5 parques nacionais dos Estados Unidos
Você sabia que a primeira reserva natural do mundo foi criada neste país? Em seu vasto território, possui dezenas de áreas protegidas, algumas mais conhecidas e visitadas que outras. Neste artigo, vamos falar sobre os melhores parques nacionais dos Estados Unidos, que você não pode perder se quiser aprender sobre a vida selvagem local.
Os parques nacionais dos Estados Unidos mais visitados
As áreas protegidas dos EUA são quase 60 e a primeira foi criada em 1872 (a mais antiga do mundo).
O Estado da Califórnia é o que possui mais parques nacionais nos Estados Unidos: 10, seguido pelo Alasca, com oito, e por Utah, com cinco. Entre eles, podemos destacar:
-
Parque Nacional de Yellowstone
Não poderíamos começar esta lista com outro parque que não seja o mais antigo do mundo.
É encontrado principalmente no Wyoming, mas também em Montana e Idaho. Uma de suas principais atrações é o gêiser Old Faithful, que lança vapor e água a vários metros de altura.
O Parque Nacional de Yellowstone foi o lar de várias tribos nativas, incluindo lagos, rios, cânions e serras.
Além disso, vivem lá vários mamíferos, incluindo o urso pardo, o lobo cinzento e alces, bem como aves, répteis e peixes. É também a casa do bisão, que aparece na foto que abre este artigo.
-
Parque Nacional dos Everglades
Localiza-se no estado da Flórida e protege um pântano de 6,1 mil km², único no mundo. Os pântanos eternos e canaviais de La Florida tornaram-se um parque nacional em 1947, e é acessado pela rodovia estadual 9336.
Os Everglades são o lar de muitas aves, como garças, flamingos, águias e cararás, embora, sem dúvida, seu principal habitante seja o jacaré americano e o crocodilo.
Além disso, dentro da fauna típica, encontramos lontras, peixes-boi, tartarugas (como a que tem barriga laranja) e, às vezes veados, pumas e cobras.
-
Parque Nacional de Yosemite
É um dos parques mais visitados e famosos do país, possui uma extensão de mais de 3.000 km² e pertence à Califórnia.
Situa-se num vale, entre uma cordilheira muito bonita, e nos arredores podemos encontrar várias áreas protegidas.
Em um passeio por aqui, podemos encontrar florestas de sequóias gigantes, falésias de granito, rios cristalinos, cachoeiras e uma grande diversidade de fauna.
É o lar de muitas espécies, incluindo o urso preto, o guaxinim, pica-paus, veados, o lince, a raposa vermelha, o coiote, a cobra-real-da-montanha, lontras e gambás.
-
Parque Nacional Theodore Roosevelt
Não é tão conhecido como os anteriores, mas é muito importante em termos de proteção da biodiversidade.
Este parque está localizado a oeste de Dakota do Norte e tem uma área de menos de 300 km², dividida em três seções atravessadas pelo pequeno rio Missouri.
Foi nomeado assim em homenagem ao ex-presidente Roosevelt, que viajou para esse local para caçar, mas depois o escolheu como refúgio após um grande golpe em sua vida: sua esposa e mãe morreram no mesmo dia.
Entre as principais atrações do parque, podemos destacar os mirantes que nos permitem observar a vida selvagem sem problemas.
A fauna típica é composta por bisontes, veados, cavalos selvagens, águias-reais e alces.
-
Parque Nacional do Grand Canyon
Outro dos Parques Nacionais dos Estados Unidos que você não pode perder. Com uma extensão de quase 5.000 km², é a principal joia do Arizona e foi criado no início do século passado.
Atravessa o rio Colorado e suas formas alaranjadas e marrons rochosas são um maravilhoso espetáculo natural.
A fauna do Grand Canyon é composta principalmente de aves, entre elas o condor da Califórnia, que foi reinserido na região na década de 90.
Há também coiotes, pumas, linces e cabras das montanhas rochosas. Todos eles são um pouco difíceis de serem vistos, exceto o primeiro, mas de longe.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.