5 animais mais dorminhocos

· setembro 20, 2018
Estas espécies se caracterizam por ter um horário de sono que pode chegar a até 24 horas. Inclusive, um deles pode passar meses sem despertar.

Nós humanos descansamos aproximadamente oito horas por noite — alguns mais, outros menos. Porém, ao nos compararmos com os animais mais dorminhocos do mundo… Isso não é quase nada! No artigo de hoje, contamos para você quais são as 5 espécies que mais dormem, passando quase o dia todo descansando.

Os 5 animais mais dorminhocos

Quando se trata de tirar uma soneca, quem sai ganhando são estas cinco espécies. Muitas delas passam mais de um terço do dia dormindo. Confira:

1. Coala

Se estiver de férias na Austrália e avistar um coala (imagem que abre este texto) com os olhos aberto, será uma pessoa de sorte! Esses marsupiais de cor cinza e aparência muito fofa passam entre 20 e 22 horas dormindo por dia.

No restante do tempo, comem sem parar: as folhas de eucalipto formam grande parte da dieta deles. Como elas possuem muita água, não precisam ingerir líquido. Ou seja, mais tempo para dormir! Os coalas dormem nos galhos onde comem, sem fazer um ninho. Onde quer que sintam sono, é lá mesmo que dormem.

2. Preguiça

No segundo posto do ranking dos animais mais dorminhocos aparece esse mamífero placentário que habita as florestas tropicais da América Latina. E embora muita gente pense que ele é parente dos primatas, na verdade é um primo distante do tamanduá.

animais mais dorminhocos: o bicho-preguiça

Sua vida se baseia em duas coisas: comer e dormir. Para a primeira, escolhem brotos e folhas das árvores embaúba. E para dormir, “abraçam” um galho aproveitando as garras fortes e pernas compridas, permanecendo nesse estado por 18 horas!

Não se movem muito rápido por causa do metabolismo lento. Além disso, a dieta não oferece energia e nutrientes suficientes.

3. Morcego marrom

É fato que os morcegos dormem de dia e saem à noite… Mas esse pequeno mamífero voador também descansa quando o sol se esconde! No total, ele passa até 19 horas diárias dormindo.

animais mais dorminhocos: morcego-marrom

Habita cavernas e regiões arborizadas da América do Norte e certas regiões do Alasca. É muito comum nos Estados Unidos. Costuma viver cerca de sete anos e hiberna durante todo o inverno… Ou seja, pode passar três meses seguidos sem acordar!

4. Tatu

Também conhecido como “tatu-bola”, é um mamífero cingulado das florestas tropicais da América do Sul. O corpo do tatu é protegido por uma concha ou armadura. Por causa disso, é conhecido como armadilho em alguns países.

animais mais dorminhocos: tatu-bola

Embora durmam 18 horas por dia dentro dos ninhos, nas seis restantes – sempre durante a noite – é muito ativo. Pode caminhar por quilômetros para encontrar alimento, principalmente cupins, formigas, minhocas, aranhas e vermes.

O fato de ser dorminhoco é uma das principais causas de estar em perigo de extinção. Por ser tão pacífico e não se manter em alerta, se transforma em uma presa fácil para caçadores, que usam a carapaça como adorno ou para vender para colecionadores de animais.

5. Gambá

Encerrando o nosso top 5 dos animais mais dorminhocos, está esse marsupial, nativo de todo o continente americano. O gambá passa 18 horas por dia dormindo e o resto do tempo come e se move muito devagar.

animais mais dorminhocos: o gambá

Alimenta-se de insetos e plantas. É um animal muito solitário – somente a fêmea fica acompanhada dos filhotes durante os meses em que não podem se virar sozinhos – e pode subir nas árvores graças às fortes garras.

Outros animais dorminhocos que poderiam estar nessa lista são: cobra píton (18 horas de sono), lêmure (16 horas), hamster (14 horas), esquilo (14 horas) e o gato (13 horas).