5 lugares para ver dinossauros

· setembro 3, 2018
Nestes pontos turísticos, podem ser observados exemplares que se desenvolveram nesses mesmos locais, tanto na Europa como na América e Ásia.

Como viveram e, sobretudo, por que desapareceram, continua sendo um mistério. Além de ver dinossauros em um museu, existem diferentes destinos paleontológicos para aprender sobre eles, no mesmo lugar onde se desenvolveram. Ideal para as férias com as crianças!

Onde ver dinossauros?

Em todo o planeta, existem diferentes lugares para se ver dinossauros. Se seus filhos adoram estes gigantes que, em algum momento, habitaram a Terra, não deixe de visitar os seguintes pontos turísticos:

  1. Parque paleontológico Dinópolis

Localiza-se em Teruel, Espanha, e é o maior parque de dinossauros da Europa. O local permite-nos viajar no tempo até a época jurássica e aprender brincando. Tem muitas atrações, como, por exemplo, simuladores 3D e 4D e espetáculos, como show do T. Rex, que conta com equipamentos bem sofisticados.

Parque paleontológico Dinópolis
Fonte: www.dinopolis.com

Mas este parque também abriga cerca de 500 peças fósseis originais encontradas na mesma província. Sem dúvida, a estrela é o fóssil do Turiasaurus riodevensis, o maior encontrado no continente.

  1. Museu paleontológico Egidio Feruglio

Está localizado na Patagônia argentina e, ao cruzarmos seu portal, já nos transportamos à era jurássica. Os visitantes podem aprender sobre como era o planeta (mais precisamente, como era quando a América do Sul e a África estavam unidos) na época dos dinossauros.

Museu paleontológico Egidio Feruglio: fóssil de dinossauro

Nas proximidades da atual cidade de Bariloche, viviam os saurópodes, gigante herbívoros que atingiam 20 metros de alturaOs fósseis desses animais encontram-se na cidade de Trelew, um dos melhores destinos do mundo para seguir o rastro desses e de outros animais do Mesozoico.

  1. Museu de Dinossauros de Zigong

Nos anos 80, foram realizadas escavações a sete quilômetros do centro da cidade de Zigong, e encontraram restos de um dinossauro cujo nome é Dashanpusaurus. Por seu bom estado de conservação, esta descoberta atraiu a atenção dos paleontólogos de todo mundo.

Museu de Dinossauros de Zigong: fóssil de dinossauro

Em 1987, inaugurou-se o museu de 3,6 mil m2, o primeiro desse tipo na Ásia, onde é possível ver espécimens de Xiaosaurus, Omeisaurus (um herbívoro de 15 metros de comprimento) e do Gigantspinosaurus. Este último atingia quatro metros de altura e viveu há 160 milhões de anos, em toda a província. O melhor de tudo é que pode ser visto no lugar exato onde foi encontrado.

  1. Parque Jurássico da Índia

Seu verdadeiro nome é ‘Indroda Park’ e todos os fósseis ali pertencem ao período Cretáceo tardio. O parque-museu localiza-se na cidade de Ghandinagar e é o segundo maior do mundo em quantidade de ovos fosilizados.

Parque Jurássico da Índia: ovo de dinossauro

Os mais antigos têm nada menos que 65 milhões de anos e é possível aprender bastante sobre como eram os habitantes da região. Além disso, não podemos nos esquecer de outros dinossauros cujos fósseis se encontram aqui: Megalosaurus, Titanosaurus, Iguanodon e o famoso Tyrannosaurus Rex.

  1. Dinosaur Valley State Park

Para terminar nossa lista de lugares para ver dinossauros, viajamos aos Estados Unidos, mais precisamente ao rio Paluxy, no Texas. Ali encontraram-se pegadas muito bem conservadas de terópodes, uns gigantes de nove metros de altura que viviam em todo o vale.

Dinosaur Valley State Park: pegada de dinossauro

Outros habitantes da zona eram os Saurópodes, quadrupedes que deixavam pegadas de… um metro de comprimento! Ao longo do vale podem ser vistas representações em tamanho real de todos os antigos habitantes da região.

A melhor época para visitar este parque é no verão, porque o volume de água do rio diminui e, então, é possível ver as pegadas. Nessa época, entretanto, pode fazer muito calor e o local geralmente está tomado por multidões de turistas. Recomenda-se viajar em maio, para ser um dos primeiros a ver as pegadas em toda a temporada.