5 raças de cães que não causam alergia
Há pessoas que são alérgicas à caspa, pelos ou saliva de cães, portanto, se querem ter um animal de estimação, precisam saber quais cães não causam alergia.
Para algumas pessoas, ter um animal de estimação é sinônimo de espirros, olhos lacrimejando e nariz vermelho.
Se esse for o seu caso, nesse artigo vamos dizer quais são os cães que não causam alergia ou que não perdem tanto pelo, reduzindo assim as reações em humanos.
Eu sou alérgico a cachorros?
Antes de conhecer cães que não causam alergia, é bom identificar quais são os sintomas ou reações mais comuns.
As consequências de estar perto de um animal de estimação variam. Algumas delas são espirros, dores de cabeça, coceira, garganta inflamada, lacrimejamento ou erupções cutâneas.
Tudo depende de como o nosso sistema imunológico reage.
Vale a pena destacar que ser alérgico a cães significa na verdade ser alérgico a pelos, saliva e caspa.
Todos esses elementos podem conter alérgenos, principalmente a caspa, que são partículas de pele que se espalham pelo ambiente quando o cão se coça ou brinca.
Raças de cães que não causam alergias
A controvérsia surgiu quando estudos indicaram que não são os cães que causam alergias. Na verdade, o que causa as alergias é o tipo de pelo e o fato dele cair ou não.
Se você quer adotar um animal de estimação, mas sofre sempre que está ao lado de um, pode escolher qualquer uma dessas raças:
1. Yorkshire terrier
Esse cachorrinho de origem britânica – foto que abre esse artigo – foi escolhido como um dos melhores ‘cães hipoalergênicos’, pois não perde quase nenhum pelo.
Nós apenas temos que ter cuidado ao penteá-lo, pois nesse caso ele solta os fios. No entanto, para evitar espirros é simples: basta abrir as janelas ou escová-lo ao ar livre.
O yorkshire terrier também tem o mesmo pH da pele que as pessoas. Por isso, nosso sistema imunológico não reage quando nos aproximamos dele.
2. Basenji
Há muitas características desse cão que merecem destaque. Para começar, essa raça de origem africana não late, mas emite um som peculiar (alguns dizem que é semelhante ao da música tirolesa) para se comunicar.
Seus pelos são curtos – geralmente pretos, marrons ou malhados – e ele quase não solta quando coça ou se mexe na cama. Além disso, o basenji não produz um cheiro ruim. Além disso, como não gosta muito de água, se limpa como os gatos.
3. Bichon Maltês
Acredite ou não, essa raça de pelo fino e comprido é outro cão que não causa alergia. Entretanto, apesar de não soltar pelos, requer cuidados diários.
Um animal companheiro perfeito que, apesar de seu pequeno tamanho, é um excelente guardião.
4. Cão de água espanhol
Este belo cão de tamanho médio é nativo da Andaluzia e “trabalha” tanto como pastor quanto como companhia para caçadores.
Hoje é muito escolhido como animal de estimação em lares espanhóis e europeus.
O cão de água espanhol não perde o pelo e sua pele é adaptada, como o nome sugere, para se molhar. Portanto, esteja pronto para suportar o cheiro típico de cachorro molhado caso ele saia em dias de chuva.
5. Galgo Italiano
Outro dos cães que não causam alergia é o menor da família dos galgos, cuja origem remonta a mais de 2 mil anos.
Ele tem um manto muito curto e simples. Por isso, é escolhido por aquelas pessoas que sofrem reações aos animais de estimação.
O galgo italiano é muito ativo e seu corpo atlético permite que ele corra em altas velocidades (até 40 km/h).
Quanto ao seu temperamento, podemos indicar que ele é alegre, dependente do dono, reservado com estranhos, inteligente e sensível.
Outros cães que não causam alergias por não soltarem pelos são: Airedale terrier, Fox terrier de pelo duro, Poodle, Cão de água português, Crested chinês, Samoieda e Terrier branco das terras altas do oeste.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Morales Suárez-Varela, M. M., Jiménez-López, M. C., Llopis-González, A., & García-Marcos, L. (2005). Estudio de la presencia de animales domésticos: gatos y perros, y su papel en el asma, la rinitis alérgica y la dermatitis atópica en niños. Atención Primaria. https://doi.org/10.1016/S0212-6567(05)70557-6
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.