A linguagem da cauda dos gatos

· outubro 7, 2018
Graças a esta forma de expressão, os felinos revelam o que sentem, o que é fundamental para os donos, principalmente para evitar uma possível agressão.

Os felinos são animais muito expressivos, não só com o corpo, mas também através dos sons. Se você prestar atenção à linguagem da cauda dos gatos, será capaz de saber como o animal se sente e agir de acordo. Portanto, nós contaremos a você mais sobre isso neste artigo.

O que a linguagem da cauda dos gatos expressa?

A cauda dos gatos pode ser de diferentes tamanhos e formas – longa como a de um siamês ou felpuda como a de um angorá – e usada para expressar seus humores e emoções.

É muito importante identificar o que nosso animal de estimação quer nos dizer quando ele move sua cauda de uma maneira específica:

  1. Cauda com elevação vertical

Quando ele está andando pela casa, pelo jardim ou pelo quintal, e mantém a cauda ereta, mas relaxada, apontando para o céu ou para o teto, significa que ele está seguro e feliz.

Além disso, ele também pode deixar a ponta dobrada, e esse é outro sinal de que está se divertindo muito.

Filhote de gato

  1. Cauda curvada como um ponto de interrogação

Metade da cauda formou uma curva e, se você prestar atenção, parece um ponto de interrogação. Sabe o que isso significa?

Ele está convidando você a brincar com ele por um tempo, a deixar de lado suas atividades, seja o que for que você esteja fazendo, e prestar atenção.

Esta posição indica uma atitude lúdica… Ele está à procura de diversão!

  1. Cauda alta e vibrante

A linguagem da cauda dos gatos pode ser difícil de interpretar em alguns casos. Por exemplo, se ele levantar a cauda e movê-la vibracionalmente, pode ser por dois motivos.

O primeiro é que ele está feliz em nos ver e está em uma atitude relaxada.

Mas o segundo é mais “perigoso”, já que é também a postura que adota antes de urinar em qualquer objeto ou lugar para marcar seu território.

  1. Chicoteando para os lados

Suponha que você esteja brincando com ele ou fazendo carinho e, de repente, percebe que ele move a cauda para os lados, com pequenos golpes com a ponta.

Isso indica que ele não quer mais brincar, que está ficando desconfortável ou que você está tocando alguma parte proibida de seu corpo… que pode significar mais do que você imagina!

É provável que, se você continuar com sua atitude, o gato opte por “abraçar” sua mão ou braço com suas pernas dianteiras e traseiras e morder você; primeiro levemente e depois com mais força.

Portanto, se você perceber que ele faz esse movimento com a cauda, ​​recomendamos que interrompa a brincadeira.

gato assustado no sofá

  1. Cauda contra o chão

Quando o animal está em posição de alerta, com a cauda apoiada no chão e batendo com a ponta de vez em quando, isso significa que ele está irritado, indeciso ou mesmo pensativo.

No caso em que o movimento é bastante abrupto, é porque ele está com raiva e pode atacar ou fugir.

  1. Cauda baixa

Tenha muito cuidado se seu gato está com uma cauda rígida e em posição baixa, pois esse é um sinal claro de agressão.

Ele está de muito mau humor e é melhor você não incomodá-lo por nada no mundo.

  1. Cauda enrolada

Talvez você já tenha visto seu gato sentado com o rabo colado ao corpo, enquanto dorme ou está deitado ao sol. Isso significa que ele está muito feliz e relaxado!

  1. Cauda entre as pernas

É uma postura de submissão ou medo. A cauda escondida também pode significar que há algo que está deixando seu bichano nervoso.

  1. Cauda que balança

Quando a cauda dos gatos se move ligeiramente para os lados ou em posições diferentes, isso significa que eles estão muito concentrados em um objeto ou algo que chamou sua atenção: pode ser um brinquedo ou um pássaro, como também um inseto ou uma luz que entra pela janela.

Finalmente, se o seu gato enrola o rabo em outro animal, por exemplo um cão, é uma maneira de demonstrar afeto, como se estivesse abraçando-o. Isso significa que eles são amigos!

Como vimos, conhecer a linguagem da cauda dos gatos pode ser muito útil para o relacionamento de vocês, não acha?