9 animais que vivem na floresta

julho 7, 2018

Nesse ecossistema, reinam as árvores e a mata. As plantas cobrem o chão e há vários espelhos d’água doce ao redor. Esse é o habitat no qual se desenvolvem algumas das espécies de animais que vivem na floresta. Neste texto, vamos falar sobre aqueles de maior destaque.

Quais são os animais que vivem na floresta?

De acordo com a altura e o tipo de vegetação, uma superfície de floresta ou arborizada pode abrigar diferentes espécies. A seguir, vamos falar sobre alguns interessantes animais que vivem aqui:

  1. Guaxinim

Também são conhecidos como ratos-lavadeiros, e são originários da América. Medem cerca de 50 centímetros e sua pelagem geralmente é cinza no lombo, branco nas patas e com listras no rabo. Parece que estão de óculos pelas manchas escuras ao redor dos olhos. Esse mamífero vive perto dos rios e usa sua destreza com as patas dianteiras para comer rãs e frutos.

  1. Macaco Aranha

Entre as espécies de macacos, vale destacar que esse é muito inteligente, e além disso está entre os mais acrobáticos do mundo. Usa seu rabo como se fosse um membro a mais para poder se equilibrar de árvore em árvore. Devido à destruição das florestas, se encontra entre as espécies em perigo de extinção.

  1. Pica-Pau

É conhecido por sua cabeça vermelha e sua capacidade para picar os troncos em busca de insetos, larvas e vermes. Alguns são sedentários e outros migram de acordo com a região onde vivem e, além disso, ficam no ninho em cavidades escavadas por eles mesmos nas árvores.

Sobre a reprodução do pica-pau, é preciso ressaltar que os ovos são incubados durante duas semanas, enquanto os pintinhos gerados levam mais um mês para deixarem o ninho.

lince

Fonte: Guillermo Fdez

  1. Lince

O lince também é conhecido como Boreal, Euroasiático, Europeu ou, somente, como lince comum. Trata-se de um felino de tamanho médio que acampa pelas florestas europeias e siberianas.

De corpo carnudo, rabo curto e pelagem pardo ou amarelado, o lince é um excelente trepador e saltador. A época do acasalamento se dá entre janeiro e março, e os machos também cuidam dos filhotes.

  1. Cervo

Com patas magras, pescoços grandes e pelo manchado, os cervos ou veados são outros dos típicos animais que vivem na floresta. Contam com chifres que se formam na parte superior do crânio e, na família dos cervos, o alce é o maior de todos. Todos são herbívoros e podem consumir desde plantas aquáticas até mato e folhas das árvores.

  1. Urso pardo

Seu habitat natural são as florestas da América do Norte, Ásia e Europa. A esperança de vida fica em torno de 30 anos e sua pelagem pode ser marrom escuro ou dourado claro.

Pode erguer-se com as patas traseiras, e guia-se pelo olfato e audição. Pela alimentação, é classificado como onívoro. No inverno, hiberna em tocas. Os ursinhos vivem com a mãe um ano e meio.

  1. Jaguar

Esse felino lindo, também conhecido como onça pintada, habita as florestas da América e se parece com um leopardo. De caráter solitário, o jaguar caça fazendo emboscadas e sua mordedura é mais potente do que a de qualquer outro predador, pois pode até perfurar cascos de tartarugas.

Sobre sua reprodução, os jaguares se acasalam durante o ano inteiro, mas é preciso ressaltar que os nascimentos acontecer em maior quantidade durante as estações chuvosas. 

raposas

  1. Coruja

A coruja usa as árvores como lar durante a maior parte de sua existência. Essa ave de tamanho grande, cuja esperança de vida é de 60 anos, pode chegar a 75 centímetros de altura e 1,7 metros de envergadura quando abre as asas.

Tem hábitos noturnos e seu uivo pode ser ouvido a dois quilômetros de distância. Por outro lado, vivem sozinhos até a época de acasalamento, quando a fêmea põe até seis ovos e os incuba nos troncos das árvores, enquanto o macho busca alimento: roedores, coelhos, esquilos, pombas, ratas, etc. Todo esse processo dura 36 dias.

  1. Raposa

O último da lista dos animais que vivem na floresta é representado por 27 espécies, ainda que a mais popular seja a raposa vermelha, que vive na América do Norte e na Europa. É silencioso, cauteloso e noturno, e durante o dia descansa em sua toca. Não tem músculos faciais para mostrar os dentes, como faz seu “primo”, o cachorro.

 Fonte da imagem principal: Ken Thomas

Recomendados para você