5 benefícios de castrar animais domésticos
Em nossos textos, sempre falamos do processo de esterilização para o cuidado e a prevenção de doenças que podem afetar seu animal de estimação. Mas quase nunca falamos de forma concreta dos benefícios de castrar animais domésticos.
É por isso que, hoje, falaremos um pouco a respeito disso, sobre o processo e como ele é feito em cada sexo, além das vantagens que traz para a saúde do animal.
O que é esterilizar?
A esterilização ou castração é a remoção cirúrgica dos órgãos reprodutores do animal, independente do sexo, realizada exclusivamente por um veterinário de confiança. Estamos falando de remover o útero e os ovários das fêmeas e os testículos dos machos.
Soa um pouco extremista, e a verdade é que, antigamente, o processo era mais drástico, pois removia os órgãos dos animais por completo. Graças aos avanços da tecnologia, a operação agora pode consistir em alguns casos em uma injeção química, que tem os mesmos efeitos, sem efeitos adversos.
Além disso, o processo de recuperação do animal é muito rápido, às vezes precisando apenas de algumas horas para se recompor fisicamente. Na verdade, durante os primeiros dias, o animal se sentirá fraco, mas isso é normal, já que ele não vai receber a mesma quantidade de hormônios no corpo.
Quanto mais cedo você decidir esterilizar seu animal, maiores serão os benefícios que o procedimento trará. A maioria das doenças prevenidas pela cirurgia são de caráter hormonal e sexual, e podem trazer muitos riscos para o pet.
Por que castrar animais domésticos?
Não é segredo para ninguém que no mundo existem milhares de animais de estimação abandonados pelas cidades. A maioria pertencia a lares nos quais infelizmente não puderam permanecer e foram deixados à própria sorte.
Esses animais ficam nos entornos urbanos e se reproduzem até três vezes por ano, dependendo da raça. Isso cria uma crise de superpopulação. A esterilização é uma forma de combater essa crise, e existem várias ONGs que atuam nesse sentido.
Além disso, isso também evita a propagação de doenças de transmissão sexual e derivadas, e também melhora a personalidade dos animais, deixando-os mais caseiros e tranquilos. A seguir, falaremos mais sobre os benefícios de castrar animais domésticos.
-
Melhora a saúde mental e o comportamento
Os hormônios dos animais, assim como os dos humanos, influenciam muito no comportamento e desenvolvimento de sua personalidade.
A maioria dos cães machos agressivos geralmente tem uma concentração alta de testosterona no corpo, e isso faz com que seja involuntário que eles se comportem dessa forma.
Remover os testículos soluciona esse problema na maioria dos casos, não deixando-o completamente tranquilo, mas melhorando sua obediência e convivência com outros cães.
Além disso, também diminui a necessidade de montar nas fêmeas quando elas entram no cio e a vontade de escapar de casa. Em outras palavras, o animal se verá mais sedentário, e não vai querer sair de casa com tanta frequência, em relação a um outro, não esterilizado.
-
Diminui o risco de doenças
O desenvolvimento do câncer de útero e das mamas nas fêmeas diminui muito com esse procedimento. Nas fêmeas, fazer a esterilização antes do primeiro cio reduz em 90% o surgimento desses problemas.
Soa um pouco brutal, mas a não ser que você queira criar uma próxima ninhada, o cio da fêmea pode trazer mais consequências e custos do que essa cirurgia. Isso nos leva ao ponto seguinte.
-
Castrar animais domésticos é muito econômico
Existe um mito sobre a operação e os custos elevados que a cirurgia pode ter, mas a verdade é o contrário. Castrar animais domésticos é mais econômico do que você acredita, já que seus benefícios são para a vida toda, e não momentâneos, como alguns produtos oferecem.
-
Melhora a qualidade de vida
Ou seja, o animal terá uma saúde excelente durante muitos anos, sendo pouco afetado, na maioria dos casos, pelas mudanças de estação e as gripes. Além disso, as fêmeas esterilizadas tem mais longevidade do que as que não são.
-
Elimina o cio nas fêmeas
Sem ter os ovários, as fêmeas deixam de ter um ciclo reprodutivo, e por isso a menstruação deixa de ser um problema. Isso sem contar que elas deixam de chamar a atenção dos machos em seus dias férteis. Assim como os machos, o comportamento das fêmeas em geral também melhora.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.