A água do mar é perigosa para os cães?
Escrito e verificado por a bióloga Paloma de los Milagros
As viagens à praia com cachorros podem representar um risco de envenenamento, uma vez que a ingestão de areia se soma aos perigos da água do mar. Portanto, é necessário controlar o animal em todos os momentos para evitar distúrbios gastrointestinais. Hoje, vamos discutir se a água do mar é perigosa para os cães.
As viagens à praia com animais de estimação podem ser muito divertidas. Cães que não estão acostumados com o ambiente marinho tendem a brincar e se divertir com qualquer novidade, da areia às ondas.
Essa curiosidade não seria um problema se os animais se limitassem a cavar ou se divertir com o balanço da maré. No entanto, geralmente eles acabam experimentando tudo que chama a sua atenção.
Além da necessidade de escolher ambientes limpos, sem bitucas de cigarro, fezes ou outras sujeiras, a água do mar abriga certos riscos que devem ser considerados.
Por que a água do mar é perigosa para os cães?
Envenenamentos
Assim como acontece com as pessoas, um pequeno copo de água salgada não é perigoso. No entanto, se a quantidade for maior, o animal experimentará a chamada “diarreia da praia”, com o consequente desconforto intestinal.
Os casos mais leves de intoxicação geralmente duram alguns dias. Nesses dias, o animal se sente mais apático devido ao seu desconforto. Por outro lado, se a ingestão de água tiver sido maior ou, por algum motivo, houver uma reação adversa grave, ocorrerão vômitos, tremores musculares ou convulsões.
O desequilíbrio eletrolítico, decorrente da abundância de sódio presente na água do mar, pode promover um estado letárgico ou gerar confusão no animal. Nessa situação, é aconselhável ir imediatamente ao veterinário.
A presença de algas tóxicas no mar também é um fator de risco e, normalmente, esses organismos são microscópicos. No entanto, embora muitos deles não sejam vistos, são caracterizados por odores desagradáveis que permitem a sua identificação. Paradoxalmente, esse cheiro é exatamente o que atrai a curiosidade do animal para experimentar as algas.
As algas venenosas não são apenas um perigo no mar, pois podem ser encontradas em lagos, lagoas, rios e até mesmo em piscinas de jardim com uma limpeza deficiente. Em caso de suspeita de ingestão, o tratamento contra as toxinas ingeridas deve ser realizado por um profissional capacitado.
Tratamento e prevenção
O tratamento prescrito dependerá da quantidade de água ingerida, da qualidade e dos sintomas apresentados. Lavagens no estômago serão recomendadas no caso de toxinas. Para desconfortos mais leves, a hidratação do animal ou a provocação de vômito podem ser suficientes.
Nos dias seguintes ao envenenamento, é completamente normal que o animal fique cansado ou com pouco apetite. Afinal, os problemas gastrointestinais e a medicação contribuirão para essa letargia.
Para evitar o envenenamento pela água do mar, os cães devem estar sempre bem hidratados. Em outras palavras, oferecer água potável através de bebedouros portáteis impedirá que os animais se sintam tentados a beber água do mar.
Mesmo assim, é verdade que a curiosidade sobre os arredores, intensificada pela atratividade das ondas, continuará sendo um fato relevante. Portanto, se você não deseja tirar a liberdade do animal de andar sem coleira, é essencial vigiar continuamente as suas ações.
Além disso, recomenda-se que os donos e os cães passem algum tempo juntos. Assim, será possível cansar bastante os animais para que eles fiquem mais calmos.
Conclusão sobre o perigo da água do mar para os cães
Passeios perto do mar podem ser uma opção atrativa para os animais de estimação, além de serem benéficos, pois a praia é um ambiente natural. Entretanto, estar ciente dos riscos desse local e monitorar o animal contribuirá para uma experiência agradável tanto para os animais quanto para os seus donos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Burke, A. (2019). American Kennal Club. Is It Dangerous for Dogs to Drink Salt Water? Recuperado de https://www.akc.org/expert-advice/health/dogs-drinking-salt-water/
- Lewis, M. (2019). The Dog People. Help! My Dog Keeps Drinking Seawater. Recuperado de https://www.rover.com/blog/dog-drinking-seawater-salt-water/#Man
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.