, lembre-se de que o seu pelo vai precisar de manutenção.

Assim, é melhor acostumá-los desde pequenos à escovação para que ela não cause rejeição e para que o processo seja mais confortável para todos.

  • Razas de gatos. Hillspets
  • Razas de gatos. Purina
  • Razas de pelo largo. Royal Canin
  • Feelscat