A gaiola de um porquinho-da-Índia: como preparar

· maio 19, 2018
Existem vários fatores que devem ser levados em conta ao preparar a casa desse roedor. Entre eles, o tamanho, cobertura do piso, comida, bebedouro, ninho e, claro, brinquedos para o animal.

Os porquinhos-da-Índia estão na moda há anos. Embora tenham ficado um pouco comuns durante algum tempo, agora parecem ter ressurgido com mais força. Há muitas casas onde há um exemplar deles como animal de estimação. Quer saber como deve ser a gaiola de um porquinho-da-Índia e como você deve prepará-la? A seguir, contaremos tudo a respeito!

Como escolher e preparar a gaiola de um porquinho-da-Índia

Para ter sucesso nessa tarefa, há vários fatores que você deve levar em conta. Entre eles:

O tamanho

tamanho que vai ter a gaiola de um porquinho-da-Índia é muito importante para que ele possa se sentir em casa. Escolha uma que seja do maior tamanho possível, com dimensões de pelo menos 120x60x45 centímetros. Isso permitirá que o animal tenha espaço para se movimentar e vários lugares para ficar.

A altura também deve ser levada em conta. Afinal, quanto maior for a gaiola, mais escorregadores e andares poderemos adicionar. Lembre-se que as cobaias precisam ter atividades para não ficarem entediadas.

O piso da gaiola

A gaiola de um porquinho-da-Índia precisa de um tipo especial de piso. Você deve colocar substrato para cobri-lo completamente. Isso servirá para absorver a urina e as fezes do animal. Assim, é possível evitar odores e o contato do animal com as fezes. Você deve colocar, pelo menos, dois centímetros de espessura desse material.

Porquinhos-da-índia

Você terá que renová-lo pelo menos uma vez por semana. Se preferir, a cada cinco dias, para manter a higiene e limpeza da gaiola e do ambiente de seu novo animal de estimação.

Água fresca e limpa

A água é algo que não deve faltar na gaiola de um porquinho-da-Índia. Pode soar ridículo lembrarmos disso, mas é muito fácil nos esquecermos. Por isso, sempre verifique se o recipiente está vazio. Faça isso algumas vezes por dia para evitar que o animal fique sem água.

Lembre-se de fixar um bebedouro nas barras da gaiola. Dessa forma, seu porquinho-da-Índia entenderá que esse é o lugar para beber água. Se for um bebedouro estranho, pode ser que o animal não o reconheça e não beba água. Se você perceber que ele não aprendeu a beber água naquele lugar, coloque uma tigela simples dentro da gaiola.

Comida

Esse é outro lembrete simples, mas importante. Você deve comprar um alimento específico  para esse tipo de animal. Por isso, é importante que a ração tenha um alto teor de vitamina C, que é muito necessária para os porquinhos-da-Índia.

Comida nas gaiolas

Não se esqueça de adicionar frutas e alguns legumes a dieta do animal. Entre as mais recomendadas estão: maçã, alface, aipo, cenoura, pera e melancia que, geralmente, são as favoritos do animal. Não se esqueça de colocar feno na gaiola, para fortalecer os dentes do seu animal de estimação.

Faça um ninho

Para colocar o feno que é tão necessário para a sua saúde bucal, você deve fazer um ninho que irá ajudá-lo a se sentir em seu habitat natural. Isso servirá para o animal se abrigar ou dormir sempre que precisar se sentir em casa.

O ninho também pode ser fechado, na forma de um abrigo. Entretanto, lembre-se de colocar o feno e o substrato para que ele se sinta confortável.

Coloque coisas que entretenham seu bichinho

Os porquinhos-da-Índia tendem a ficar entediados, por isso precisam de atividades sempre disponíveis. Coloque um piso extra, túneis, gavetas para subir, troncos para rolar, etc… Enfim, tudo o que você encontrar disponível em uma loja de animais para dar um toque de diversão à gaiola de seu animal!

Brinquedos para gaiolas

Os porquinhos-da-Índia são animais curiosos por natureza. Eles adoram brincar e descobrir coisas novas. Preparar uma gaiola que atenda a todas as necessidades do seu animal não é uma tarefa fácil. Entretanto, se você seguir os nossos conselhos, certamente irá criar uma casinha linda para o seu novo animal de estimação.

Seja qual for o seu animal de estimação, ter um animal é uma responsabilidade. Por isso, faça tudo o que você puder para favorecer o bem-estar do seu amigo. Não se esqueça.