5 animais com as patas mais longas
Na natureza, existem muitas particularidades entre os animais, para aumentar as chances de sobrevivência da espécie. Animais com as patas mais longas têm essa característica porque o comprimento de seus membros permite que eles se movam mais rápido, cheguem mais alto na busca por comida ou até mesmo evitem ser atacados.
Quais são os animais com as patas mais longas?
Na maioria dos casos, os animais com as patas mais longas pertencem à família das aves pernaltas. Mas elas não são as únicas! Há também exemplos entre mamíferos e invertebrados. Continue lendo para conhecê-los:
-
Flamingo
Esta bela ave é conhecida por vários aspectos, incluindo sua coloração rosa e seus longos membros.
Também é famosa por seu bico em forma de gancho, pelos movimentos que faz com a cabeça para todos os lados (como se estivesse dançando) e por poder ficar de pé apoiando-se em apenas uma pata.
O Flamingo (foto que abre este artigo) pode chegar a medir 1,4 metro e vive em águas rasas da quase todo o mundo.
Constrói ninhos de lama e põe apenas um ovo por temporada. Alimenta-se de algas e crustáceos, utilizando um processo de filtração através do qual separa os alimentos da água.
-
Aranha caveira
As aranhas são conhecidas por suas múltiplas extremidades, algumas muito finas e, em outros casos, espessas e com pelos.
As aranhas caveira são um dos animais com as patas mais longas, pois estas medem até seis vezes o comprimento do seu corpo.
Geralmente vive em telhados, bodegas, covas ou garagens, e se alimenta de insetos ou aracnídeos menores. Ela é bastante calma e, quando a incomodam, agita violentamente sua teia como método de defesa.
Ao contrário do que se acreditava anteriormente, essa aranha não é venenosa, mesmo que pique um invertebrado.
-
Girafa
Este típico mamífero africano, conhecido por seu longo pescoço e sua pelagem com manchas, também possui um recorde: é o animal com as patas mais longas do mundo.
Os membros da frente e de trás têm quase o mesmo comprimento e têm uma espécie de ‘joelho’ que lhes permite flexionar as pernas quando precisam descansar ou galopar.
As pernas da girafa podem medir até quatro metros e, embora pareçam magras e delicadas… são uma ótima arma de defesa!
Com elas, as girafas podem se proteger das ameaças dos predadores: dão chutes poderosos e seus cascos afiados machucam até os maiores felinos.
-
Grou
O grou é um pássaro mais que simbólico no Japão e vive em lugares abertos, conhecidos por caminhar a passos largos entre a água e as pastagens.
O grou vive em grupos e uma vez que forma um casal, mantêm-no para toda a vida. Anualmente, eles executam uma bela dança de acasalamento, com saltos e sons parecidos com os de uma trombeta.
Sua plumagem é predominantemente branca, cinza e preta. Vale a pena ver os grous em pleno voo quando fazem longas migrações entre áreas de reprodução e durante o inverno.
Suas patas alongadas têm três dedos grandes e um pequeno, o que lhes permite andar pelo barro sem problemas.
-
Avestruz
Para terminar esta lista de animais com as patas mais longas, não poderíamos deixar de fora o avestruz, a maior ave do mundo. Graças às suas longas patas, pode correr a velocidades surpreendentes.
Vale a pena notar que o avestruz não pode voar porque suas asas são muito pequenas para suportar seus quase 180 quilos de peso.
O avestruz vive em zonas áridas ou semiáridas e em espaços abertos, como a savana e a planície.
Falta dentes, mas sua língua móvel o ajuda a obter alimento, principalmente plantas, embora de vez em quando possa consumir artrópodes e pequenos animais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Camiruaga Labatut, M. F. (2004). El avestruz. Sistema de producción en Chile. FIA.
- para la Innovación Agraria, F. (1996). Explotación comercial del avestruz: antecedentes generales.
- GARCIA, L., & PURRO, F. J. (1976). INFORME SOBRE EL FLAMENCO EN. Boletín de la Estación Central de Ecología, 5(9).
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.