5 animais com óculos

junho 16, 2018
Devido à forma ou cor de suas peles, plumas ou escamas, essas espécies parecem usar óculos o tempo todo, o que lhes dá pelo menos uma aparência curiosa.

Não nos referimos a espécies que têm problemas visuais, mas àquelas que, por causa de sua pele, plumagem ou cores, parecem usar óculos. Você gostaria de conhecê-los? Nós os apresentaremos a você neste artigo.

Quais são os animais com óculos?

Não há dúvida de que a natureza é mais do que extraordinária e, em muitos casos, curiosa. Portanto, podemos até encontrar animais com óculos, que parecem usar óculos durante todo o dia (e noite). Estes são:

1- Coruja de óculos

É um dos animais com óculos que vive na América do Sul e América Central. Esta ave de rapina –  na imagem que abre este artigo – tem um corpo grande e volumoso (mede cerca de 50 cm e pesa 1.250 gramas) não apresenta dimorfismo sexual, portanto, ambos os sexos são iguais.

Sua cabeça é arredondada e tem um padrão inconfundível: grandes olhos amarelos cercados por penas de uma cor diferente do resto do crânio e da barriga. É por isso que ela foi apelidada de “coruja de óculos”.

Tem hábitos noturnos – é mais ativa quando há lua cheia – e é solitária, embora às vezes formem casais com aqueles que se aninham entre as árvores ou rachaduras naturais. Alimenta-se de insetos, sapos, pequenos pássaros e pequenos mamíferos, capturando-os ao voar sobre eles.

2- Urso de óculos

Também conhecido como ‘urso andino’ habita os Andes na América do Sul e seu corpo é completamente preto, exceto por seu pescoço e rosto, que tem manchas marrons ou brancas: se você olhar bem, parece que ele está usando óculos.

Urso andino: parece estar usando óculos

O urso de óculos tem uma dieta quase que exclusivamente vegetariana, é plantígrado (ele anda apoiando toda a sola do pé no chão) e suas longas garras permitem que suba em árvores, onde obtém comida e dorme.

Além disso, é um dos poucos ursos que não hibernam, já que ele pode encontrar comida a sua disposição durante todo o ano. Os machos são maiores que as fêmeas e atingem 1,5 metro de altura e 140 quilos de peso.

3- Jacaré de óculos

Seu nome científico é Caiman crocodilus e habita em pântanos do sul do México à América do Sul, incluindo o Amazonas e, é claro, recebeu o apelido de jacaré de óculos.

Jacaré

Os machos medem quase 2,5 metros e as fêmeas não chegam a 1,5 metro de comprimento. Eles acasalam na estação chuvosa e, depois disso, as mães colocam os ovos (entre 15 e 40) em ninhos construídos por eles mesmos com vegetação seca, para incubá-los por 13 semanas. Quando nascem, os filhotes não ultrapassam 20 centímetros.

Quanto à sua dieta, são carnívoros, cuja dieta consiste em peixes, répteis, crustáceos, aves, pequenos mamíferos e anfíbios.

4- Cobra de óculos

Tão temida quanto reverenciada pelos hindus, a cobra de óculos ou Naja Naja é uma cobra venenosa famosa pela extensão em torno da cabeça, que apresenta quando se sente ameaçada e que dá a impressão de que ela usa óculos.

animais com óculos

A cobra indiana mede cerca de dois metros e suas cores são diversas. Seu veneno atua nos nervos e paralisa os músculos e, às vezes, causa parada cardiorrespiratória. Ela habita tanto a planície quanto o deserto, o campo aberto e a selva da Índia, Sri Lanka, Nepal, Paquistão e Bangladesh, e se alimenta de rãs, pássaros e roedores.

5- Tubarão raposa de óculos

O último dos animais com óculos nesta lista habita as profundezas (entre 30 e 45 metros sob o nível do mar, para ser mais preciso) dos oceanos tropicais ao redor do mundo. Pode medir cerca de cinco metros e pesar 200 quilos, e leva seu nome por causa de seus enormes olhos, adaptados para ver no escuro.

animais com óculos

O tubarão raposa de óculos, por sua vez, tem uma cauda semelhante a um chicote, para acertar sua presa antes de comê-la. A cor do seu corpo é marrom-escura nas costas e mais clara na barriga, e tem uma boca bem pequena em relação aos outros tubarões.

Recomendados para você