7 destinos para ver animais selvagens em liberdade

· abril 27, 2018

Não há nada melhor para aprender na natureza do que ver animais selvagens em liberdade. É muito bom vê-los em seu habitat natural, onde as pessoas são simplesmente espectadoras.

Deixe os zoológicos de lado, pois eles só servem para trancafiar animais, e prefira viajar para lugares onde eles vivam em plena natureza. Nesse texto vamos revelar onde você pode ter uma experiência única. 

Onde ver animais selvagens em liberdade?

Se você quer aprender sobre espécies não domésticas, e lhe parte o coração vê-las enjauladas, o melhor a fazer é organizar uma excursão para qualquer um dos seguintes destinos:

  1. Parque Nacional Virunga

Trata-se do primeiro parque nacional do continente africano, situado na República do Congo, e que compreende duas cadeias montanhosas: Virunga e Ruwenzori. É conhecido por ser o habitat natural dos gorilas da montanha, que infelizmente estão em perigo de extinção por culpa da caça furtiva e das guerras no país.

girafas

Fonte: Lucag

Além de ver estes belos primatas, neste parque composto por planícies e planaltos também podem ser vistos hipopótamos, elefantes, girafas, chimpanzés, búfalos e aves endêmicas.

  1. Parque Nacional dos Everglades

Se você vai de férias a Miami, recomendamos visitar a zona dos Everglades, um grande pantanal a sudeste da Flórida. Ali habita o famoso crocodilo americano, emblema do parque.

Para passar por esta reserva pantanosa, organizam-se excursões em um hidrodeslizador, uma espécie de embarcação que pode atravessa a vegetação densa sem problemas. Mesmo fazendo calor por lá o ano inteiro, a melhor época para ver animais selvagens em liberdade é de novembro a abril, quando há poucas chuvas e menos umidade.

  1. Ilhas Galápagos

Localizadas em pleno Oceano Pacífico e a quase mil quilômetros da costa do Equador, país ao qual pertencem, essas ilhas são famosas por serem a casa das enormes tartarugas de Galápagos.

Esse arquipélago tem grande importância biológica e científica, já que foi o cenário onde Charles Darwin começou suas pesquisas. Depois, elas acabaram resultando na teoria da evolução das espécies.

Mas voltando à atualidade, esse local é perfeito para ver animais selvagens em liberdade. Além das tartarugas, você encontrará iguanas terrestres e marinhas, lagartos, leões marinhos e muitas aves, entre elas garças, gaivotas, andorinhas, pinguins, tentilhões e corvos-marinhos.

  1. Parque Nacional Serengeti

Voltamos à África, mas nesse caso vamos à Tanzânia para conhecer um dos parques mais famosos do mundo. Ali vivem “os cinco grandes”: leão, elefante, leopardo, rinoceronte e búfalo.

Nessa reserva, antiga morada da tribo dos Masal, moram muitas outras espécies: zebras, abutres, flamingos, cegonhas, hipopótamos, guepardos, raposas, lebres e gatos da montanha. Ideal para fazer um safári em família!

elefante

  1. Ilha Canguru

Com esse nome, você já pode ter ideia do que vai encontrar ao chegar lá… Muitos marsupiais! Para chegar lá, podemos partir da cidade de Adelaide, na Austrália, já que fica a cerca de 100 quilômetros a sudeste do continente.

A terceira parte da Ilha Canguru foi declarada parque nacional, de conservação ou reserva protegida, e Flinders Chase é a área mais visitada. Esse santuário é ideal para ver animais selvagens em liberdade e, melhor ainda, espécies que foram levadas do continente para evitar que se extinguissem, como o coala e o ornitorrinco.

  1. Parque Eco-turístico de Iberá

No nordeste da Argentina, essa reserva de 1,3 milhões de hectares, repleta de canais, pântanos e terrenos com ervas selvagens é o lar das seguintes espécies: jacaré, capivara, lobinho do rio, cervo dos pântanos e lobo-guará, essas três últimas em perigo de extinção.

Da superfície total do local, um ecossistema inundado de água, cerca de 150.000 hectares foram doados ao governo através de uma fundação ecológica. Isso com o objetivo de evitar derrubada indeterminada, a caça furtiva e a indústria imobiliária.

  1. Baía de Cenderrawasih

Ainda que seu nome seja difícil de pronunciar, esse destino na Indonésia é cada vez mais escolhido por aqueles que querem ver animais selvagens em liberdade, mais especificamente o enorme tubarão-baleia. Mesmo se tratando do maior peixe existente, é inofensivo e chega perto dos barcos dos pescadores todos os dias em busca de comida.