5 parques nacionais da África que você não pode perder

janeiro 21, 2019
Os ecossistemas mais típicos dessas reservas naturais são savanas, selvas e bosques, onde você pode ver muitos mamíferos, aves e répteis.

O território africano é realmente incrível. A grande diversidade de fauna e paisagens naturais é espantosa. Se você planeja uma viagem para este continente, recomendamos visitar algumas de suas áreas naturais mais famosas. Saiba a seguir quais são os melhores parques nacionais da África.

Quais parques nacionais da África eu devo visitar?

Esta questão é muito difícil de responder, uma vez que existem mais de 100 em todo o continente. Os três países com a maior densidade de áreas preservadas são a Tanzânia, o Quênia e o Gabão, e os biomas mais comuns são bosques, selvas e savanas.

Entre os parques nacionais da África, destacamos:

  1. Parque Nacional Serengeti

É um dos mais famosos e está localizado na Tanzânia. Tem uma extensão de 13.000 km² e aqui vivem os ‘cinco grandes‘: búfalo, rinoceronte, leão, leopardo e elefante.

Além disso, é o lar de milhares de gnus, que participam de uma das mais impressionantes migrações anuais.

O Parque Nacional Serengeti (foto que abre este artigo) abriga zebras, hienas, abutres, avestruzes, corujas, hipopótamos, girafas, leopardos e até mesmo fósseis e restos de civilizações humanas.

Atualmente, a tribo Masai ainda vive lá e são os “donos” da região há milhares de anos.

  1. Parque Nacional Kruger

Quando pensamos em parques nacionais na África, logo nos vem à mente uma imagem desta reserva, localizada na África do Sul, e que tem uma área de quase 19.000 km².

Até a década de 1920, era um terreno de caça, mas em 1926 tornou-se uma área protegida. Esse é, sem dúvida, um dos mais conhecidos parques nacionais da África.

Crocodilo no Parque Nacional Kruger

Dentro da fauna típica do Kruger, podemos encontrar zebras, bois, elefantes, leões, hipopótamos, leopardos, rinocerontes, suricatos, corvos, chitas e crocodilos. Entre as 500 aves que podem ser vistas aqui, metade habitam na reserva o ano todo. 

Aqueles que querem estar em contato com a natureza podem dormir em acampamentos e hotéis… E bem protegidos!

  1. Parque Nacional Etosha

Está localizado na Namíbia e é um dos maiores parques nacionais do mundo, com mais de 22 mil km². É uma grande mata com savanas, lagoas salgadas e várias depressões.

Abriga mais de 100 espécies de animais, incluindo leões, elefantes, zebras, gazelas (Springboks), rinocerontes e girafas.

Parque Nacional Etosha

O Parque Nacional Etosha foi fundado em 1907 e gradualmente expandiu seu território. Neste local, chove bastante entre outubro e maio.

Os animais aproveitam para beber e se refrescar nos diferentes lagos ou lagoas que se formam com a água da chuva. As temperaturas na época ficam em torno de 40°C.

  1. Parque Nacional das Montanhas Simien

Está localizado na Etiópia, especificamente entre as montanhas de mesmo nome, dentro da região de Amhara, onde está localizado o quarto pico mais alto da África, o Ras Dashen.

O parque foi criado em 1969 e tem 16 mil hectares, incluindo prados, florestas e afloramentos rochosos.

Parque Nacional das Montanhas Simien

Nas montanhas Simien, podemos encontrar o lobo etíope, o abutre orelhudo, a cabra de Abissínia, a águia-negra-africana, o falcão-borni e o francelho.

Um dos principais habitantes do parque são os babuínos-gelada, semelhantes aos babuínos, mas com um ‘ponto’ vermelho no peito.

  1. Parque Nacional de Virunga

O último dos parques nacionais africanos desta lista está localizado na República Democrática do Congo, entre as montanhas Virunga e Ruwenzori.

Foi o primeiro a se tornar uma área protegida do continente e se tornou famoso por abrigar gorilas da montanha, uma espécie ameaçada de extinção.

Parque Nacional de Virunga

Além disso, nesta região, especificamente nas proximidades e dentro do Lago Eduardo, podemos encontrar grandes grupos de hipopótamos, elefantes, girafas, ocapis, chimpanzés, búfalos e pássaros endêmicos.