9 raças de cães de água

A pelagem encaracolada que a maioria dos cães de água tem serve como isolante. É por isso que a maioria dos espécimes são excelentes para realizar tarefas aquáticas.
9 raças de cães de água

Última atualização: 05 junho, 2022

Os cães de água se caracterizam por terem uma bela pelagem encaracolada e lanosa que é tão abundante que em algumas raças são formados dreadlocks devido ao comprimento de seus pelos. Eles possuem um temperamento alegre, obediente e leal, além de seu corpo ser forte, ostensivo e musculoso, o que os torna um excelente guardião da família.

O nome “cães de água” é dado a essa linhagem devido à habilidade distinta e predileção que possuem por atividades aquáticas. Continue a leitura e descubra quais são os exemplares mais conhecidos desses cães.

Tipos de cães de água

A maioria das raças de cães de água são conhecidas por seu temperamento, sua lealdade e sua aparência maravilhosa. Por esse motivo, eles costumam ser o principal objetivo de vários amantes de cães. Listadas abaixo estão várias das raças populares desses magníficos caninos.

1. Cão de água português

Essa raça de cão de água é relativamente uma das mais raras de se ver, pois poucos espécimes participam de competições de cães. Na aparência, seu físico é bastante semelhante ao de qualquer outro cão de seu tipo, embora seu corpo seja um pouco mais comprido do que alto. Além disso, embora a maioria tenha uma pelagem muito encaracolada, o cão de água português pode ter o pelo ondulado e volumoso.

Grandes raças de natação: cão de água português

2. Cão de água italiano (Lagotto Romagnolo)

É originalmente da Romagna, uma área histórica da Itália que agora faz parte da área Emilia-Romagna. O cão de água italiano caracteriza-se por ser de tamanho médio, com uma pelagem castanha muito bem enrolada e bastante densa. Essa raça de cão de água tem grande sensibilidade olfativa, por isso é frequentemente usada para procurar trufas (cogumelos).

3. Cão de água cantábrico

Essa raça de cão de água é pouco conhecida fora de sua área nativa. Não existem muitos exemplares e a maioria encontra-se ao norte da Península Ibérica, junto ao Mar Cantábrico. Em geral, esses cães são um pouco menores e mais leves que as outras raças desse tipo, mas seu tamanho não é desprezível. Além disso, sua pelagem sempre tem uma elegante cor branca.

4. Poodle

Embora possa não parecer, os poodles também são classificados como uma das raças de cães de água. De fato, graças às suas habilidades aquáticas, em algum momento da história eles foram usados para recuperar patos que eram caçados em rios e lagos. Essa raça é bastante popular pela grande variedade de cores e tamanhos que exibe, bem como pela sua pelagem encaracolada.

5. Cão de água irlandês

O cão de água irlandês é uma das maiores raças do grupo dos cães de água. Caracteriza-se por ter um porte ereto e elegante que se destaca pela sua cor castanha escura. No passado, era usado por caçadores para recuperar presas em ambientes aquáticos, o que o tornou um cão enérgico e ativo que precisa ser estimulado com muito exercício.

6. Cão de água frison

Essa raça de cão de água é originária da região da Frísia, localizada no território que hoje é conhecido como Holanda. Ao contrário de outros cães de seu tipo, os exemplares dessa raça apresentam uma pelagem espessa em quase todo o corpo, exceto nas pernas, orelhas e cabeça. A coloração do pelo varia entre o preto e o marrom, com vários padrões de manchas brancas.

Cão de água frison.

7. Cão de água de Moscou

A raça cão de água de Moscou foi criada com o objetivo de ter um cão de resgate que fosse resistente às águas geladas da Rússia. Para fazer isso, duas raças foram combinadas, o terra-nova e o pastor do Leste Europeu. No entanto, o cruzamento de ambos não ocorreu conforme o planejado, pois os espécimes tendiam a ser mais agressivos e não eram adequados para atividades de resgate.

Acredita-se que o cão de água de Moscou esteja extinto, pois não há registros de sua presença. Apesar disso, é possível que alguns exemplares ainda sejam mantidos ou tenham sido hibridizados com outras raças de cães.

8. Cão de água americano

O cão de água americano tem uma personalidade ativa, sociável e inteligente, por isso se torna um bom guardião da família. Tem um tamanho médio e uma pelagem encaracolada que pode variar entre ondas bem definidas ou fortemente frisadas. A coloração de sua pelagem é uniforme com tons de marrom ou chocolate.

9. Cão de água francês

O cão de água francês foi usado para criar novas raças como o poodle, o cão de água português e o cão de água irlandês. Isso significa que pertence a uma linhagem antiga com registros que datam do século XVI. Possui uma bela pelagem encaracolada com cores uniformes como preto, marrom ou cinza. No entanto, seu pelo cresce mais abaixo do pescoço, o que faz com que ele pareça barbudo (barbet em francês).

Como você pode ver, há uma grande variedade de raças de cães de água. Embora todas tenham a distinta pelagem encaracolada e um temperamento bastante dócil, cada uma possui pequenas características que as diferenciam umas das outras. Tenha certeza de que, se você escolher qualquer um desses animais como seu parceiro de aventura, nunca se arrependerá.

Pode interessar a você...
Pachón navarro: tudo sobre essa raça
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Pachón navarro: tudo sobre essa raça

O pachón navarro é uma das raças de cães mais apreciadas pelos caçadores, devido à sua grande atenção ao comando. Aprenda mais sobre ele.