5 espécies de papagaios: venha conhecê-los!

· novembro 7, 2018

À primeira vista, o que mais chama a atenção nos papagaios é sua plumagem colorida e os bicos curvos. Além disso, sua inteligência também é impressionante, já que ele é até capaz de imitar a voz humana.

Eles são conhecidos por sua capacidade de falar e repetir palavras. No entanto, não apenas por isso, já que suas penas coloridas são muito marcantes.

Neste artigo, vamos falar sobre algumas espécies de louros que vivem em quase todo o mundo.

Quais espécies de louros existem?

Dentro da grande família Psittacoidea há mais de 350 espécies diferentes. É um dos mais numerosos e difundidos grupos de aves do mundo.

Além disso, podem ser encontrados em quatro continentes: América, Ásia, África e Oceania.

Todas as espécies de louros são caracterizadas por seus bicos curvos, sua inteligência, sua plumagem com coloração intensa, sua dieta frugívora (comem frutas) e por serem monogâmicos por toda a vida. Alguns exemplos são:

1. Papagaio de Pesquet

Essa ave é endêmica da Nova Guiné, especificamente das selvas montanhosas. Desde os tempos antigos, tem sido reverenciada por suas penas vermelho-escuras e acinzentadas.

As bordas de seus olhos são avermelhadas, sua cabeça é pequena e ele tem um perfil semelhante ao do abutre ou águia, daí o nome.

O papagaio de Pesquet (foto que abre esse artigo) se alimenta apenas de sementes de figos, flores e néctar. Não se sabe muito sobre seus hábitos reprodutivos.

A cada estação, a fêmea coloca entre dois e três ovos em um ninho feito dentro de uma árvore.

Ao formar parceiros ao longo da vida, também pode ser visto em grupos de até 20 semelhantes voando com movimentos rápidos e planadores curtos.

2. Papagaio colorido

Este papagaio é nativo da Oceania – Austrália e Tasmânia – e foi introduzido na Nova Zelândia.

plumagem é realmente marcante e colorida, mais intensa nos machos. Sua cabeça e peito são vermelhos, o pescoço é branco, o ventre é amarelo e verde. Além disso, as asas são multicoloridas e cauda é verde, vermelha e azul.

Espécies de papagaios

O louro colorido mede cerca de 30 centímetros, tem um bico claro, olhos castanhos e se alimenta de frutas e ervas.

A época de acasalamento ocorre entre a primavera e o verão e ele nidifica nas árvores. Cada posta (os ovos são brancos e brilhantes) é formado por uma média de seis ovos.

Esse pássaro é muito inteligente, pode aprender várias palavras, melodias e entender jogos básicos de inteligência.

3. Louro galego

É uma das espécies mais representativas de louros em termos de plumagem, já que a cor predominante é o verde limão.

Além disso, tem uma mancha vermelha no topo do bico – que é cinza – e duas manchas amarelas nas laterais. A borda dos olhos é branca, assim como as pernas.

algumas espécies de louros

louro galego vive nas regiões tropicais da América, entre o México e o Brasil. Pode medir cerca de 35 centímetros e pesar um pouco menos de meio quilo.

Não há diferenças em termos de sexos, embora existam diferenças por idade: os filhotes têm rostos menos corados.

No que diz respeito à reprodução, eles se aninham nas cavidades das árvores, colocam cerca de quatro ovos brancos e os incubam por quase um mês.

Além disso, os filhotes ficam nos ninhos dos pais por três meses.

4. Louro arco-íris

Sem dúvida, é uma das mais impressionantes e coloridas espécies de papagaios que existem.Esse é o louro arco-íris!

Essa ave vive em várias ilhas da Oceania e nas costas da Austrália. Além disso, embora se adapte a todos os tipos de habitats, prefere florestas tropicais, áreas arborizadas ou bosques costeiros.

conheça 5 espécies de louros

Essa espécie frugívora com cerca de 30 centímetros de altura tem cabeça e ventre azuis, peito laranja, asas e costas verdes, cauda amarela, bico e olhos vermelhos e pernas cinzentas. 

Faz ninho nas cavidades das árvores e coloca dois ovos por estação, que são incubados por um mês.

5. Louro cinzento

O último dos louros dessa lista vive na África central e tem três subespécies, uma delas muito adotada como animal de estimação. 

As penas são quase totalmente cinzas (com tons diferentes), no entanto a cauda é vermelha. Além disso, seu rosto é esbranquiçado, com o bico negro.

espécies de louros

Esse louro vive em bandos organizados por uma hierarquia e cria vínculos duradouros com parceiros estáveis.

Como as outras espécies de louros, constrói os ninhos nas cavidades das árvores. Ele põe três ovos brancos e os incuba por um mês. Além disso, os filhotes deixam de ser cuidados pelos pais depois de três meses.