O pastor do Cáucaso, um gigante entre os cães

É um cão com uma poderosa taxonomia - pesa até 90 quilos - que anda de mãos dadas com sua personalidade - muito protetor e determinado - para desenvolver seu trabalho como pastor e proteger o gado dos lobos.
O pastor do Cáucaso, um gigante entre os cães

Última atualização: 26 Junho, 2018

O pastor do Cáucaso é um dos maiores cães que podemos encontrar. Ao seu grande tamanho, se une seu pelo característico, que o protege das condições climáticas mais adversas, mas que o torna ainda mais corpulento. Conheça estes enormes cães aqui:

História do pastor do Cáucaso

O pastor do Cáucaso tem sua origem na cordilheira que lhe dá o nome: entre as regiões da Rússia, Armênia e Azerbaidjão. Há registros que nos permitem assegurar que é uma raça com alguns séculos de vida: a primeira data do segundo século depois de Cristo.

No entanto, há relativamente pouco tempo que este cão tem sido valorizado e reinventado, em comparação com os séculos passados. Somente na década de 1930 ele começa a ser aceito nos concursos caninos e desfiles: até então, dificilmente era reconhecido como uma raça.

A origem desses cães parece clara: seu temperamento e físico estão intimamente relacionados à sua função, que é a de proteger contra os lobos os rebanhos de gado nas altas montanhas. Seu corpo grande permite direcionar o gado, mas especialmente protegê-lo de predadores.

Pastor do Cáucaso

Por sua vez, o seu pelo e gordura corporal protegem-no das temperaturas extremas. O pelo grosso cria uma bolsa de ar que o protege do frio, mas também do calor do verão.

Seu comportamento também foi desenvolvido de acordo com o trabalho realizado: Ao longo dos séculos, eles escolheram cães enérgicos para poderem viver nas montanhas, ligados à sua família, para defender o gado e com a capacidade de tomar decisões para saber repelir os ataques dos lobos.

 Características do pastor caucasiano

O pastor caucasiano é um cão muito grande, mas de proporções harmoniosas. Debaixo do pelo, é um cão com ossos fortes e musculosos, com grande poder físico. Nesta raça existe um grande dimorfismo sexual, em que os machos são consideravelmente maiores que as fêmeas.

Quanto à sua altura em cruz, os padrões marcam apenas um mínimo e não um máximo. Os machos têm uma altura mínima de 65 centímetros e as fêmeas de 62. Quanto aos máximos, os machos atingem 75 centímetros e as fêmeas tendem a permanecer em 70.

No peso é onde é possível ver a diferença entre machos e fêmeas: eles podem pesar 70 quilos, embora alguns tenham atingido 90, as fêmeas geralmente não excedem os 50 quilos.

Pastor do Cáucaso

Eles têm uma cabeça grande e sólida, assim como o focinho e o nariz. Tradicionalmente, suas orelhas são cortadas, mas nos últimos anos essa prática foi banida. Suas orelhas naturais são triangulares e pendem nas laterais da cabeça.

Existem três tipos de pelos: um comprido, outro curto e, ainda, um tipo intermediário. Em todos os casos, o pelo é liso e denso. Tem uma subcamada de pelos lanosos de uma cor mais clara, que ajuda a lidar com as temperaturas.

Pode aparecer em muitas cores diferentes: qualquer cor sólida ou pontos são aceitos como raça pura, exceto preto sólido ou na combinação de fogo negro. Apesar disso, as cores preferidas são diferentes tons de cinza ou marrom.

Comportamento do pastor do Cáucaso

O temperamento do pastor do Cáucaso está longe da aparência de um ursinho de pelúcia. É um cão com um caráter marcado e determinado, que não se deixa amedrontar. Também é protetor com sua família e sua casa.

Ele é tenaz, inteligente e mais independente que outros cães pastores. Tudo isso o torna muito difícil de treinar à força: a educação positiva dá ótimos resultados com essa raça de cães, uma vez que transforma as ordens e sua educação em uma colaboração e uma brincadeira.

Pastor do Cáucaso

Eles desconfiam de estranhos e tendem a ser valentões em brincadeiras com outros cães. Deve-se tomar cuidado e observar os momentos de brincadeira e as atitudes nos parques, para evitar disputas ou mal-entendidos com outros usuários do parque.

Eles são cães energéticos que precisam se exercitar. No entanto, eles vão desfrutar muito mais de longas caminhadas nas montanhas do que da perseguição de uma bola em um parque fechado. Eles não são animais que podem ser felizes e terem suas necessidades satisfeitas vivendo em uma cidade.

Cuidado com o pastor do Cáucaso

O pastor do Cáucaso é um cão geralmente saudável que não tem doenças hereditárias. No entanto, ele possui doenças de raças grandes.

O aparecimento de displasia de quadril ou cotovelo, bem como doenças cardíacas, é comum em cães de grande porte. É necessário se consultar com um veterinário desde filhote, para o desenvolvimento de um plano de saúde e prevenção destas doenças crônicas.

Pastor do Cáucaso

O calendário de vacinação e desparasitação não deve ser negligenciado, especialmente a desparasitação externa, pois é difícil detectar os parasitas em um cão com tantos pelos.

Quanto aos seus pelos, é necessário fazer uma escovação regular, pelo menos duas vezes por semana para evitar nós e emaranhados que causam desconforto e dor. Por tem uma subcamada de pelos lanosos, é prejudicial cortá-los no verão. Seu próprio pelo o protege do calor.

O pastor caucasiano é um trabalhador colossal. Embora não seja muito amigável, é um cão corajoso com uma personalidade forte e que tem o melhor do temperamento de pequenas e grandes raças: é determinado e tenaz, mas independente.

Pode interessar a você...
Cuidado com a pelagem do pastor alemão da Alsácia
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Cuidado com a pelagem do pastor alemão da Alsácia

A pelagem do pastor alemão da Alsácia não exige muitos cuidados, por isso daremos algumas dicas para manter a pelagem sempre bela.