5 passos para limpar a gaiola dos pássaros
Limpar a gaiola dos pássaros é um dos aspectos mais importantes para que eles mantenham um ótimo estado de saúde, bem como o restante da família. Por isso, é aconselhável seguir certos passos e parâmetros para fazer uma boa limpeza e manter um ambiente higiênico em todos os momentos.
Por que é importante limpar a gaiola dos pássaros regularmente?
Sem dúvida, limpar a gaiola é um dos fatores-chave para a saúde do pássaro e da família em geral. Sua importância não está apenas no aspecto higiênico e nos odores, mas também na saúde do animal.
Se a gaiola não for limpa regularmente e de maneira correta, o pássaro que está dentro dela pode começar a sofrer de diversas doenças como consequência da falta de higiene.
Na verdade, a limpeza da gaiola deve ser diária, ou, pelo menos, a limpeza do fundo dela. Quanto a uma limpeza mais completa, isso deve ser feito pelo menos uma vez por semana, ainda mais se houver mais de um pássaro na gaiola.
Passos para limpar a gaiola dos pássaros
Limpar o fundo da gaiola
Um dos passos mais cansativos é limpar o fundo da gaiola diariamente. Porém, este passo é importante, já que nele caem os excrementos dos pássaros, comida, penas e outros tipos de sujeira.
Uma recomendação para que este passo não seja tão inconveniente é colocar jornal ou outro material similar no fundo da gaiola. Dessa forma, tudo que você precisa fazer é trocar o papel todos os dias. Esse truque facilita a limpeza, é prático e não leva muito tempo.
Porém, pelo menos uma vez por semana, é aconselhável lavar o fundo da gaiola com água e sabão antes de colocar o jornal limpo. Esta ação é útil para limpar a gaiola profundamente. Apesar disso, por ter o jornal cobrindo o fundo, este é um passo muito simples e rápido de se fazer.
Laterais da gaiola
Para que a higiene da gaiola seja completa, é necessário limpar as laterais e a parte de cima; primeiramente, você deve colocar o pássaro em outra gaiola temporária e remover o fundo.
Para a limpeza específica das grades, é aconselhável usar um pano úmido e não molhar a gaiola diretamente, para evitar que ela perca o esmalte e a cor. Então, é necessário secar muito bem com um pano e deixar a gaiola em uma área ventilada por vários minutos.
Comedouros e bebedouros
Outro aspecto importante são os comedouros e bebedouros. Eles devem ser limpos regularmente porque, caso contrário, podem se tornar uma fonte de bactérias, fungos e doenças para os pássaros.
O lado positivo é que limpá-los é muito simples, pois ambos os elementos podem ser removidos facilmente. Tanto os bebedouros quanto os comedouros devem ser limpos cuidadosamente com água e sabão, mas devemos nos certificar de remover todos os resíduos de sabão antes de colocá-los de volta no lugar.
Brinquedos
É comum comprar brinquedos para os pássaros, tais como balanços e outros itens. É importante limpar esses elementos cuidadosamente e regularmente, da mesma forma que o restante da gaiola. Por isso, é aconselhável removê-los e limpá-los bem com água e sabão.
Passo opcional: água sanitária
Quando há muita sujeira, é possível recorrer à água sanitária diluída em água. Com uma esponja ou escova, deve-se eliminar toda a sujeira e todos os espaços da gaiola devem ser muito bem desinfetados.
Seguindo estes cinco passos simples, é possível manter a gaiola em ótimas condições. Disso depende tanto a saúde do animal quanto a de toda a família ao seu redor. Além disso, uma boa limpeza controla odores desagradáveis que possam invadir o ambiente.
É importante fazer uma limpeza rápida todos os dias, e pelo menos uma vez por semana, uma limpeza muito mais profunda. A ideia é remover todos os vestígios de sujeira e também evitar que ela se acumule e fique mais difícil de limpar.
Em geral, a limpeza da gaiola é bastante simples, ainda mais se for feita regularmente; porém, lembre-se de que é muito importante enxaguar toda a gaiola e também os outros elementos com bastante água, para garantir que não fique nenhum vestígio de água sanitária ao colocar os pássaros na gaiola.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.