3 tapetes higiênicos para cães

· fevereiro 7, 2019

Uma das primeiras e mais importantes lições que devemos ensinar aos nossos cães é fazer suas necessidades no lugar certo. Para facilitar esta tarefa, foram desenvolvidos tapetes higiênicos para cães, uma forma prática e higiênica de substituir o antigo jornal.

Educar seu cão para fazer xixi no lugar certo

Muitos tutores optam por deixar um espaço específico ao alcance de seus cães dentro de casa. Isto é, ensinam seus pets a recorrer a um determinado espaço na casa para fazer suas necessidades normalmente; sem que isso seja visto como mau comportamento.

Na verdade, o ideal é ensinar aos nossos animais de estimação a fazer suas necessidades na rua, aproveitando para levá-los para passear e se exercitar.

Mas os tapetes higiênicos é uma solução prática para aqueles que devem deixar seus peludos sozinhos em casa por mais de quatro horas seguidas.

Como nós, os cães precisam urinar com certa regularidade para esvaziar a bexiga e eliminar as toxinas do corpo.

Portanto, eles não devem permanecer longas horas sem poder urinar ou segurar o xixi porque precisam esperar por seu dono.

Esta grande invenção nos ajuda durante o período em que ainda estamos ensinando nossos cães a fazer suas necessidades fora de casa.

A retenção prolongada de urina pode levar ao desenvolvimento de inflamações e infecções do trato urinário.

No passado, era comum usar folhas de jornal para ensinar os cães a fazer xixi no lugar certo. No entanto, esta não era uma opção muito higiênica ou prática. Pensando nisso, foram criados tapetes higiênicos para cães.

cão faz xixi fora do lugar

Tipos de tapetes higiênicos para cães e suas utilidades

Os tapetes higiênicos para cães são toalhas absorventes feitas especialmente para facilitar o treinamento de filhotes e, também, de cães adultos.

Seu objetivo é basicamente delimitar a região onde seu peludo está ‘autorizado’ a se aliviar. Ou seja, o mesmo que tentamos fazer com folhas de jornal.

Na prática, esses tapetes higiênicos para cães são de grande auxílio também para os donos. Sendo resistentes, absorventes e fáceis de descartar, eles nos impedem de entrar em contato direto com a urina do animal. Além disso, o cão não precisa pisar em suas próprias fezes toda vez que usar o tapete.

Outro benefício dos tapetes higiênicos para cães é que eles facilitam o aprendizado do animal; estimulando-o a assimilar essa área como seu “banheiro”. Também podemos encontrá-los em diferentes tamanhos e modelos, para atender às necessidades de nossos melhores amigos.

3 tipos de tapetes higiênicos para cães

cão fez xixi no tapete

Abaixo, resumimos os três tipos principais de tapetes higiênicos para cães disponíveis em pet shops.

  1. Tapetes higiênicos para filhotes

A idade ideal para ensinar seu cão a se aliviar no lugar certo é durante seus primeiros meses. Os tapetes higiênicos irão ajudá-lo nessa tarefa, cuidando também da higiene de sua casa. Paciência e reforço positivo serão aliados indispensáveis ​​na educação do seu peludo.

Para escolher o ideal para o seu filhote, é importante prestar atenção ao tamanho do produto e à sua capacidade de absorção.

Logicamente, produtos de melhor qualidade exigem mais investimento, mas tendem a fornecer melhores resultados.

  1. Tapetes higiênicos para cães adultos

Os tapetes higiênicos para cães adultos não servem apenas para ensiná-los a urinar no lugar certo. Eles também são excelentes aliados durante uma viagem e ajudam a obter uma ótima higiene no dia-a-dia.

Aqueles que decidem adotar um cão adulto e desfrutar de sua companhia, irão se beneficiar desse tipo de produto.

Mas eles também são uma grande ajuda para cães que costumam fazer xixi no jornal ou em uma caixa de areia quando seus donos não estão em casa.

Por outro lado, podemos forrar sua caixa de transporte com esses tapetes para viajar ou levá-los ao veterinário.

Além disso, eles são muito úteis quando nosso melhor amigo já é idoso ou apresenta dificuldades para se mover.

Mais uma vez, recomendamos uma atenção especial ao tamanho do produto e à sua capacidade de absorção.

Algumas marcas também oferecem um “benefício extra” ao incorporar fitas adesivas nas bordas dos tapetes higiênicos para cães, evitando que eles sejam arrastados pela casa.

  1. Tapetes higiênicos que imitam a grama

Tapete higiênico que imita a grama

Este tipo de tapete higiênico é ideal para cães que preferem se aliviar na grama. Lembre-se de que alguns peludos podem ser particularmente seletivos sobre onde urinam.

Estes tapetes higiênicos são mais sofisticados e estilizados, oferecendo um piso de grama artificial sobre uma superfície absorvente. Em geral, os cães aceitam-no mais facilmente, o que otimiza o tempo de sua educação.

No entanto, este tipo de tapete higiênico para cães geralmente ocupa um lugar considerável. Por todas essas razões, nem sempre são a melhor solução para os peludos que vivem em apartamentos, por exemplo.

Rooney, N. J., & Cowan, S. (2011). Training methods and owner-dog interactions: Links with dog behaviour and learning ability. Applied Animal Behaviour Science. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2011.03.007