5 raças de cães terrier

· agosto 13, 2018
Ainda estes peludos de tamanho reduzido tenham sido criados para a caça de ratos, eles se tornaram animais de estimação populares; por causa de seu temperamento e facilidade de aprendizagem.

A maioria das raças de cães terrier é nativa das Ilhas Britânicas. Seu nome, que vem do latim, significa “terra”. São animais médios e pequenos, com pelos duros e ásperos e uma personalidade inquieta e energética. Neste artigo, falaremos sobre alguns deles.

Quantas raças de cães terrier existem?

Criado para caçar ratos e outras pragas, o terrier britânico deu origem aos americanos, com um caráter mais combativo. Atualmente, existem quase 40 raças de cães terrier em todo o mundo. Entre eles destacamos:

  1. Jack Russell terrier

Esta raça originária do Reino Unido é caracterizada por estar sempre alerta e por ser tenaz e independente.

Apesar de seu pequeno tamanho; é um cão de trabalho e tem muita força e resistência.

Jack Russell Terrier –  foto que abre este artigo – tem a maior parte do corpo coberto por pelos brancos com manchas marrons, pretas ou castanhas em diferentes áreas. As orelhas são “caídas”, tem uma cauda curta e que está sempre ereta. A pelagem é espessa e resistente à água; como na maior parte do seu grupo.

  1. Bull terrier

É uma das raças de cães terrier mais originais; devido à sua fisionomia: a cabeça é triangular, assim como seus olhos. O bull terrier é famoso por aparecer em livros, filmes e anúncios e; embora tenha a mesma descendência do pit bull, são duas raças diferentes.

Bull terrier

Seu corpo é forte e musculoso, a pele é curta e branca, com alguns pontos na cabeça, e as orelhas são pontiagudas. Quanto ao seu temperamento; ele é considerado equilibrado, obediente, um pouco teimoso, gentil, inteligente, corajoso, ativo e ligado ao seu dono.

  1. Yorkshire terrier

Esta raça surgiu após a “combinação” de terriers da Escócia e da Inglaterra; durante a Revolução Industrial. Seu nome deriva das cidades de York e Lancashire. Seu tamanho pequeno e seus pelos longos de duas cores – marrom, cinza ou preto, principalmente – são suas características marcantes.

Yorkshire terrier

Sua vitalidade e sua tenacidade são inversamente proporcionais à sua altura. O Yorkshire terrier é um cão muito ativo; gosta de ser o centro das atenções em casa e tende a latir muito. Para evitar que se torne um problema; ele precisará de treinamento desde filhote.

  1. West Highland White Terrier

Este é outro dos “pequenos” das raças de cães terrier que foi criado nas terras altas da Escócia (daí o seu nome). É caracterizado por uma pelagem completamente branca e espessa. Em seus primórdios; o “Westie” era usado para caçar pássaros, coelhos e lebres.

West Highland White Terrier

O West Highland White Terrier é amigável, energético, corajoso, equilibrado e sociável. Ele precisa de exercícios moderados e constantes e; se considerarmos seu tamanho e peso (não mais do que 10 quilos), podemos entender por que ele é um dos favoritos para viver na cidade.

  1. Boston Terrier

A última das raças de cães terrier dessa lista foi criada nos Estados Unidos e, é claro, descende dos ingleses. É um animal de estimação muito escolhido em todo o mundo; devido ao seu pequeno tamanho (pesa no máximo 12 quilos).

Boston Terrier

Quanto à sua aparência, o Boston terrier tem um focinho achatado, orelhas grandes e pontiagudas, corpo compacto e uma cauda curta como as extremidades; que são fortes. Possui pelos curtos e ‘presos’ à pele, não solta muitos pelos… sua manutenção é muito simples!

Este cão responde muito bem se for treinado desde filhote, além disso, também será amigável se for socializado precocemente. Ele tem uma natureza feliz e se dá bem com as crianças.

O terrier está entre os cães mais famosos do mundo. Com características semelhantes, britânicos e americanos, são escolhidos por seu temperamento, tamanho e facilidade de treinamento.