4 métodos de treinamento de pastoreio

· fevereiro 17, 2018

O treinamento de pastoreio é recomendado a todos os cães que têm uma predisposição especial para esse trabalho.

Existem muitas raças que são naturalmente fáceis de serem treinadas. Sua natureza as ajuda a serem obedientes e a manterem uma disciplina ideal para muitas tarefas, como o pastoreio.

O Border Collie é um cão que nasceu para pastorear. Independentemente do ambiente em que você mora ou de quem você tenha ao seu redor, ele sempre estará pastoreando, observando e cuidando.

Pastorear é mais do que apenas levar o gado de um lugar para outro,
é cuidar e proteger com a vida aqueles que estão sendo cuidados.

Esse trabalho é mais complicado do que parece, então, se você quer que seu Border Collie seja um excelente pastor, deve encontrar um treinador profissional que saiba como ensiná-lo corretamente.

Embora muitos optem por fazerem isso sozinhos, não é uma tarefa fácil, e você precisará da ajuda de um profissional a fim de auxiliá-lo a se controlar e a controlar os atos do cachorro. Fazer isso nas instalações certas é, sem dúvida, essencial para o sucesso desse trabalho.

Tipos de treinamento de pastoreio para Border Collie

Existem vários tipos de treinamento de pastoreio para Border Collie. Aqui falamos sobre eles:

Treinamento de obediência

A primeira coisa que você deve garantir é que seu Border Collie responda aos seus comandos. As coisas simples como uma ordem para vir, pegar, soltar ou sentar são primordiais antes de iniciar qualquer treinamento de pastoreio.

Você deve conseguir caminhar calmamente segurando a coleira e sem que o cão saia do lugar designado e nem escape na primeira mudança. Se você ainda não conseguiu tudo isso com seu cão, deve esperar antes de iniciar um treinamento de pastoreio.

Não se preocupe, se você ainda não conseguiu, não será muito complicado, porque o Border Collie é um dos cães mais inteligentes, então ensinar esses comandos será uma tarefa mais simples do que você imagina.

Cachorro pastoreando ovelhas

Treinamento de voz

Uma vez que seu cão já tenha passado pelo treinamento de obediência, é hora de começar com o treinamento básico de pastoreio, nesse caso, o treinamento de voz.

Seu cachorro deve saber como diferenciar os tons de sua voz e saber
o que você espera dele em cada momento de acordo com a velocidade e intensidade dela.

Se você deseja que seu cão se mova rapidamente, precisa de um tom agudo e rápido. Se quiser baixar a velocidade, você deve baixar o tom ao dar o comando.

Para corrigir, você deve usar um tom agudo e, se quiser atrair a atenção, fale com ele sussurrando. Use palavras curtas e precisas para que o animal entenda o que você precisa dele a cada momento.

Treinamento de movimento

Embora os Border Collies tenham o pastoreio como algo instintivo, ao fazer esse trabalho o cão irá procurá-lo com os olhos esperando suas ordens. Foi demonstrado em vários estudos que pastores e cães se comunicam através de olhares e gestos, ao invés de palavras.

Você pode ensinar vários gestos ao seu cão, como olhar para ele e desviar o olhar para mostrar que está desapontado.

Cachorro dando a pata

Se você perceber que perdeu a atenção do cão, levante as mãos e, com elas levantadas, vá para trás. O cão entenderá que fez algo errado e que precisa do seu perdão e de uma nova oportunidade.

O pastoreio

Quando seu cão tiver dominado os três pontos anteriores, ele está pronto para pastorear. Você pode contar com ele para agrupar, levar para outro lado ou trancar o gado.

Um trabalho que parece não estar muito enraizado nos tempos em que vivemos, mas onde quer que ainda seja feito, não existe melhor cão do que o Border Collie para isso. Eles o carregam em seu sangue, em seu instinto; é parte deles e de sua essência.

Com esses passos, o treinamento do Border Collie para tarefas de pastoreio será muito mais fácil do que você imagina.