Como ganhar a confiança de um gato de rua

· agosto 21, 2018
É muito difícil superar a desconfiança de um felino que vive na rua, principalmente se ele foi maltratado. Entretanto, com paciência e respeitando algumas regras, é perfeitamente possível ganhar a simpatia do bichano.

Qualquer animal que vive nas ruas é desconfiado, principalmente se sofreu maus-tratos no passado. Se você quer ganhar a confiança de um gato de rua, precisará ter paciência, além de seguir alguns passos. Com o tempo, poderá até levá-lo para casa!

Dicas para ganhar a confiança de um gato de rua

Não importa se você o viu na rua ou se ele apareceu no quintal de sua casa. Um gato de rua será muito arisco e muito desconfiado, afinal, ele não conhece você. Pode ser mais difícil conquistar a confiança de um felino do que de um cão. Mas não desanime. As dicas abaixo podem ajudar nessa situação:

1. Respeite o espaço dele

A não ser que o gato corra perigo no lugar onde está, é aconselhável que ele permaneça no local em que já vive. Afinal, ele se sente seguro e protegido ali. Os gatos de rua fogem dos seres humanos porque talvez não tenham tido boas experiências com eles. Portanto, mostre que é diferente.

Respeitar o espaço de segurança é o primeiro passo para ganhar a confiança de um gato de rua. Aproxime-se aos poucos e pare se notar que o animal não está nervoso, miando ou com o pelo eriçado. Pouco a pouco, você poderá dar um passo a mais sem que ele o considere uma ameaça.

2. Dê comida a ele

Essa é, sem dúvida, um dos melhores jeitos de ganhar a confiança de um gato. Mas, para isso, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Primeiro, escolha um alimento que tenha um cheiro forte, como uma lata de atum ou um pouco de ração úmida. Os gatos adoram as duas opções!

ganhar a confiança de um gato de rua

Deixe o recipiente em um local próximo do refúgio do gato e afaste-se. Não fique olhando para ver se ele sai do esconderijo. Mesmo que esteja com muita fome, ele esperará até que você esteja longe para comer. Uma vez que o animal esteja comendo, não se aproxime ou tente tocá-lo.

Uma boa ideia é dar-lhe de comer no mesmo horário todos os dias, repetindo certos comportamentos. Por exemplo, mover o recipiente com ração seca ou abrir a lata de atum na frente dele são excelentes maneiras de chamar a atenção. Talvez você tenha que repetir esse processo por algumas semanas até poder se aproximar dele enquanto está comendo.

3. Aproxime-se cada vez mais

Depois que o gato sair do esconderijo quando você oferecer comida, é a sua chance de ganhar a confiança dele. Caminhe ao seu redor, mantendo uma distância mínima de três metros do gato. Não faça movimentos bruscos, já que ele pode se assustar e será preciso começar tudo outra vez.

Depois de notar que o gato te olha de outro jeito e não está mais assustado, pode “suborná-lo” com alguma guloseima ou comida especial: um pedaço de frango, um pouco de peixe etc.

ganhar a confiança de um gato de rua

4. Fale a língua dele

Para ganhar a confiança de um gato de rua, temos que agir como um. Por isso, permita que ele se aproxime primeiro, que se esfregue em suas pernas ou braços – é assim que os felinos deixam feromônios nos objetos – e que peça carinho.

Existe um truque para quando estiver bem próximo do felino. Olhe nos olhos dele e pisque lentamente. Acredite ou não, sele fizer o mesmo, isso é um sinal de que ele pode se sentir seguro ao seu lado.

Os gatos são seres muito especiais, principalmente se vivem nas ruas desde filhotes ou escaparam de uma casa onde eram maltratados. Não desanime e fique feliz com cada avanço. Você verá que, pouco a pouco, ele permitirá o contato. E se você conseguir, antes de levá-lo para casa, passe no veterinário para realizar um exame completo.