7 dicas para escolher o melhor cuidador para o seu cão

maio 9, 2019
Se o seu estilo de vida o mantém longe de sua casa, você pode precisar de alguém para cuidar do seu companheiro canino. Neste artigo, vamos oferecer várias dicas de como escolher o melhor cuidador para o seu cão.

Nem sempre é possível levar seu cachorro com você. Às vezes, deixá-lo sozinho em casa pode ser uma opção. Se isso não for viável, você pode optar por um hotel para animais. E se essa opção não te convencer, você sempre pode procurar um cuidador para o seu cão.

Ao escolher um cuidador para o seu cão, você deve levar em conta não apenas as suas necessidades, mas também as do seu animalzinho. Um cuidador não serve apenas para levar o seu cão para passear, alimentá-lo, dar água e limpá-lo. Seu cão precisa de tudo isso, mas ele o experimenta de uma maneira muito particular.

Além do que foi dito acima, seu cão também precisa se sentir seguro com a pessoa que está cuidando dele, dando-lhe todo o amor que ele não receberá quando você não estiver presente.

Não se esqueça de que, assim como os humanos, os cães têm medo do desconhecido: eles temem a incerteza. É por isso que o seu amigo precisa de mais do que cuidados; ele precisa de alguém amoroso e afetuoso.

Cachorro passeando

Como escolher o melhor cuidador para o seu cão

Quando você adota um cachorro, assume uma grande responsabilidade. Ao adotar um animal de estimação, você assume um compromisso do qual não é possível ‘fugir’. Portanto, quando você não pode cumprir as suas obrigações com o seu cão, por qualquer motivo que seja, é preciso procurar alguém qualificado e confiável para fazer o que você não poderá.

Um primeiro passo na escolha do cuidador ideal para o seu cão pode ser consultar o veterinário. O veterinário certamente pode lhe dar referências ou dizer onde procurar. Isto é especialmente importante se o seu cão tiver algum tipo de necessidade específica devido à idade e/ou alguma doença ou problema físico.

A seguir, vamos ver quais características um bom cuidador deve ter. Em qualquer caso, não se esqueça de que, embora uma pessoa seja muito bem recomendada, é sempre aconselhável conversar com ela e ter um primeiro contato antes de contratá-la.

Qualidades que um bom cuidador deve ter

A seguir, vamos expor as qualidades que um bom cuidador de cães deve ter. Avalie-as no momento de contratar um cuidador para o seu cão.

Qualidades que um bom cuidador deve ter
  • Flexibilidade: é bom ter um serviço flexível que atenda às suas necessidades. Isso é especialmente importante se você não tiver um cronograma fixo ou se estiver sujeito a incidentes. Além disso, se o cuidador de cães que você contratar tiver um horário flexível, você poderá dar conta de qualquer outro trabalho ou responsabilidade pessoal.
  • Calma: todos aqueles que vivem com um cão sabem que com eles as coisas nem sempre acontecem do jeito que imaginamos. Uma boa qualidade em um cuidador de cães é que ele sabe como manter a calma mesmo nas situações mais complexas (mesmo que você nem sempre consiga isso). Se o cuidador responder com calma a uma situação mais estressante, não fará com que o cão responda com ansiedade.
  • Sensibilidade: um bom cuidador de cães reconhece as necessidades do animal de que cuida e responde de forma adequada.
  • Confiabilidade: o cuidador que você contratar para cuidar do seu cão não deve apenas inspirar confiança, mas também deve ser capaz de demonstrar. Peça referências, verifique-as e pesquise sobre essa pessoa.
  • Experiência: sempre contrate um cuidador experiente, principalmente se o seu cão tiver algum tipo de necessidade especial.
  • Responsabilidade: é essencial que a pessoa que você contrate seja responsável. Essa característica inclui que ela seja pontual, que atenda aos pedidos que você fizer e que não tenha comportamentos de risco de qualquer tipo.
  • Tenha interesse: você notará que uma pessoa tem interesse em seu trabalho e no que você fala se ela fizer anotações, perguntas, se der ideias e soluções.

Conexão

Todos os itens acima são de pouca utilidade se o cuidador não se conectar com seu cão; daí a importância de entrevistar o cuidador junto com o seu bichinho. Dessa forma, você pode verificar se essa pessoa pode realmente cuidar de seu companheiro canino quando você não estiver presente.

Observar o cuidador com o seu cão é a melhor maneira de verificar se há conexão, experiência e um bom trabalho da pessoa com quem você vai deixar seu amigo fiel.