5 animais do Japão

· janeiro 28, 2019
Este arquipélago tem espécies endêmicas e representativas da nação. Elas vivem em um habitat arborizado, litorâneo, montanhoso e vulcânico. 

O país asiático tem uma fauna muito diversificada, apesar de seu território limitado. Entre os animais do Japão, hoje podemos ver espécies nativas e outras espécies introduzidas que se adaptaram sem problemas a esse habitat. Saiba mais neste artigo.

Quais são os animais do Japão?

Composta por quatro ilhas principais e cerca de três mil ilhotas, a geografia aqui é caracterizada por montanhas e vulcões, bem como por florestas e costas.

Alguns dos animais no Japão são:

  1. Cervo sica

O sika (imagem que abre este artigo) é um cervo que vive não apenas no Japão (onde não é caçado, mas venerado), mas também na China, Vietnã e Taiwan

De tamanho médio e com chifres desenvolvidos, este cervo tem pelagem avermelhada curta, com uma barriga clara e manchas brancas distribuídas por todo o corpo.

Pode ser encontrado frequentemente na ilha de Hokkaido, já que não tem predadores. O lobo era seu principal predador, mas desapareceu da região. Portanto, este cervo é um dos habitantes mais comuns dos templos e parques da cidade de Nara.

  1. Faisão verde

É o pássaro nacional japonês, endêmico das ilhas e, como o nome sugere, tem plumagem verde escura no peito, manto, pescoço e flancos.

Isso só se aplica aos machos, que, por sua vez, têm a cabeça azulada e a cauda longa e cinza. As fêmeas têm penas castanhas, com manchas pretas e brancas.

Faisão verde, a ave nacional do Japão

O faisão verde vive nas florestas, arbustos e pastagens das ilhas de Honshu, Kyushu e Shikoku. É famoso por suas belas cores e reverenciado no país.

  1. Macaco-japonês

Este primata é muito famoso devido à sua face avermelhada. Também porque, quando está frio, mergulha nas fontes termais que existem em torno das montanhas nevadas.

O macaco-japonês é endêmico do Japão (como seu nome sugere) e vive nas montanhas e florestas. É muito bem adaptado ao inverno, graças à sua espessa pelagem marrom-acinzentada, que cobre a maior parte do corpo (exceto rosto, nádegas, palmas das mãos e plantas dos pés).

Mede cerca de um metro, tem a cauda curta e pesa cerca de 15 quilos (machos).

Macaco-japonês relaxando em fonte termal

Com hábitos diurnos e sociais marcantes, esses animais típicos do Japão formam grupos de até 200 indivíduos, relacionados ou não uns aos outros.

O controle da comunidade é realizado pelos machos, embora haja um líder geral. As fêmeas têm sua própria hierarquia e as mais longevas são as que governam.

  1. Serau

Este antílope vive nas florestas densas do país, especialmente na ilha de Honshu, e é o animal nacional. 

Os adultos podem medir cerca de 80 centímetros e pesar cerca de 50 quilos. A pelagem é negra no inverno e mais clara no verão, e ambos os sexos têm chifres curvados para trás.

serau

O serau é um animal diurno que se alimenta de folhas, brotos e bolotas pela manhã ou tarde. Os machos vivem sozinhos – eles marcam seu território através de secreções – e as fêmeas reúnem seus filhotes em pequenos grupos.

  1. Cegonha-branca

Embora seja chamada de cegonha branca coreana, é outro dos animais típicos do Japão, que pode ser encontrado em todas as ilhas do país.

Vive em florestas temperadas e zonas úmidas, nidifica em árvores altas e alimenta-se de peixes ou dos pequenos animais que captura com o seu longo bico preto.

A plumagem desta ave é quase toda branca, exceto por sua cauda preta e pelas patas e olhos, que são laranja.

Cegonha-branca

É maior que a cegonha branca comum, pois pode medir cerca de 1,3 metro do bico até a cauda e pesar cerca de seis quilos. Quando abre as asas, sua envergadura atinge dois metros.